Olá caros toyoteros, venho à um tempo razoavel acompanhando o forum e devo dizer que aprendi muito com vocês, tudo muitissimo organizado, o pessoal super disposto a sanar as duvidas persistentes e muito marinheiro velho com muuita história boa! ahaha
é o meu primeiro post, mas tem mais de dois anos que assisto vocês silenciosamente rs.
De inicio, encontrei o forum, há mais de dois anos atrás, quando estavamos namorando uma hilux em uma garagem aqui da cidade... a coitada tava lá abandonada, e parecia feia, como dizia meu pai na época, "tudo que ela precisava era de um dono". Duvidamos de sua qualidade, durabilidade e também de sua procedência... devo dizer que até hoje, fico triste ao imaginar o que a coitada já deve ter passado... mas com certeza, dificilmente ela deixou alguém na mão!
Eis que meu pai, na época sem ter muito pra onde correr, teve de encarar a japonesa... De inicio com medo do que poderia vir, mas contente por ter encontrar uma camionete a diesel, que correspondesse as nossas necessidades familiares e que aguentasse o que tivesse que encarar...
Meus irmãos, que viatura monumental, eu que aprendi a dirigir com esse tratorzinho, vou me sentir mal quando adotar um pobre carro baixo... Não sei se devo reafirmar tudo o que já foi dito, mas; é um tanque! haha
Porém, como nem tudo na vida são rosas, houveram algumas despesas, nesses dois anos de uso, provavelmente pelo descuido dos donos anteriores, uma junta de cabeçotes queimada, a necessidade de refazer a parte de cima do motor, e o dinheiro que seria investido em outro carro, acabou dentro do capô da cheirosa...

Hoje ela anda muito mais do que quando veio pra casa... mas quando ela voltou da mecanica é que foi sentida a diferença... rapaz! virou um avião, rs; embora meu pai veja como um investimento o reparo no motor, já com mais de 320 mil km, o valor gasto seria equivalente a uma turbina e intercooler, pelo menos ao meu ver (e o que eu pude deduzir pelos orçamentos disponibilizados no forum)... porém isso não vem ao caso agora! haha
Vim escrever a vocês pois ainda persistem algumas duvidas da minha parte... e eu não gosto de acreditar naquele "diz que diz", naquela historia do amigo do irmão do mecanico do vizinho que teve um problema com... enfim:
Nesse tempo de uso, a dita cuja foi traçada apenas uma vez, e à poucos dias atrás, por nos vermos sem saida, após a camionete atolar... funcionou tudo perfeitamente, graças a deus, inclusive rodamos com a tração 4x4 ligada por mais ou menos 2km, e a camionete parecia estar pesada, imagino que pela falta de lubrificação do sistema dianteiro... em uma descida por exemplo, ela andava meio que freando... essa é a primeira das duvidas! e também, mesmo após desligarmos o sistema, quisemos deixar as rodas livres travadas, pois eu lí aqui mesmo, que é recomendado para a lubrificação do sistema... tomamos um belo de um susto meus caros... a cheirosa estralava e rangia feito uma carroça... cheguei a pensar em chamar um amigo jipeiro pra ir dar alguma instrução... mas após destravarmos as rodas, tudo voltou ao normal. Será só a falta de lubrificação? mandei o chefe dar uma olhada no óleo dos diferenciais, mas ele aparentemente acha isso uma coisa sem necessidade...
Por falar em diferenciais, há um outro mistério na camionete... desde que adquirimos a japonesa, quando carregada com algo que dê pelo menos 90 kg na caçamba, estrala, como se algum rolamento patinasse, e minha intuição diz que aquele estralo vem do diferencial traseiro... no cardã eu acho que não é, já mechi, girei, verifiquei se há algum parafuso solto e aparentemente nada.
Outra coisa que tem sido meio que frequente, é o enfraquecimento da bateria... duas vezes nesse mês a japa ja dormiu com a bateria tomando carga lenta... pra mim isso não é normal, já para o meu pai, põe a culpa nas lampadas novas dos faróis e cibiés, Super Brancas, que segundo o vendedor tem 100watts... será possivel que andar a 40 km/h (como o mestre, rs, costuma andar na cidade) não gera força suficiente para recarregar a bateria da infeliz? eu não sei o que é recomendado pra esse tipo de veiculo, claro que prezando a segurança sempre, tenho o costume de levar cada marcha até proximo dos 3 mil rpms e andar numa média de 60 km/h, nas preferenciais... já pro meu velho, pra colocar uma 5º à 45 km/h é dois toques. ps: isso de a bateria enfraquecer também acontece quando usamos o ar condicionado na cidade.
Outra duvida, qual o óleo mais indicado pra esse motor com alta quilometragem?
Meu pai comprou usa um aditivo que segundo o vendedor, quando misturado ao diesel, faz a limpeza dos bicos e do interior do motor sozinho... é real e funciona tão bem quanto a limpeza dos bicos que eu vejo o pessoal comentar aqui no forum?
Quais os filtros que devem ser trocados e a cada quanto tempo?
Outro detalhe é um vazamento de fluido que a dita cuja tem em um dos tambores traseiros, e aparentemente não foi encontrado cura para o mal; além disso, o freio de vez em quando abaixa o nivel, e já aconteceu de baixar muito, de eu quase sentir ela sem freios... sinistro. aí após ela repousar um pouco desligada, o nivel voltou como se nada tivesse acontecido. Qual é a probabilidade de eu "pisar errado" no freio, como diz meu bom chefe familiar? ahaha
Curti muito a idéia de adaptar bancos de outras viaturas na railuque, porque convenhamos, viajar naquele banco de trás é castigo, e é um projeto meu trocar os bancos num futuro não muito distante...
Uma coisa que eu ando tentando descobrir é como se desmonta os cantos dos farois, os piscas ao lado do farol, quero fazer uma limpeza neles, estão com aparência amarela e contrastam com a cor branca dos faróis... alguém tem alguma dica de como fazer? aparentemente não é só soltar os dois ou três parafusos laterais

Outro detalhe: se alguém souber ou puder dar alguma dica de algum lugar que venda aqueles botões do ar, aquelas capinhas plasticas que deslizam na temperatura e intensidade do ar, e também a capa da luz de cortesia, deixa a dica.
Antes que eu me esqueça, estamos atrás de um santo antônio cromado pra cheirosa, quem tiver algum bonito, conservado e à um bom preço, manifeste-se ;D
Acho que me empolguei um pouco na escrita rs, mas uma viatura com tamanha magnitude não pode ser traduzida em apenas algumas linhas né companheiros ahahaha,