x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 54
  • #1

    Aquecimento SW4 (Japa)




    Prezados,
    Estava em viagem pela Bahia e após rodar mais de 5.000km fui surpreendido por um super-aquecimento da minha SW-4.
    Além de todo o transtorno causado, agora estou amargando um prejuízo de mais de R$ 2.000; pois o cabeçote trincou....
    O mais estranho é que todo o tempo que dirijo, vou monitorando os indicadores de temperatura e combustível e não percebi o aumento da temperatura... só percebi o cheiro de queimado, e de repente o motor apagou....
    O motivo do aquecimento foi um vazamento severo de água pelo “selo” que se encontra no cabeçote; toda a água se perdeu em pouquíssimo tempo; e em nenhum momento vi o ponteiro acima do meio do indicador.
    Tenho aqui algumas perguntas e gostaria do esclarecimento dos amigos foristas:
    1- Todos os dias verificava o nível de água e óleo. Mas a água eu verificava pelo tanque de compensação que fica ao lado do radiador, e não abria a tampa do radiador... esta é a maneira correta????
    2- Existe algum dispositivo extra que se possa instalar para alarme de super-aquecimento??? Pois ouvi falar que quando se está sem água nenhuma, o sensor original não é capaz de detectar o aumento da tempertaura.
    3- é comum ocorrer problemas nestes "selos"? ao todos quantos existem no bloco do motor?
    Abraços,

    Ney

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Ney_Niteroi II Ver Post
    Prezados,
    Estava em viagem pela Bahia e após rodar mais de 5.000km fui surpreendido por um super-aquecimento da minha SW-4.
    Além de todo o transtorno causado, agora estou amargando um prejuízo de mais de R$ 2.000; pois o cabeçote trincou....
    O mais estranho é que todo o tempo que dirijo, vou monitorando os indicadores de temperatura e combustível e não percebi o aumento da temperatura... só percebi o cheiro de queimado, e de repente o motor apagou....
    O motivo do aquecimento foi um vazamento severo de água pelo “selo” que se encontra no cabeçote; toda a água se perdeu em pouquíssimo tempo; e em nenhum momento vi o ponteiro acima do meio do indicador.
    Tenho aqui algumas perguntas e gostaria do esclarecimento dos amigos foristas:
    1- Todos os dias verificava o nível de água e óleo. Mas a água eu verificava pelo tanque de compensação que fica ao lado do radiador, e não abria a tampa do radiador... esta é a maneira correta????
    2- Existe algum dispositivo extra que se possa instalar para alarme de super-aquecimento??? Pois ouvi falar que quando se está sem água nenhuma, o sensor original não é capaz de detectar o aumento da tempertaura.
    3- é comum ocorrer problemas nestes "selos"? ao todos quantos existem no bloco do motor?
    Abraços,

    Ney
    Ney acho q o teu sensor de temperatura tá ruim, não tem necessidade de nenhum dispositivo extra para detectar super aquecimento, talvez necessário se faça o uso nas sw4 3.0 1kzt mais antigas q tem um radiador subdimensionado, c relação aos selos do motor vou deixar pros mais entendidos, abraço.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Ney_Niteroi II Ver Post
    Prezados,
    Estava em viagem pela Bahia e após rodar mais de 5.000km fui surpreendido por um super-aquecimento da minha SW-4.
    Além de todo o transtorno causado, agora estou amargando um prejuízo de mais de R$ 2.000; pois o cabeçote trincou....
    O mais estranho é que todo o tempo que dirijo, vou monitorando os indicadores de temperatura e combustível e não percebi o aumento da temperatura... só percebi o cheiro de queimado, e de repente o motor apagou....
    O motivo do aquecimento foi um vazamento severo de água pelo “selo” que se encontra no cabeçote; toda a água se perdeu em pouquíssimo tempo; e em nenhum momento vi o ponteiro acima do meio do indicador.
    Tenho aqui algumas perguntas e gostaria do esclarecimento dos amigos foristas:
    1- Todos os dias verificava o nível de água e óleo. Mas a água eu verificava pelo tanque de compensação que fica ao lado do radiador, e não abria a tampa do radiador... esta é a maneira correta????
    2- Existe algum dispositivo extra que se possa instalar para alarme de super-aquecimento??? Pois ouvi falar que quando se está sem água nenhuma, o sensor original não é capaz de detectar o aumento da tempertaura.
    3- é comum ocorrer problemas nestes "selos"? ao todos quantos existem no bloco do motor?
    Abraços,

    Ney
    CARO AMIGO NEY

    É com pesar que escrevo esta resposta , mas infelizmente é assim mesmo , eu tb fico sempre de olho no termometro de temperatura mas se ficarmos 100% do tempo olhando para ele nós iremos morrer de acidente , pois sairemos da atenção da estrada .

    Mas sugiro a vc trocar todos os selos por selos de bronze ( latão ) confeccionado por um torneiro . Caso vc opte por ficar com os de aço mesmo , SUGIRO A VC TROCAR TODOS OS OUTROS DO MOTOR POR NOVOS , pois os outros devem estarem prestes a vasar tb , a corrosão come todos ao mesmo tempo .

    Qto ao marcador de temperatura , NÃO SEI PQ QUE OS FABRICANTES NÃO COLOCAM SENSORES SONOROS QDO A TEMPERATURA SUBIR .

    Um conselho que um ENGENHEIRO MECANICO me deu qdo tinha uma BAND , foi de instalar um cebolão e qdo a temperatura subisse ELE ACIONARIA UMA BUZINA OU UMA LAMPADA VERMELHA .

    Agora recente qdo fiz a reforma em meu ENGESA instalei um VASO EXPANSOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA que qdo a água abaixa 500ml toca uma buzina dentro do carro , e agora qdo fiz o motor da minha SW4 tb pensei em instalar este memso sensor na minha SW4 .

    Com todo respeito ao HERICK , não concordo com ele , NA MINHA OPINIÃO QTO MAIOR O NÚMERO DE DISPOSITIVO DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO AO SUPERAQUECIMETO MELHOR PARA O DONO DO CARRO , mas infelizmente a gente só pensa em colocar ísto DEPOIS QUE A CASA FOI ARROMBADA , MAS NUNCA É TARDE PARA VC FICAR MAIS PROTEGIDO DE UM SUPERQUECIMENTO .

    SUGIRO a vc comprar um cabeçote novo , pois se retificar o seu , vc ficará semree com uma pulga atras da orelha e SEMPRE DESONFIADO QUE O FUNCIONAMENTO NÃO É MAIS IGUAL AO QUE ERA ANTES DE ACONTECER ESTE ACIDENTE . Pois sua SW4 É MUITO NOVA E CONSERVADA E MERECE UM CABEÇOTE NOVO , VALE O INVESTIMENTO .

    FROTE ABRAÇO

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO AMIGO NEY

    É com pesar que escrevo esta resposta , mas infelizmente é assim mesmo , eu tb fico sempre de olho no termometro de temperatura mas se ficarmos 100% do tempo olhando para ele nós iremos morrer de acidente , pois sairemos da atenção da estrada .

    Mas sugiro a vc trocar todos os selos por selos de bronze ( latão ) confeccionado por um torneiro . Caso vc opte por ficar com os de aço mesmo , SUGIRO A VC TROCAR TODOS OS OUTROS DO MOTOR POR NOVOS , pois os outros devem estarem prestes a vasar tb , a corrosão come todos ao mesmo tempo .

    Qto ao marcador de temperatura , NÃO SEI PQ QUE OS FABRICANTES NÃO COLOCAM SENSORES SONOROS QDO A TEMPERATURA SUBIR .

    Um conselho que um ENGENHEIRO MECANICO me deu qdo tinha uma BAND , foi de instalar um cebolão e qdo a temperatura subisse ELE ACIONARIA UMA BUZINA OU UMA LAMPADA VERMELHA .

    Agora recente qdo fiz a reforma em meu ENGESA instalei um VASO EXPANSOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA que qdo a água abaixa 500ml toca uma buzina dentro do carro , e agora qdo fiz o motor da minha SW4 tb pensei em instalar este memso sensor na minha SW4 .

    Com todo respeito ao HERICK , não concordo com ele , NA MINHA OPINIÃO QTO MAIOR O NÚMERO DE DISPOSITIVO DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO AO SUPERAQUECIMETO MELHOR PARA O DONO DO CARRO , mas infelizmente a gente só pensa em colocar ísto DEPOIS QUE A CASA FOI ARROMBADA , MAS NUNCA É TARDE PARA VC FICAR MAIS PROTEGIDO DE UM SUPERQUECIMENTO .

    SUGIRO a vc comprar um cabeçote novo , pois se retificar o seu , vc ficará semree com uma pulga atras da orelha e SEMPRE DESONFIADO QUE O FUNCIONAMENTO NÃO É MAIS IGUAL AO QUE ERA ANTES DE ACONTECER ESTE ACIDENTE . Pois sua SW4 É MUITO NOVA E CONSERVADA E MERECE UM CABEÇOTE NOVO , VALE O INVESTIMENTO .

    FROTE ABRAÇO
    Guilherme meu caro o fórum é pra isso mesmo, depois q inventaram a internet tudo ficou globalizado, tudo mesmo ficou mais fácil, excelente ferramenta de trabalho e entretenimento, só citei ser desnecessário o uso extra de outro sensor, pelo simples fato desse motor 2.8 3L ter bloco de ferro e aguentar altas temperaturas, acho eu q o motor do Ney já tava c algum outro problema, forte abraço meu amigo.

  • #5
    Guilherme e Herick e demais Foristas,

    pelo que entendo, o sensor mede a temperatura da água do radiador e nao do bloco do motor, correto?

    Se perdermos toda a água rapidamente (que foi o meu caso), o sensor de "água" nao detectará corretamente o aumento da temperatura, correto?????

    Havia pensado em instalar um dispositivo extra que acusasse falta de água no sistema, mas teria que ser instalado no radiador, pois no meu caso, o radiador secou e o tanque de expansao permaneceu com água...

    pelo que sei, o tanque recebe agua do radiador a medida que ele esquenta, ao esfriar, a água retorna ao radiador, correto??? no caso de um vazamento, o radiador nao é capaz de puxar a água do tanque, e assim só se vai perdendo á água...

    no meu caso foi o selo, mas poderia ter sido uma mangueira ou o próprio radiador, coisas que acontecem comumente...

    antes de viajar, troquei todas as mangueiras e verifquei o radiador... a princípio estava tudo ok... nunca pensei nos selos...

    Estou comprando cabeçote da MANDO (R$ 1.100), e jogo de juntas VICTOR HEINZ (R$ 400), alguém conhece estas marcas?

    Abraços

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Ney_Niteroi II Ver Post
    Guilherme e Herick e demais Foristas,

    pelo que entendo, o sensor mede a temperatura da água do radiador e nao do bloco do motor, correto?

    Se perdermos toda a água rapidamente (que foi o meu caso), o sensor de "água" nao detectará corretamente o aumento da temperatura, correto?????

    Havia pensado em instalar um dispositivo extra que acusasse falta de água no sistema, mas teria que ser instalado no radiador, pois no meu caso, o radiador secou e o tanque de expansao permaneceu com água...

    pelo que sei, o tanque recebe agua do radiador a medida que ele esquenta, ao esfriar, a água retorna ao radiador, correto??? no caso de um vazamento, o radiador nao é capaz de puxar a água do tanque, e assim só se vai perdendo á água...

    no meu caso foi o selo, mas poderia ter sido uma mangueira ou o próprio radiador, coisas que acontecem comumente...

    antes de viajar, troquei todas as mangueiras e verifquei o radiador... a princípio estava tudo ok... nunca pensei nos selos...

    Estou comprando cabeçote da MANDO (R$ 1.100), e jogo de juntas VICTOR HEINZ (R$ 400), alguém conhece estas marcas?

    Abraços
    É isso aí meu amigo boa sorte e procure sempre peças originais, abraço.

  • #7
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    52
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    A minha 2.8 foi recondicionado o cabeçote. Depois disto eu até turbinei ela e por enquanto esta tudo certo. O que eu li aqui é que as que tem cabeçote de alumínio que é mais complicado retificar. A Japa tem cabeçote de ferro.

    Quanto ao censor de perda de água, se for um tipo boia, teria que ficar no radiador mesmo. Agora a ideia que tive é um sensor de pressão. Quando ligar o carro frio ele irá acusar falta de pressão. Depois que esquentar ele apaga. Se vazar a água vai cair a pressão novamente, ai acende. Sei lá, é só uma ideia.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #8
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    e a água tem que olhar no radiador mesmo!
    abraço
    Igor
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #9
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    52
    Posts
    286
    Agradecimentos: 2
    Ney_Niteroi II

    Eu entendo sua preocupação, e tb te digo que tô aprendendo muito nesse forum e as vezes não dá vontade de andar com a viatura mas ficar só olhando-a pra não acontecer de superaquecer o motor ou ter que reparar a bomba de combustível hehehe

    Bom, pra tentar prever essa situação que tu falou e instalei um termômetro digital da marca LOGICATEC no bloco, até criei um tópico sobre esse assunto.

    No momento fiz uma instalação provisória e assim que der acabarei a instalação.

    A minha intenção é monitorar a temperatura do bloco e não da água entende?

    Abraço
    Hilux SW4 2.8 D 93/94 - Whatsapp (48)9.9900.1590

  • #10
    Sandro,

    qual modelo que vc usou? entrei no site da LOGICATEC, e todos os termômetros que vi tinham range de -15 a 70 oC... onde (no bloco) vc instalou o sensor????

    abs!
    Ney

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Guilherme meu caro o fórum é pra isso mesmo, depois q inventaram a internet tudo ficou globalizado, tudo mesmo ficou mais fácil, excelente ferramenta de trabalho e entretenimento, só citei ser desnecessário o uso extra de outro sensor, pelo simples fato desse motor 2.8 3L ter bloco de ferro e aguentar altas temperaturas, acho eu q o motor do Ney já tava c algum outro problema, forte abraço meu amigo.
    CARO AMIGO HERICK

    Não me leve a mal , sei que este forum é excepcional , estamos aqui para ajudar mesmo , APENAS DISCORDEI DA SUA OPINIÃO e a respeito e apenas dei a minha opinião , por favor não me leve a mal .

    Só pra lembrar , o motor do NEY é 3.0 com cabeçote de alumínio .

    ABRAÇO

  • #12
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Ney,
    Infelizmente a maioria dos carros é assim mesmo, vazou agua já era, pois o sensor marca a temp da agua. Não tem agua, não marca!! Excelente ideia do amigo Ezahn. No Post do Sandro tb tem algumas ideias bacanas, mas acredito que um sensor no bloco do motor ligado a um manometro, vai resolver o problema. Ele irá monitorar a temp do bloco e nao da agua. O importante e arrumar uma area onde o sensor tenha um bom contato termico com o bloco. Tenho ideia de bolar algo dessa forma, se vingar eu dou um alô!

    Abs
    SW4 - 2011 Prata

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Turbo sw4 japa
      Por Luis Henrique Pereira no fórum Toyota
      Respostas: 15
      Última resposta: 21/09/2011, 19:49
    2. bloqueio sw4 japa
      Por Luis Henrique Pereira no fórum Toyota
      Respostas: 2
      Última resposta: 20/09/2011, 12:44
    3. Fuído de embreagem sw4 japa
      Por niomarpm no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 17/09/2011, 11:12
    4. Hilux Japa + 3.0 D-4D
      Por herbs no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 21/08/2011, 18:57
    5. Japa na CTI
      Por Tio Eddie no fórum Humor
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/06/2009, 09:32

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade