Na verdade a pergunta era para o Delfim.
Foi mal.
Versão Imprimível
Na verdade a pergunta era para o Delfim.
Foi mal.
LH, Tá passarinhando de novo!. Então, aquele braço comprido é a tal barra. Parece que o da foro é o inferior, que são maiores. De uma olhada no eixo que deve ter mais 2 barras semelhantes, menores, que ficam mais em cima, talvez para trás. Não sei pois na minha é diferente. Talvez a poção de mandar um torneiro fazer buchas de nylon seja uma opção econômica!
LH, olhei na minha e tem tb 2 barras de cada lado, a maior em baixo e a menor em cima. Veja
Anexo 392972
Essas buchas tem alguma função absorvedora de impacto ou somente deslizante?
Fala Edu.
Depois tiro uma foto da minha, mas vou usar a da sua para mostrar o que sei da minha.
Daí você o Delfim podem opinar.
A seta azul mostra a "bieleta" que está com movimento, acho que ela deveria ser mais justa. Acho que as borrachas foram para o saco.
Minha dúvida é que o Delfim falou que trocou as buchas do braço longo e trocou os dois braços curtos, que acho que é o que você marcou em amarelo.
Veja a foto aí me diga.
Anexo 393137
O Delfim disse que trocou as buchas da barra grande e as barras pequenas trocou inteira pois não achou as buchas, disse que só vende a barra completa. Acho que ele se referiu às peças que eu marquei em amarelo mesmo. A bieleta é outra história. Na minha troquei agora as borrachas das bieletas dianteiras e coloquei de monza. Ficou bom. R$10,00. Mas a bieleta é uma peça da barra estabilizadora, não recebe tanta força como os braços tensores. Estes 4 braços seguram o eixo traseiro no local, permitindo que ele suba e desça sem mexer para os lados, e quando a bucha estraga ele mexe para os lados. Trocar a borracha da bieleta é bem simples, pode tentar isto antes para ver se melhora. Mas dá para ir em um mecânico, ou loha que mexe com alinhamento, e pedir para ele examinar as buchas dos braços, eles forçam lateralmente com uma espatula. Se tiver muito ruim, levantando o corro pelo chassi tirando as duas rodas traseiras do chão, deixando o eixo traseiro "pendurado" e forçando ele lateralmente da para ver o movimento para os lados do eixo em relação ao carro. Este movimento não deve ocorrer, forçando a roda para o lado deve balançar o carro junto com o eixo. O carro tem que estar bem apoiado para não cair. Ideal á aquela máquina que ergue o carro em 4 pontos que tem nas lojas de pneu. Não sei se tem alguma bucha de outro carro que sirva.
Abraços
Ezahn.
Exatamente, me referi aos braços tensores marcados em amarelo nessa foto.
Os braços curtos superiores só vendem completos na Toyota e para os braços longos inferiores eles vendem as buchas separadamente.
Quanto às bieletas, na Toyota também vendem as buchas separadamente e são baratas, algo em torno de R$ 5,00 cada.
Um abraço, Delfim.