Valeriano conseguiu resolver o problema? para mim tem cara de platô empenado...
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Valeriano conseguiu resolver o problema? para mim tem cara de platô empenado...
Continua na tremedeira Valeriano???
Ha 2 semanas eu revisei caixa/reduzida e diferenciais.
Troquei rolamentos, engrenagens, buchas, luvas de cardã, cruzetas, etc., está tudo novo.
Peguei o carro em perfeito estado, rodando liso e solto. Testei na estrada em velocidade baixa e alta, tudo perfeito.
No final de semana passado acabei rodando em situação offroad e utilizei as marchas em 4x4 e reduzida normalmente.
Depois de utilizar o 4x4 em estradas de chão, desliguei as roda-livres e desengatei o 4x4 para voltar ao asfalto.
Voltei a alavanca ao modo 4x2 e segui viagem até em casa. Notei a Band um pouco presa, mas como vinha andando com mais gente em comboio não dei muita importância. No dia seguinte fui ao trabalho e achei a Band amarrada e começava a trepidar acima de 90km/h. Parei, verifiquei cardãs, cruzetas, roda livre, parecia tudo OK. Continuei rodando assim durante 2 dias, achando a situação muito estranha. Ao chegar no mecânico, ele logo falou: "seu cardã dianteiro está rodando". Eu questionei, mas como assim? Veja aqui a alavanca está em 4x2. A alavanca realmente estava em 4x2, mas não havia desacionado o cardã dianteiro. Mexemos na alavanca um pouco e o cardã parou. Ou seja, o fato do carro estar mais amarrado e trepidando, era por causa do cardã dianteiro que estava rodando em alta velocidade (acima de 90km/h). Assim que saí da mecânica já notei a Band mais solta. Pensei comigo mesmo, ufa, voltou ao normal, era só a alavanca do 4x4 acionado.
Imagino que como as rodas livres estavam desligadas, não deveria haver nenhuma consequência, já que o cardã estava rodando solto e as rodas livres não estavam acionadas. Mas, para a minha surpresa, chegando aos 90km/h a trepidação voltou, não tão forte como antes, por que agora o cardã dianteiro estava realmente desacionado, mas voltou. Agora a Band não está mais rodando lisinha como antes do problema. Levei ao mecânico que averiguou a caixa, cardãs, cruzetas e parece tudo OK, justo e novo. A principio não deveria estar trepidando, mas está.
O que pode ter acontecido?
- Desbalanceamento dos cardãs?
- Desbalanceamento de alguma roda?
- Alguma outra sugestão para verificar?
- Não vejo outra coisa para verificar...
Como você revisou quase tudo, eu desmontaria a roda livre para limpar e lubrificar.
Roda livre também foi revisada... foram desmontadas, foram trocados os retentores do eixo e tudo mais.
O eixo dianteiro foi revisado por completo ha 2 semanas e trocado tudo que era necessário.
O eixo traseiro foi revisado por completo ha 6 meses e também foi trocado tudo que era necessário, até coroa e pinhão.
Como tudo foi revisado, eu votaria no reaperto dos parafusos do cardan, ou mesmo, na posição correta do mesmo. Se a posição das luvas não tiverem casadas, vai dar trepidação.
Abs
Acabei de descobrir o motivo da trepidação...Depois da revisão do cambio e reduzida, a 4x4 está acionando sozinho...
Preciso mandar ver isso, deve ser alguma regulagem...
Mesmo com a alavanca em 4x2, a minima trepidação da alavanca aciona o cardã dianteiro...
E como o cardã dianteiro é maior e menos utilizado, deve estar desbalanceado, provocando a trepidação...
Alguém ja teve problema semelhante? Do 4x4 engatar sozinho?
Att
Maik
Maik, fala aê meu,
para ter certeza que realmente o desbalanceamento é no cardã dianteiro, retire-o e ande com a band, somente com o cardã traseiro, se o problema sumir, realmente é isso.
Mas se não, pode ser desbalanceamento no cardã traseiro, como te falei, já aconteceu com minha antiga band longa, reparei o desbalanceamento do cardã e ficou tudo bem.
Ou, também pode ser um problema mais sério, na caixa de trasmissão, devido a estes engates indesejádos, que vc teve.
Mas, faça o teste antes de tudo.
Abrass
Fabiano
A trepidação é do cardã dianteiro. Preciso regular os engates da reduzida, já que ela está caindo sempre em 4x4.
Quando estou em 4x2 nao trepida, mas o 4x4 aciona sozinho e ai passa a trepidar por causa do cardã dianteiro acionado.
Levei hoje no mecânico para darmos uma olhada rápida.
O 4x2 e o 4x4 estão engatando perfeitamente e bem ao final do curso da alavanca como deve ser.Foi confirmado que não está engatando o 4x4 sozinho como se suspeitava antes.
A dúvida é exatamente porque o cardã diantiero está girando junto.
Ainda não se sabe ao certo o que acontece.
As vezes o cardã gira livre, leve e solto, e as vezes ele fica mais justo e acaba girando junto.
Quinta-feira vai pra desmontar e verificar
Abraços
Maik