Postado originalmente por
Julio Militão
Caro Dudu,
Minha experiencia com turbinamento foi bastante positiva, embora meu motor nao seja o 14B, o meu é o 314, sei que motores diesel tem grande vantagem com o turbinamento. Estou por concluir uma segunda reforma na minha Band e, nesta última, priorizei o motor. Este, por sua vez, já era turbinado. Modifiquei o comando, melhorei o cabeçote e troquei os pistões, alem de colocarum intercooler. Somente com o turbinamento o rendimento da máquina ficou bem superior.
Minha experiencia foi adquirida com as leituras deste Forum e indicam que, se turbinar, para obter melhor desempenho em rodovias, expedições, é melhor alongar. Importante lembrar que se vais aumentar o diametro dos pneus, já estarás alongando a relação final. No caso de utilizar, na maioria das vezes, o veículo em trilhas deixa a relação como está.
O motor 14B, pelo que já lí por aqui, pode ser considerado de alta rotação, como a maioria dos motores diesel de hoje, seu turbinamento deve aumentar consideravelmente sua potencia e, certamente, o veículo vai "pedir" marcha!
Se quiseres ver minha Band, bater um papo e tomar um refri, ela e eu estamos na oficina do Douglas, na esquina da rua do Bajo com a Guaporé, quando não estou fora da cidade, estou nos finais de tarde por lá.
Esta é minha humilde opinião.
Um abraço