Aeeee. Resolvi meu problema. Bom vou explicar como fiz.
Como quase ninguem conhece esse motor nas Hilux aqui no Brasil, o motor é 22re 2.4 gasolina. Pesquisando muito e lendo muito artigo no yotatech e toyonation e procurando no google consegui ver como realmente funciona o acionamento do 4x4 da hilux com esse motor. Como mencionado por um colega é o sistema ADD, que nada mais é que engatar o 4x4 com o vacuo do motor.
Como funciona, no diferencial dianteiro da hilux saem 2 mangueiras de vacuo, 1 empurra a "garra" de acionamento para um lado assim blocando o carro em 4x4 e outra empurra pro outro lado deixando em 4x2. Simples assim, para ver isso é so dar um jato de ar bem fraquinho nas mangueiras que da para ouvir a garra se movendo.
Bom e como o carro sabe que está engatado? Bom estas mangueiras sobem do diferencial para o paralama do lado do passageiro, la tem 2 valvulas conectadas a mangueira de vacuo que vai para o coletor de admissão, assim o sistema fica sempre fechado com o vacuo do motor. Bom essas 2 valvulas obviamente verificam o que está engatado e assim acionam ou não o 4x4. Bom no meu caso as minhas valvulas estavam ruins, e como comprar elas no brasil é uma fortuna 500 conto cada, e pelo ebay demora muito eu fiz um sistema bacana, barato e simples.
1 - Comprei mangueira de pressão de plastico de 6mm e 2 valvulas tipo esfera e 1 "y" para conectar as mangueiras.
2 - liguei as mangueiras que comprei nas mangueiras que vem do diferencial e mandei elas para dentro do carro.
3 - Peguei a mangueira, digo "a" porque é 1 so que vem do coletor de admissão e mandei para dentro do carro também.
4 - nessa mangueira que vem do coletor eu coloquei a conecção em "y" e depois com as 2 pontas que vem do "y" conectei nas valvulas em esfera e na outra ponta das valvulas em esfera conectei as mangueiras que vem do diferencial, fechando assim o vacuo do motor.
5 - Para engatar o 4x4 ou o 4x2, é simples engato na marcha normal e fecho uma valvula e abro outra assim indo vacuo apenas para o que quero assim acionando o sistema.
Sei que não é o original que é so engatar que está pronto, mas ao menos resolve facil, facil e tira a opção de falhar outro sensor e ter que me desdobrar em mil para arrumar.
E dessa forma não preciso de por roda livre e ter a comodidade de acionar o 4x4 de dentro do carro facilmente.
Depois tiro foto de como ficou tudo, mas vou fazer um esqueminha e ponho aqui agora. Ficou feio mas da para endenter.
Anexo 379349