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Convex Datacenter
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  • #1
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    Mangueira inferior do radiador não esquenta e oscilação no sensor de temperatura




    Olá pessoal!! Adquiri um sw4 2002 recentemente e comprei ela meio no escuro, sem saber o real histórico do carro, enfim. Estou tendo um problema na oscilação no marcador de temperatura, hora ele sobe demais e de repente baixa de uma vez, comecei a notar que nas subidas aumentava a temperatura, desconfiei de ser o cabeçote, mas na avaliação previa e superficial do mecânico ele disse queu não achava que era cabeçote, pois, o mesmo não estava baixando água e nem parecia estar contaminado óleoxágua . Levei no mecânico e limpei o sistema do radiador completo e coloquei aditivo (fiz como manda o protocolo), o problema persistiu e observei que a mangueira inferior estava sempre fria independente de andar muito ou pouco com o carro, fui la e troquei a valvula termostática, parece que a temperatura normalizou um pouco, mas a mangueira inferior continua bem fria. Em decorrência desse problema ao ligar o ar condicionado que não está em bom funcionamento ela oscila rapidamente as vezes a temperatura do carro aquecendo. Bom é isso peguei um carro que estou me apresentando pra ele e vice versa e gostaria de saber se alguem ja passou por isso...

  • #2
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    Bom o seu relato. Tem 3 coisas que influenciam na temperatura do sistema de arrefecimento, e estes defeitos podem ocorrer de forma individual. O primeiro deles é a válvula termostática. Se vc já trocou, eliminou um motivo. O segundo, é o sensor de temperatura do motor. Se o sensor estiver em pane, há oscilação na temperatura, não marca corretamente. A terceira causa, é a bomba d'água. Tem gente que não põe aditivo no radiador. Se fizerem isto, a água oxida as partes metálicas do bloco do motor e faz soltar partículas de metal. Estas partículas se chocam com as hélices da bomba d'água, reduzindo seu tamanho, por esmerilhamento, chegando a deixar a hélice " banguela". Nesta situação, a água circula com muita dificuldade, em qualquer motor que tenha refrigeração a água. Mas claro, vc deve verificar se está havendo troca de valor no radiador. Verifica a entrada e saída de água no motor e tbem no radiador. Se vc já trocou a válvula termostática, inspecione os outros itens descritos. Depois disto esse persistir o problema, investigue possível obstrução de mangueiras ( caso muito, muito raro). Encontrando o defeito, reporte a solução aqui.

  • #3
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    Eu apostaria direto no sensor de temperatura. Qtos a bomba d'água, o seu meca pode avaliar a pressão de vazão pra saber se está boa. Se o sistema está com aditivo, vai mesmo trabalhar com temperatura mais baixa, justamente por isso no seu lugar, eu iria direto no sensor de temperatura.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Elias A Ver Post
    Bom o seu relato. Tem 3 coisas que influenciam na temperatura do sistema de arrefecimento, e estes defeitos podem ocorrer de forma individual. O primeiro deles é a válvula termostática. Se vc já trocou, eliminou um motivo. O segundo, é o sensor de temperatura do motor. Se o sensor estiver em pane, há oscilação na temperatura, não marca corretamente. A terceira causa, é a bomba d'água. Tem gente que não põe aditivo no radiador. Se fizerem isto, a água oxida as partes metálicas do bloco do motor e faz soltar partículas de metal. Estas partículas se chocam com as hélices da bomba d'água, reduzindo seu tamanho, por esmerilhamento, chegando a deixar a hélice " banguela". Nesta situação, a água circula com muita dificuldade, em qualquer motor que tenha refrigeração a água. Mas claro, vc deve verificar se está havendo troca de valor no radiador. Verifica a entrada e saída de água no motor e tbem no radiador. Se vc já trocou a válvula termostática, inspecione os outros itens descritos. Depois disto esse persistir o problema, investigue possível obstrução de mangueiras ( caso muito, muito raro). Encontrando o defeito, reporte a solução aqui.
    Ainda não pensei em trocar o sensor de temperatura, farei isso em breve! No caso esse sensor tem que ser o original do veículo para o perfeito funcionamento certo?! Em relação a bomba d´gua não cheguei a desmontar e verificar o estado real dela, mas desde que troquei a válvula termostática não tive oscilação na temperatura, apenas quando ligo o ar condicionado! Muito obrigado pelas dicas, já clareou mais as coisas...

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Elias A Ver Post
    Eu apostaria direto no sensor de temperatura. Qtos a bomba d'água, o seu meca pode avaliar a pressão de vazão pra saber se está boa. Se o sistema está com aditivo, vai mesmo trabalhar com temperatura mais baixa, justamente por isso no seu lugar, eu iria direto no sensor de temperatura.
    Pois é, vou trocar o sensor para eliminar mais uma possibilidade de defeito. esse no ML são confiáveis?

  • #6
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    Sensores do mercado livre ? O de temperatura, nunca comprei, mas comprei um sensor map. Não funcionou direito, joguei fora e coloquei usado original, funciona perfeitamente. Vc relata que quando aciona o AC a temperatura sobe um pouco. Qdo acionado o ar, exige 10% ( em média) de esforço a maior, do motor. Faz o sistema todo trabalhar mais, porém este sistema foi projetado pra isso. Este caso, a bomba d'água está " apanhando" pra acompanhar o trabalho a maior. Está com sintomas de pouca pressão. Revisa a vazão dela ou melhor ainda, retira pra avaliar o estado das pás da hélice e rolamento. Se a temperatura parou de oscilar bruscamente, o sensor pode estar bom, deixe ele pra último caso. Investigue a bomba d'água. Por não usar o aditivo, a primeira coisa que vai travando por oxidação, é a válvula termostática. Vc trocou, ok, mas é bem provável que as partÃ*culas da oxidação tenham atingido a bomba d'água pq ela trabalha em alta rotação. Compensa retirar pra analisar.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Elias A Ver Post
    Sensores do mercado livre ? O de temperatura, nunca comprei, mas comprei um sensor map. Não funcionou direito, joguei fora e coloquei usado original, funciona perfeitamente. Vc relata que quando aciona o AC a temperatura sobe um pouco. Qdo acionado o ar, exige 10% ( em média) de esforço a maior, do motor. Faz o sistema todo trabalhar mais, porém este sistema foi projetado pra isso. Este caso, a bomba d'água está " apanhando" pra acompanhar o trabalho a maior. Está com sintomas de pouca pressão. Revisa a vazão dela ou melhor ainda, retira pra avaliar o estado das pás da hélice e rolamento. Se a temperatura parou de oscilar bruscamente, o sensor pode estar bom, deixe ele pra último caso. Investigue a bomba d'água. Por não usar o aditivo, a primeira coisa que vai travando por oxidação, é a válvula termostática. Vc trocou, ok, mas é bem provável que as partÃ*culas da oxidação tenham atingido a bomba d'água pq ela trabalha em alta rotação. Compensa retirar pra analisar.
    Devia ter feito a revisão da bomba no dia que troquei e limpei e o sistema de arrefecimento, pois já tinha gastado o dinheiro do aditivo, depois na troca da válvula tive que colocar aditivo novo hehe, mas é isso agora, pretendo levar assim que der no mecânico pra revisar isso. Aqui em brasilia não achei ainda uma oficina que sinta firmeza no serviço da sw4 3g.

  • #8
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    Qdo for mexer nisso, já que está com aditivo novo, recolhe a água do radiador num balde limpo. Feito o serviço, repõe a água. Tome cuidado na qualidade do aditivo, alguns são apenas, água colorida. Nas oficinas de radiador eles vão te indicar o aditivo, baseado no ano e km já rodado do seu carro. Se precisar da bomba d'água, tem no mercado livre. A minha, nunca mexi, mas tá na lista pra fazer este ano. A minha comprei há quase 3 anos, já revisei bastante coisa no carro, bastante mesmo.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por FernandoFernandez Ver Post
    Ainda não pensei em trocar o sensor de temperatura, farei isso em breve! No caso esse sensor tem que ser o original do veículo para o perfeito funcionamento certo?! Em relação a bomba d´gua não cheguei a desmontar e verificar o estado real dela, mas desde que troquei a válvula termostática não tive oscilação na temperatura, apenas quando ligo o ar condicionado! Muito obrigado pelas dicas, já clareou mais as coisas...
    Se já trocou a termostática e a mangueira inferior continua com baixa temperatura, então verifique primeiro a bomba d´água.
    Depois de o carro estar aquecido, a mangueira inferior também precisa aquecer.
    Menos que a superior, claro, mas é perceptível o aquecimento dela.
    O sensor pode deixar por último, evitando gasto desnecessário.

  • #10
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    Faça a manutenção preventiva, nem que seja um item por vez, mas faça: troca do fluido de freios, troca do fluido de embreagem , troca do fluido da direção hidráulica. Como vc pegou a sw4 há pouco, troque o óleo de motor ( 7 litros, sem troca de filtro), troque os filtros de combustível, de óleo e de ar
    . Troca óleo de motor e filtro de óleo a cada 5mil km. Isto previne um monte de manutenção. Filtro de combustível e ar, a cada 10 mil km, mas tbem depende muito o tipo de estrada que vc roda. Em condição severa de pó constante, aconselha _ se a abreviar bem a trocar destes itens.

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