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Convex Datacenter
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  • #1
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    30/03/2011
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    problemas na Hilux 3.0




    Estou com um problema que nem a autorizada descobre. O motor funciona muito bem ate 100Km/h. apos isto se acelerar mais o painel acende a luz indicadora de defeito no motor e o motor trava. o interessante e' que apos desligar o motor por uns dois minutos podemos ligarlo novamente e nao aparece o defeito ate uma nova acelerada a mais de 100 km/h.
    ja substituimos sensor de admissao de ar, bicos e o problema continua. agora me indicaram substituir a turbina, mas como e' um custo elevado decidi consultar os amigos deste forum para me auxiliar na decisao/

    sds

  • #2
    Usuário Avatar de Michelangelo
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    14/07/2009
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    Poste o ano da sua Hilux e qual a motorização da mesma para que os especialistas possam ter mais parâmetros de avaliação!
    Sua Hilux tem motor 1-KZT ou o D-4D ?
    Land Rover Discovery 4 3.0 SDV6 HSE
    Toyota Land Cruiser Prado VX 3.0 TDI 2006 (vendida)

  • #3
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    18/03/2009
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    O motor morrer acima de 100km/h e os caras dizerem q é problema de turbina soa muito absurdo pra mim. É como se eu tivesse com dor de cabeça e passasse um gelol no pé. Ou seja: nada a ver!

  • #4
    Tive um problema parecido na minha (D-4D).
    Andando normalmente o motor perdeu força e foi até parar. Dava partida pegava normal, mas não dava aceleração, acendia umas luzes no painel ....... Defeito: cabo bateria solto ...

    Não estou dizendo que é isso, mas não custa dar uma olhada.

    []´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #5
    Usuário Avatar de Rafa Cabral
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    15/08/2011
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    Citação Postado originalmente por Villa Ver Post
    Estou com um problema que nem a autorizada descobre. O motor funciona muito bem ate 100Km/h. apos isto se acelerar mais o painel acende a luz indicadora de defeito no motor e o motor trava. o interessante e' que apos desligar o motor por uns dois minutos podemos ligarlo novamente e nao aparece o defeito ate uma nova acelerada a mais de 100 km/h.
    ja substituimos sensor de admissao de ar, bicos e o problema continua. agora me indicaram substituir a turbina, mas como e' um custo elevado decidi consultar os amigos deste forum para me auxiliar na decisao/

    sds
    Olha, posso estar errado, sou leigo, mas vamos lah: Quando a luz indicadora de falha no motor acende, e pq ela detectou algo errado, e quando isso acontece, (acredito eu) que a central eletronica gere um codigo pro erro em questao.
    Acho q o ideal e encontrar um mecanico ou autorizada que possua o aparelho que faz a leitura da central para detectar, atravez de historico de LOG, a falha que a central aponta.
    Em alguns carros eh possivel ate em ksa, atravez de procedimentos com a chave e acelerador salvo engano, detectar o erro atravez de piscadas da luz no painel, em conjunto com uma tabela que tenha o erro correspondente a cada codigo piscado pela luz, n sei se isso se aplica as Hilux.
    Acho que detectando esse erro, facilita o correto diagnostico do problema.

    Abracos e boa sorte!

  • #6
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    11/01/2012
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    Começe pelo básico, desligue os cabos da bateria por uns 15 minutos depois reconecte, carros com injeção costumam "guardar" na memoria da central pequenos "erros" no sistema, o acumulo desses erros no sistema as vezes faz o carro dar umas loucuras dessas, caso o problema suma apos isso beleza, caso não, fica mais facil de ver quando a concessionaria passa o scanner, pois a memoria estara zerada apresentando apenas os defeitos recentes.

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Camargo
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    21/01/2010
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    Mauá/
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    Ola amigos os motores eletronicos tem realmente uma memoria de erros, como disse nosso amigo Diogo,para zerar a memoria, disconecte os cabos de bateria e com eles desligados da bateira deixe-os unidos, veja bem, desligue-os da bateria e una os dois, ele dará um reset no modulo, isso acontece muito com caminhões eletronicos, principalmente os primeiros, e depois de 15 minutos está tudo normal.

  • #8
    Usuário Avatar de Rafa Cabral
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    15/08/2011
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    Nova Iguacu/RJ
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    N seria interessante dar uma avaliada no que a central verificou de errado antes de reseta-la? Pode haver algo errado de fato com o motor.

  • #9
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    11/06/2008
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    Solução para o problema das hilux que acendem a luz de injeção

    Ola amigos, tenho uma HILUX 2006 com 200mil rodados e ela começou a aparecer esse mesmo sintoma, na estrada qndo se exigia da viatura em utrapassagens ela acendia a luz da injeção e a mesma acabava pedendo força.Tenho um bom conhecimento em mecanica e o que posso lhes explica é que esses motores eletronicos das hilux D4D apresentam esse problema do sistema entrar em modo de segurança e deixar o acelerador no neltro, qndo vc desliga o carro e liga novamente o sistema reseta e a luz apaga e tudo volta ao normal. Vamos la para o problema do bendito erro que se dar: pesquisei aqui em minha cidade e encontrei dois possiveis causas do problema, resolvi começar pelo primeiro, que si dar por apenas uma limpeza, por uma possivel carbonização no coletor de admissão, no qual deveria ser limpo juntamente com alguns sensores que existem no sistema de admissão. Fiz todo esse processo de limpeza juntamente com meus mecanicos de minha oficina e mesmo assim não resolveu o problema continuou a acender a luz. Decidi então realizar a desmontagem da turbina, abri-la e encontrar um possivel defeito na bendita. No começo achei aburdo o problema está na turbina, pois quando há problema em turbina nos veiculos tubinado a diesel, a mesma apresenta fumaceiro.
    Vamos la para o diagnostico: essas turbinas do motor da hilux D4D apresentam uma tecnologia chamada turbina VGT-eletronica, no qual a mesma apresentam palhetas de aumento e diminuição do fluxo de ar na parte quente da turbina, essas palheta possuem algumas arruelas que seguram esse sistema de acionamento das palhetas, algumas arruelas costumam se soltarem por fadiga e pela carbonização dos gases vindos do motor. Quando essas aruelas se soltam acabam colidindo e moendo o rotor com as balhetas da helice da barte quente da turbina, não costuma danificar por completo mais acaba influenciando na eficiençia da turbina, na qual manda o ar comprimido para a admissão do motor. Assim as turbina não conseguem mandar a pressão necessaria para admissão e queima juntamento com o combustivel na camera de combustão do motor, então a luz no painel acende indicando que existe algo de errado no motor, isso acontece justamente qndo se exige mais do motor, com velocidades maior que 100km/hr.
    O que fiz foi procurar uma turbina semi-nova nas sucata de minha cidade, comprei e montei no carro, agora está tudo 100%, nada de acender a luz, ate o desempenho do carro está melhor.

  • #10
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    21/03/2013
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    Problemas na turbina da Hilux 3.0 luz

    No caso da minha Hilux 3.0 que esta com 210 000 Km, ocorria o acendimento da luz da injeção quando eram ultrapaçados os 3500rpm, verificando que havia um escorrimento de óleo no intercooler decidi retira-lo e verifique a passagem de óleo na turbina. Troquei o reparo da turbina que ficou no valor de R$1630,00 na BHT em Belo Horizonte e o problema acabou. A causa do acendimento da luz no painel segundo o mecânico era a válvula do sistema de comando variável que poderia estar travando . Depois do reparo chego aos 4000 rpm que é o valor máximo sem problemas algum.
    O mecânico também me disse que um problema muito corriqueiro é o desprendimento de partes da turbina causando a quebra da ponta das pás da mesmas forçando assim o seu trabalho, fazendo com que se acenda a luz da injeção.
    Espero ter ajudado vocês com minha experiência. Abraços a todos!

  • #11
    Usuário Avatar de Erick Quedevez
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    11/12/2011
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    Vila Velha/ES
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    Citação Postado originalmente por Raphael Oliveira Ver Post
    No caso da minha Hilux 3.0 que esta com 210 000 Km, ocorria o acendimento da luz da injeção quando eram ultrapaçados os 3500rpm, verificando que havia um escorrimento de óleo no intercooler decidi retira-lo e verifique a passagem de óleo na turbina. Troquei o reparo da turbina que ficou no valor de R$1630,00 na BHT em Belo Horizonte e o problema acabou. A causa do acendimento da luz no painel segundo o mecânico era a válvula do sistema de comando variável que poderia estar travando . Depois do reparo chego aos 4000 rpm que é o valor máximo sem problemas algum.
    O mecânico também me disse que um problema muito corriqueiro é o desprendimento de partes da turbina causando a quebra da ponta das pás da mesmas forçando assim o seu trabalho, fazendo com que se acenda a luz da injeção.
    Espero ter ajudado vocês com minha experiência. Abraços a todos!

    Amigo, estou, aparentemente, com esse mesmo problema. Quando estou em 3ª; 4ª ou 5ª e ultrapasso 3.500 RPM acende a luz de injeção e entra em modo de segurança. O acelerador não responde, tenho que parar o carro. Alguns segundos depois o motor desliga sozinho. Dou a partida e volta a funcionar normalmente. O carro está com 175.000Km.

    Levei em algumas oficinas especializadas em toyota, mas os caras são muito careiros. Queriam que eu deixasse o carro para testarem possíveis soluções, começando pelo mais simples: passar o scanner [R$ 200,00]; limpeza de tanque [R$ 200,00], troca de filtros [R$ 100,00], descarbonização do coletor de admissão [R$ 600,00], só nessa brincadeira de procurar a causa já vão mais de R$ 1.000,00....

    O problema é que vão me cobrar por tudo que for feito até acharem o defeito, sendo que corro o risco de ter o mesmo problema que o seu e, no final, ter que pagar por um monte de coisas sem necessidade.

    Estou pensando em levar a viatura em um mecânico de confiança [que não tem o scanner da Hilux] e já pedir pro camarada verificar a turbina.

    Acham que vale a pena?
    Erick Quedevez

    Hilux 2007 - 3.0 D-4D - SRV 4x4

  • #12
    Usuário Avatar de Tadi
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    02/03/2009
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    Orleans/SC
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    O defeito está no sensor do filtro de ar.

    E quase nenhum codigo de falha é apagado desligando os cabos da bateria. É preciso o equipamento de diagnostico para realizar este serviço.

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