Faz 1 ano que herdei uma toyota SW4 93, a um tempo eu postei imagens do estado em que ela veio (bem castigada), estou aos poucos arrumando-a, e esse mês por conta do 13º resolvi fazer uma geral na bichana, pedi portanto que o mecânico fizesse uma revisão...Ai esta o problema, ele começou a condenar diversas peças, ele é especializado em 4x4, mas como não tenho ideia de valor e necessidade de troca de cada peça que ele colocou na relação, acabo por vir aqui pedir uma ajuda, vejam o orçamento e as imagens e vejam se conseguem me ajudar nessa:
ORÇAMENTO DO VEÍCULO
02 lts de graxa R$70,00 01 mangueira do filtro de ar R$225,00 (esta com um rasgo) 01 correia dentada R$130,00 01 jg de correia da polia R$140,00 01 esticador da correia R$190,00 01 junta do coletor R$75,00 01 junta do cano R$35,00 03 porcas do coletor R$21,00 (teve que serrar os parafusos para tirar o coletor) 01 estojo do coletor R$8,00 12 lts de óleo das caixas e difer R$240,00
serviço R$ 650,00
SERVIÇO DE SUSPENSÃO DIANTERIRA , ESTABILIZADOR E DIREÇÃO
01 par de amortecedor R$280,00 01 braço pitman R$120,00 01 braço auxiliar R$150,00 04 terminais de direção R$300,00 02 bieletas R$190,00 02 buxas do estabilizador R$30,00 04 batentes das rodas R$100,00 04 buxas da balança superior R$192,00 04 coifas da homocinética R$100,00 04 pivores da suspensão R$480,00 04 rolamentos da roda R$440,00 02 retentores da roda R$70,00 01 par de roda livre R$798,00 04 travas da roda R$40,00
serviço R$250,00
SERVIÇO DE SUSPENSÃO TRASEIRA, ESTABIILIZADOR E FREIO
01 jg de buxas das barras R$1.200,00 01 par de amortecedor traseiro R$330,00 02 buxas da barra estabilizadora R$50,00 02 bieletas R$190,00 01 jg de lona de freio R$180,00
Em que cidade você está? Vejo pelos preços que algumas peças não são originais, e aí você certamente terá problemas futuros diga em que cidade para que possamos lhe dar algumas dicas
Esse fim de semana fiz uma manutençãõ na minha, já estava a um tempo para trocar uma pecinhas.
- Coifa da homocinética, lado da roda. Pode usar a da Ranger/S10 4x4, é igual, paguei R$ 9,50 cada lado.
- bucha da bieleta. Comprei uma bieleta do Monza, vem com 04 buchas, da pra usar nos 2 lados, paguei R$ 7,50 na bieleta.
Teria que ver a marca dessas peças que ele te passou, pq tem um monte de peças com o preço meio caro aí.
Em que cidade você está? Vejo pelos preços que algumas peças não são originais, e aí você certamente terá problemas futuros diga em que cidade para que possamos lhe dar algumas dicas
O Inner, sou do Rio de Janeiro-RJ também! quais peças parecem não ser originais?
pela aparencia externa do carro não parece que esteje muito ruim , mas olhando por baixo vejo que estava muito tempo parado e tudo com zinabre , MAS VEJO QUE AS COIFAS uma delas não demonsta vazamento , ou seja se não estava vazando é pq não estava rasgada daí não precisaria de trocar , minha EX-BONEQUINHA esta com 328.000 km e NUNCA TROQUEI UMA BUCHA DA SUSPENSÃO TRASEIRA E TROQUE APENAS UMA BUCHA SUPERIOR DAS BALANÇAS , as bieletas como foi falado pelo LEONARDO , difpicil de ter que trocar a bieleta toda , TROCA-SE NORMALMENTE AS BORRACHINHAS que não passam de R$1,00 cada borrachinha . E por aí vai .
Pergunto :
1- O carro estava andando ????
2- Se não estava , vc ligou o motor ???? Ou ele estava travado .
3- Se vc não ligou o motor e ele ficou mais de 1 ano parado sem funcionar TEM UM RITUAL DE FAZER LIGAR ESTE MOTOR SENÃO SE VC LIGAR DE QULAQUER JEITO PODE BATER O MOTOR NO SIMPLES TIRAR ELE DA GARAGEM E LEVAR PARA A OFICINA , da um aspecto que este carro estava sem funcionar por mais de 1 ano pelo aspecto do chassi .
4- Pq ele tirou o coletor do motor ?? Normalmente numa revisão completa não se tira o coletor de escape como foi retidado o seu , pq ele retirou ???
Só com estas fotos ficam muitas dúvidas para te responder com exatidão dos problemas que ela possa ter , na minha opinião um carro deste não estraga tantas peças de uma só vez como esta exposto aí na relação que o mecânico te pediu .
Não quero colocar minhaca na sua cabela MAS COLOCANDO AO MESMO TEMPO .
Vc estando no Rio de Janeiro tem outros amigos daqui do forum que moram aí que pode até te dar alguma dica antes que vc mergulhar num mar de peças compradas que podem algumas serem sem nescessidade , MAS AO MEMSO TEMPO AGORA ACHO UMPOUCO TARDE PA O CARRO ESTA TODO DESMONTADO .
E OUTRA , COMO FOI FALADO : TEM PEÇAS QUE TEM QUE SEREM ORIGINAIS SOB O RISCO DE VC FICAR NA MÃO OU ATÉ SOFRER ALGUM ACIDNTE COM A QUEBRA DE PAÇAS " PEBAS " ( de 5ª categoria ) , principalmente se estas peças o mecânico tiver na oficina dele para vc comprar " para facilitar o serviço para ele e pra vc " , FUJA DESTA CILADA .
Sem estar exercendo o poder da advinhação veja, a mão de obra para cada grupo de peças está muito barata, e o que está em azul achei muito barato e o que esta em vermelho muito caro, daí posso concluir que o mecânico foi quem passou os preços se for isso, desconfie muito provavelmente não dará certo. O que eu faria: Perguntaria o que é absolutamente necessário para poder rodar com o carro mesmo que fosse no quarteirão e tentaria outro orçamento para ver se confere. A maior dificuldade em manutenção para os nossos carros é justamente ofcinas mecânicas, se você for fazer uma enquete aqui no Rio, vai encontrar indicações de no máximo umas 8 e ainda assim com ressalvas. Considerando o tamanho da cidade é ridículo. Me passe em MP o nome da oficina para que eu possa ver se conheço. E quanto as peças se foi indicação do mecânico faça sempre o seguinte, compre você as peças e se possível acompanhe as trocas eu só conheço uma oficina que até agora não me deu nenhum motivo para reclamações, inclusive quanto a peças. Nós aqui do fórum costumamos comprar na América ou na Ferraço ambas em Ponta Porâ peças originais com preços excelentes. Forte abraço
Postado originalmente por LValls
Galera,
Faz 1 ano que herdei uma toyota SW4 93, a um tempo eu postei imagens do estado em que ela veio (bem castigada), estou aos poucos arrumando-a, e esse mês por conta do 13º resolvi fazer uma geral na bichana, pedi portanto que o mecânico fizesse uma revisão...Ai esta o problema, ele começou a condenar diversas peças, ele é especializado em 4x4, mas como não tenho ideia de valor e necessidade de troca de cada peça que ele colocou na relação, acabo por vir aqui pedir uma ajuda, vejam o orçamento e as imagens e vejam se conseguem me ajudar nessa:
ORÇAMENTO DO VEÍCULO
02 lts de graxa R$70,00 01 mangueira do filtro de ar R$225,00 (esta com um rasgo) 01 correia dentada R$130,00 01 jg de correia da polia R$140,00 01 esticador da correia R$190,00 01 junta do coletor R$75,00 01 junta do cano R$35,00 03 porcas do coletor R$21,00 (teve que serrar os parafusos para tirar o coletor) 01 estojo do coletor R$8,00 12 lts de óleo das caixas e difer R$240,00
serviço R$ 650,00
SERVIÇO DE SUSPENSÃO DIANTERIRA , ESTABILIZADOR E DIREÇÃO
01 par de amortecedor R$280,00 01 braço pitman R$120,00 01 braço auxiliar R$150,00 04 terminais de direção R$300,00 02 bieletas R$190,00 02 buxas do estabilizador R$30,00 04 batentes das rodas R$100,00 04 buxas da balança superior R$192,00 04 coifas da homocinética R$100,00 04 pivores da suspensão R$480,00 04 rolamentos da roda R$440,00 02 retentores da roda R$70,00 01 par de roda livre R$798,00 04 travas da roda R$40,00
serviço R$250,00
SERVIÇO DE SUSPENSÃO TRASEIRA, ESTABIILIZADOR E FREIO
01 jg de buxas das barras R$1.200,00 01 par de amortecedor traseiro R$330,00 02 buxas da barra estabilizadora R$50,00 02 bieletas R$190,00 01 jg de lona de freio R$180,00
pela aparencia externa do carro não parece que esteje muito ruim , mas olhando por baixo vejo que estava muito tempo parado e tudo com zinabre , MAS VEJO QUE AS COIFAS uma delas não demonsta vazamento , ou seja se não estava vazando é pq não estava rasgada daí não precisaria de trocar , minha EX-BONEQUINHA esta com 328.000 km e NUNCA TROQUEI UMA BUCHA DA SUSPENSÃO TRASEIRA E TROQUE APENAS UMA BUCHA SUPERIOR DAS BALANÇAS , as bieletas como foi falado pelo LEONARDO , difpicil de ter que trocar a bieleta toda , TROCA-SE NORMALMENTE AS BORRACHINHAS que não passam de R$1,00 cada borrachinha . E por aí vai .
Pergunto :
1- O carro estava andando ????
2- Se não estava , vc ligou o motor ???? Ou ele estava travado .
3- Se vc não ligou o motor e ele ficou mais de 1 ano parado sem funcionar TEM UM RITUAL DE FAZER LIGAR ESTE MOTOR SENÃO SE VC LIGAR DE QULAQUER JEITO PODE BATER O MOTOR NO SIMPLES TIRAR ELE DA GARAGEM E LEVAR PARA A OFICINA , da um aspecto que este carro estava sem funcionar por mais de 1 ano pelo aspecto do chassi .
4- Pq ele tirou o coletor do motor ?? Normalmente numa revisão completa não se tira o coletor de escape como foi retidado o seu , pq ele retirou ???
Só com estas fotos ficam muitas dúvidas para te responder com exatidão dos problemas que ela possa ter , na minha opinião um carro deste não estraga tantas peças de uma só vez como esta exposto aí na relação que o mecânico te pediu .
Não quero colocar minhaca na sua cabela MAS COLOCANDO AO MESMO TEMPO .
Vc estando no Rio de Janeiro tem outros amigos daqui do forum que moram aí que pode até te dar alguma dica antes que vc mergulhar num mar de peças compradas que podem algumas serem sem nescessidade , MAS AO MEMSO TEMPO AGORA ACHO UMPOUCO TARDE PA O CARRO ESTA TODO DESMONTADO .
E OUTRA , COMO FOI FALADO : TEM PEÇAS QUE TEM QUE SEREM ORIGINAIS SOB O RISCO DE VC FICAR NA MÃO OU ATÉ SOFRER ALGUM ACIDNTE COM A QUEBRA DE PAÇAS " PEBAS " ( de 5ª categoria ) , principalmente se estas peças o mecânico tiver na oficina dele para vc comprar " para facilitar o serviço para ele e pra vc " , FUJA DESTA CILADA .
Acho que compliquei mais ainda pra vc .
ABRAÇO
Oi Guilherme, eu ja estou usando esse carro quase todo final de semana já tem 1 ano, ele ficou parado um tempinho, mas isso faz tempo, ele estava andando tranquilamente, fazia alguns barulhos na roda mas nada que parecesse ser grave, parecia rolamento estourado. Ela só me parecia estranha quando chegava perto dos 100km/h que acabava vibrando um pouco, de resto, normal. Quanto ao coletor ele disse ter visto os parafusos muito enferrujados, e ao tentar troca-los acabou não saindo, 2 deles tiveram que ser serrados, dai assim que ele abriu notou que a junta estava queimada, enfim, a primeira lista de peças já foi trocada, Eu parei nessa oficina pois era a unica que conhecia especialista em veiculos 4x4, o nome da oficina é MAB DIESEL (TOYOCENTER). Tinha levado inicialmente pois o meu compressor de ar estava travado, a elétrica esta dando fulga de corrente, precisava trocar as correias e dar "pino". Nessa de dar pino foi quando ele verificou todos estes problemas. Vou falar com o Inner que também mora aqui no RJ e tentar achar um lugar para fazer uma nova avaliação.
Sem estar exercendo o poder da advinhação veja, a mão de obra para cada grupo de peças está muito barata, e o que está em azul achei muito barato e o que esta em vermelho muito caro, daí posso concluir que o mecânico foi quem passou os preços se for isso, desconfie muito provavelmente não dará certo. O que eu faria: Perguntaria o que é absolutamente necessário para poder rodar com o carro mesmo que fosse no quarteirão e tentaria outro orçamento para ver se confere. A maior dificuldade em manutenção para os nossos carros é justamente ofcinas mecânicas, se você for fazer uma enquete aqui no Rio, vai encontrar indicações de no máximo umas 8 e ainda assim com ressalvas. Considerando o tamanho da cidade é ridículo. Me passe em MP o nome da oficina para que eu possa ver se conheço. E quanto as peças se foi indicação do mecânico faça sempre o seguinte, compre você as peças e se possível acompanhe as trocas eu só conheço uma oficina que até agora não me deu nenhum motivo para reclamações, inclusive quanto a peças. Nós aqui do fórum costumamos comprar na América ou na Ferraço ambas em Ponta Porâ peças originais com preços excelentes. Forte abraço
Oi Ineer,
O carro esta em plenas condições de andar, como eu respondi acima eu tinha levado o carro para fazer troca de correias, arrumar o compressor de ar que estava travado, dar pino nas juntas e fazer uma revisão elétrica pois tenho que desconectar o cabo da bateria toda vez que eu paro com o carro na garagem, se não, arriava a bateria (está com fulga de corrente e em alta o alternador esta jogando muita carga, chega a passar de 16 no amperimetro). Irei passar o nome da oficina por MP, se puder me recomendar alguma lugar bom também de ar condicionado e elétrica eu agradeço.
Não sei porque mas eu não estou conseguindo mandar MP, quanto ao nome da oficina eu acabei escrevendo na resposta ao post do guilherme, é a MAB Diesel (Toyocenter) na Figueira de Melo em São Cristovão.
As fotos de como ela era antes, quando estava parada:
Fotos após a pintura:
LVALLS
Com estas fotos me lembrei completamente da sua hist´ria e hitórico desta raridade que estava feia e ficou bonita e boa , mas como o INNER falou vc deve levar em outro para fazer outro orçamento e verificar o QUE REALMENTE PRECISA DE SER TROCADO , e como falei e o INNER tb , os caras que tem peças para trocarem na oficina dels TEM QUE SAPIR FORA DESTES CARAS , vc coloca ( qdo coloca ) peças vagabas a preços de ouro , por isto que as vezes a mão de obra é super baratas ,mas no final sai muito caro e fica uma bosta com peças PEBAS .