Tem o anúncio da Band em algum lugar? De repente, os toyoteiros de Brasília podem conhecer o dono e dar alguma indicação se é boa ou não tão boa...
O ideal é levar um mecânico para verificar a Band com você e ver se está OK.
Esses dias um amigo comprou uma Band e levou meu mecânico para ajudar a verificar o estado do carro.
Mas em resumo é bom verificar
- Quanto de óleo o motor está baixando (no manual do motor Mercedes OM-314 - vulgo 608, diz que pode baixar ATÉ 1 Litro a cada 1.000 km) ???
- Para confirmar se está baixando óleo, peça para o proprietário acelerar (forte!!) e você vê no escapamento a cor da fumaça que está saindo. Se estiver saindo fumaça Branca é sinal de queima de água. Se estiver saindo fumaça Azul é sinal de queima de óleo. Se estiver saindo fumaça preta ou cinza escuro, é sinal de excesso de diesel,o que não tem problema é só uma questão de ajuste de Bomba Injetora.
- Verificar de quantos em quantos MIL KMs o dono trocava o óleo (ideal é de 5 em 5 mil km).
- Verificar quando foi a última troca de óleo de eixos e câmbio. Você pode levar uma chave 22 (se não me encano) e abrir o parafuso de entrada de óleo do eixo para verificar se o óleo dos eixos estão OK. Óleo da cor de Doce de Leite Pastoso é sinal de que está contaminado. Óleo bom tem que ser um marrom cor de óleo SAE 90, ou seja, um Marrom transparente. Se for óleo Verde militar com cheiro esquisito, é óleo 140 e não é o óleo correto para o eixo.
- Verificar se o câmbio faz barulho, ruído perceptível de Rolamento cantando.
- Verificar se o câmbio está Escapando marchas e como está o engate das Marchas. OBSERVAÇÃO: a Toyota ano 78 a 83 veio com câmbio SECO, ou seja, não tem sincronizador da primeira para segunda marcha. Só tem 4 marchas para frente + 1 ré. E o engate dessas marchas são bem complicadinhos.... tem que fazer praticamente "no Tempo". Mas depois que pega o jeito, é tranquilo. Dizem que é o câmbio mais resistente de todos. Pergunte se o proprietário já trocou o câmbio por um 4 marchas SINCRONIZADO, que sairam nas Bands acima de 83.
- Verificar se a tração 4x4 está engatando e se a roda livre está OK.
- Verificar o estado geral da lataria!! Lataria é um detalhe visual, mas sai caro para mandar arrumar depois, ESPECIALMENTE aqui no DF onde a mão de obra qualificada é meio complicada de achar..... Verifique se não há muitos pontos de ferrugem e se não há podres. Se bem que pelo preço que estão pedindo, é possível que esteja com vários pontos de ferrugem. Uma reforma completa de lataria (daquelas que desmonta TUDO) não sai por menos de 6 mil reais!! Por isso é bom ficar atento.
É bom tomar cuidado com essa história de carro de mulher...
Mulher pode não fazer trilha, mas pode também não saber como cuidar devidamente do carro.
Manutenção de Band não é bicho de 7 cabeças, mas pegar uma Band com muita coisa por fazer pode sair MAIS CARO do que comprar 2 Toyotas!!!
Nesse caso, conforme for o estado da Band, é bem melhor pegar uma já pronta...
O Telefone do meu mecânico é: SAULO - Mecânico Diesel Paranoá : 9641-7609.
Diga que foi Daniel da Toyota Cabine Dupla que indicou ele.
Abraços e sorte empreitada!