x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de talha-mar
    Entrada
    10/07/2007
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    66
    Posts
    97
    Agradecimento: 1

    Freio da SW4 perdendo pressão




    Olá pessoal, estou com um problema no freio da SW4.
    É o seguinte, ela freia bem e inclusive o ABS atua normalmente mas o pedal continua indo lentamente e só para no final do curso, isto é, no fundo. Como o nível do fluído não baixa e não tem nenhum vazamento nem em tubulação nem nas rodas, concluí que era o cilindro mestre por já ter passado por isto mais de uma vez na Band. Troquei o cilindro por um novo e sangrei a vácuo seguindo a dica de um outro participante do fórum. Para minha surpresa continuou exatamente igual.
    Conversando com um amigo mecânico ele me disse que muita gente nunca troca o fluído e este vai se contaminando com água e pode oxidar o sistema todo. Alem disso em carros com ABS nunca se deve recuar os cilindros de freio na troca das pastilhas sem abrir o sangrador pois o fluído retornando leva sujeiras as válvulas do ABS. Pode ser que tenha acontecido isso com a minha pois comprei há pouco e vi que as pastilhas tinham sido trocadas.
    Pesquisando sobre o assunto encontrei este tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ch...-me-ajuda.html relatando o mesmo problema. Só que o colega foi muito feliz no preço do Modulador do ABS (R$3.500), já que o da Hilux SW4 custa R$ 13.800,00. É isto mesmo, vi em duas autorizadas. Na Multipeças me disseram que conseguem por uns R$ 7000.00 mas ainda estou achando um absurdo, mais caro do que um cabeçote do motor. Alem disso nenhuma tem a peça, dependendo de encomendar em São Paulo.
    Agora vou tentar em outras lojas mas já sabendo que não é fácil encontrar peças para nossas viaturas fora das autorizadas.
    Alguem pode me dar alguma ajuda?
    Queria saber se dá pra abrir o modulador, talvez se resolva só com uma boa limpeza mas não me animo sem saber se vou encontrar outro pois em caso de avaria não quero deixar o carro parado.
    Agradeço muito qualquer informação
    Henri

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por talha-mar Ver Post
    Olá pessoal, estou com um problema no freio da SW4.
    É o seguinte, ela freia bem e inclusive o ABS atua normalmente mas o pedal continua indo lentamente e só para no final do curso, isto é, no fundo. Como o nível do fluído não baixa e não tem nenhum vazamento nem em tubulação nem nas rodas, concluí que era o cilindro mestre por já ter passado por isto mais de uma vez na Band. Troquei o cilindro por um novo e sangrei a vácuo seguindo a dica de um outro participante do fórum. Para minha surpresa continuou exatamente igual.
    Conversando com um amigo mecânico ele me disse que muita gente nunca troca o fluído e este vai se contaminando com água e pode oxidar o sistema todo. Alem disso em carros com ABS nunca se deve recuar os cilindros de freio na troca das pastilhas sem abrir o sangrador pois o fluído retornando leva sujeiras as válvulas do ABS. Pode ser que tenha acontecido isso com a minha pois comprei há pouco e vi que as pastilhas tinham sido trocadas.
    Pesquisando sobre o assunto encontrei este tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ch...-me-ajuda.html relatando o mesmo problema. Só que o colega foi muito feliz no preço do Modulador do ABS (R$3.500), já que o da Hilux SW4 custa R$ 13.800,00. É isto mesmo, vi em duas autorizadas. Na Multipeças me disseram que conseguem por uns R$ 7000.00 mas ainda estou achando um absurdo, mais caro do que um cabeçote do motor. Alem disso nenhuma tem a peça, dependendo de encomendar em São Paulo.
    Agora vou tentar em outras lojas mas já sabendo que não é fácil encontrar peças para nossas viaturas fora das autorizadas.
    Alguem pode me dar alguma ajuda?
    Queria saber se dá pra abrir o modulador, talvez se resolva só com uma boa limpeza mas não me animo sem saber se vou encontrar outro pois em caso de avaria não quero deixar o carro parado.
    Agradeço muito qualquer informação
    Henri
    Você mesmo que fez o serviço ou levou numa loja de freios?
    Vá numa oficina mecânica e comece pelo mais simples, que é exatamente inspecionar a parte mecânica do sistema, inclusive se não ficou ar no sistema.
    Quanto ao ABS, que podemos chamar de parte eletrônica, é uma coisa difícil de dar problema.
    Que seja a última das últimas coisas a serem vistas.
    Depois coloca o diagnóstico e solução aqui.
    E boa sorte!

  • #3
    Usuário Avatar de talha-mar
    Entrada
    10/07/2007
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    66
    Posts
    97
    Agradecimento: 1
    Oi Glaicon, sempre faço em casa todos estes serviços, tenho boa experiencia em mecanica e uma bem completa oficina. Alem disso
    aqui não temos ninguem especializado em freios.
    Não pode ser ar no sistema pois aí o freio ficaria "borrachudo" isto é, como se tivesse uma mola pressionando o pedal de volta.
    Quanto a parte do ABS que está com problema, não é o módulo eletronico e sim o hidráulico.
    Quanto ao resto, revisei inuciosamente todas as rodas e a tubulação mesmo sabendo que se tivesse qualquer vazamento teria que baixar o nível de fluido no tanque do cilindro mestre. Tambem antes de qualquer coisa troquei todo o fluido e depois novamente após a troca do cilindro (a vácuo) e novamente aí pelo método tradicional, pisando no pedal já que com o cilindro novo não teria perigo de danifica-lo.
    Como dá bem pra andar assim, (aqui é tudo plano e a perda é bem pequena) vou pesquisar mais um pouco antes de investir tudo isso.
    Obrigado pela força
    Henri


    -imagem0260.jpg-imagem0261.jpg

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Camargo
    Entrada
    21/01/2010
    Local
    Mauá/
    Idade
    50
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Se for comprar um novo tenta na Americas, são peças originais beeem mais barato.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/12/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    246
    Agradecimentos: 0
    Caro Talha-mar,
    Vamos com calma. Vc já tem certeza que é o ABS? Pode estar vazando em algum lugar. O nivel do reservatório não baixa?
    Se quiser limpar o bloco do abs, aminha sugestão seria:
    Abrir uma de cada vez as conecções do bloco para as rodas e bombar o pedal do freio sempre completando o nivel com oleo novo.

    Boa sorte, Felipe.

  • #6
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por talha-mar Ver Post
    Oi Glaicon, sempre faço em casa todos estes serviços, tenho boa experiencia em mecanica e uma bem completa oficina. Alem disso
    aqui não temos ninguem especializado em freios.
    Não pode ser ar no sistema pois aí o freio ficaria "borrachudo" isto é, como se tivesse uma mola pressionando o pedal de volta.
    Quanto a parte do ABS que está com problema, não é o módulo eletronico e sim o hidráulico.
    Quanto ao resto, revisei inuciosamente todas as rodas e a tubulação mesmo sabendo que se tivesse qualquer vazamento teria que baixar o nível de fluido no tanque do cilindro mestre. Tambem antes de qualquer coisa troquei todo o fluido e depois novamente após a troca do cilindro (a vácuo) e novamente aí pelo método tradicional, pisando no pedal já que com o cilindro novo não teria perigo de danifica-lo.
    Como dá bem pra andar assim, (aqui é tudo plano e a perda é bem pequena) vou pesquisar mais um pouco antes de investir tudo isso.
    Obrigado pela força
    Henri


    -imagem0260.jpg-imagem0261.jpg
    As vezes vaza para dentro do hidrovácuo, mas como você comentou que não baixa óleo e ainda tem experiencia em mecânica, provável ser mesmo ABS. Será que não tem jeito recuperar o ABS? se for somente resíduo de óleo velho, deve ter alguma forma de limpar ou alguma empresa que faça o serviço!

    Abs e boa sorte!
    SW4 - 2011 Prata

  • #7
    Usuário Avatar de talha-mar
    Entrada
    10/07/2007
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    66
    Posts
    97
    Agradecimento: 1
    Olá pessoal, ainda pretendo fazer mais alguns testes. A idéia de limpar o ABS abrindo as conexões é boa, vou pegar um flexível de Gol que é a mesma rosca pra não derramar fluido na lataria. Até agora só tinha sangrado pelas rodas.
    Quanto a vazamentos, não tem mesmo, revisei tudo outra vez e de qualquer forma teria que baixar o nível mas isso não acontece, mesmo já tendo andado uns 2.000Km nela. Quando troquei o cilindro verifiquei que não vazava nada para o lado do hidrovácuo. Neste tem uma espécie de retentor que não deixaria ir lá pra dentro, detalhes que fazem toda a diferença de se ter Toyota, é o primeiro que vejo assim.
    Muito obrigado a todos pelas dicas
    Henri

  • #8
    Usuário Avatar de Sarmentoyota85
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Soure/PA
    Idade
    39
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal, estou com um problema parecido na Hilux SW4 2000 do meu coroa, o problema é parecido com o relatado aí pelo talha-mar, ressaltando que quando dá a partida no carro apagando todas as luzes do painel permanece a luz ABS ligada por alguns segundos, depois apaga sozinha, um mecânico amigo meu disse que o problema seria o cilindro mestre que estaria vazando óleo pro hidrovácuo e a solução seria a troca do cilindro, o que acham?
    Bandeirante '85 "OH, É ALGO TERRIVEL"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/10/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá, estou com o mesmo problema na minha Hilux 2009, hoje troquei o cilindro mestre, verifiquei vazamentos para dentro do hidrovácuo e não tem nada. Mas o pedal continua baixando devagarinho até o talo.

    Fiquei preocupado com os preços do ABS.

    Alguma sugestão??

  • #10
    Usuário
    Entrada
    24/08/2019
    Local
    Guaratinguetá/SP
    Idade
    65
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    olá Marcio! estou com o mesmo problema na minha hylux voce descobriu oque erá?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Freio S10 baixando pedal e perdendo pressão.
      Por mazevedo no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 65
      Última resposta: 20/07/2022, 23:53
    2. Freio Pathfinder LE 2006 perdendo pressão
      Por carlosoliveirabb no fórum Nissan
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/02/2014, 22:33
    3. Freio perdendo pressão.
      Por alexfadul no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 08/08/2010, 20:29
    4. Perdendo potência
      Por Bonuti no fórum Niva
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/02/2009, 22:07
    5. Perdendo a direção
      Por schio no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 3
      Última resposta: 27/10/2008, 20:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade