Opa Serjão
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Hola, amigos, les cuento que estoy en Uruguay y que aqui en invierno la temperatura es por debajo de cero.
Mi band es con motor om314s, y cuando la compre ya tenia el calentador colocado en la admision, incluso el mismo tiene un inyector de querosene que actua cuando el calentador esta al rojo., ademas la batería es de 200 amp. y la coloque hace un mes.
No he tenido que usar el calentador nunca, pero se que funciona, no ha dado mayor dificultad en arrancar, aunque algunos dias le doy arranque, da varias vueltas y no enciende, luego oprimo el estrangulador a fondo y doy arranque nuevamente y enciende en la primer vuelta, esto no siempre sucede el dia mas frio, pero si siempre en el primer arranque en la madrugada.
Les recomiendo la bateria grande pero es dificil de colocar.
Saludos desde Montevideo
Gerardo Balero, band longa 1982
Tiago
Para comprar a vela (ou acalentador) talvez o melhor é você dar uma passadinha no país vecino, el Uruguay de nuestro Gerardo. Com o frio que já sofri por aí em viagens a trabalho, trava tudo mesmo. :cry:
De qualquer forma, dou uma sugestão. A bateria tem três indicadores para uma boa escolha (veja abaixo as explicações). O que você deve prestar MUITA atenção é no tal do Crank, pois se ele for baixo, terás dificuldades em girar seu motor no frio congelante.
Antes que alguém pergunte porque dou pitacos aqui, explico. Minha camper tem os dois diferenciais da Band e também o motor 14B, que é simplesmente excelente. Por isso, sempre dou uma passada aqui para aprender alguma coisa sobre essa parte da alma da Band que me carrega
:lol: :lol: :lol: :lol:
Abraços
Eriksom
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CARACTERÍSTICAS DE UMA BATERIA (dados retirados de http://www.baterias0km.com.br/index1.htm)
AMPERE-HORA (Ah):- É uma unidade de medida da capacidade de uma bateria. Indica a quantidade de energia que a bateria consegue armazenar.
O Teste é feito descarregando-se a bateria com uma corrente específica até atingir uma tensão final de 10,5V na bateria.
CORRENTE DE PARTIDA (A)
É a corrente que uma bateria nova plenamente carregada poderá fornecer durante um período de tempo até uma tensão final especificada. Geralmente os fabricantes usam a norma SAE (A–Cold Cranking Ampéres) que é a corrente de descarga prescrita pelo fabricante que aplicada à bateria sob temperatura de -18ºC resulta em uma tensão maior que 7,2V após 30 segundos de descarga.
RESERVA DE CAPACIDADE:
É a reserva de energia (em minutos) que, no caso de falha no sistema elétrico, a bateria poderá continuar operando os acessórios elétricos. O teste é realizado descarregando-se a bateria com 25 A até uma tensão final de 10,5V.
Coloque uma mangueira de avanço na entrada de ar do motor ( sobre o motor ) e depois leve ate dentro do carro.
Antes de ligar injete WD 40 ou similar neta mangueira dentro do carro e pega na primeira
Qualquer duvida posso mandar fotos ( Basta injetar uns 3 segundos )
Citação:
Postado originalmente por dbsite
A minha nunca "tremeu" e olha que em Sampa faz frio razoável no inverno, só o que rola é ar no sistema injetor que tenho que eliminar sempre com aquela bombinha manual perto do bloco , abrindo o respiro.
Aliás pergunto se isso constantemente é "normal" , galera?
Minha bateria é de 120A
Maurício----
Band '63
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lembro de ter lido algo semelhante em algum canto da net porém não dei muita atenção.Citação:
Postado originalmente por dbsite
Mas tenho certeza que é uma peça original de motores onde é muito frio, é um tipo de dispositivo que aquece o ar admitido. Inclusive todos om314 tem o lugar pra ser instalado esse dispositivo.
talvez alguem que tenha instalado ele poderia nos dar mais informação, como instalar e onde comprar, etc...
Boa tarde amigos
referente ao assunto da vela aquecedora! consegui informações direto da concessionaria mercedez-benz da minha cidade. Eles me disseram que essa vela era instalada em motores muito antigos, primeiras edicoes dos om314(608).
No meu caso, é um OM314S(708), que tem injeção automática e nao é necessária a instalacao de vela alguma.
Entao, acredito que tenho problemas com minha bateria, ou parte eletrica do carro, vou revisar isso!!
Eriksom, Marco e Mauricio, obrigado pelas dicas!
abracos
Como diria o Jack, vamos por partes.
- O motor Mercedes é muito pesado para ser virado pelo arranque.
- Tem um modelo entigo de arranque que é mais fraco, o JD se não me engano, o modelo mais novo é o JF que dá mais rotação e é mais forte.
- Se o motor virar, mas não atingir a rotação necessária, ele não pega nem com reza braba.
- O motor de arranque tem que estar sempre em ordem, sem folgas e com os eixos bem lubrificados.
- Puxe os dois cabos, positivo e negativo, direto da bateria para o arranque, o negativo deve ser parafusado na carcaça do motor de arranque no parafuso de baixo, que prende ele no bloco.
-Use cabos Pirelli ou Condugel de 70 mm2. os mesmos que são usados em máquinas de solda, se não me engano o cabo Pirelli se chama Soldaprene. Prepare o bolso, pois esse cabo é caro.
- Na ponta do cabo use terminais em que se encaixa o cabo e que ele seja preso por uma porca – o modelo é esse: http://www.arsal.com.br/produtos.htm - é o segundo conector a direita, de cima para baixo (desculpe é melhor ver do que explicar)
-Depois de prender o cabo, estanhe tudo muito bem para evitar oxidação. Pronto você nunca mais vai ter problema com os cabos de sua bateria.
-Verifique a carga e o estado da bateria num auto elétrico, a bateria original da Band com mortor Mercedes é de 126 Ah, os modelos com 709 têm duas baterias de 70Ah.
Veja o alternador se está legal e carregando a bateria direito.
No mais, se nada disso funcionar num dia de frio mais brabo use o WD, mas lembre-se que o WD é exceção.
Por incrível que pareça meu carro tinha tudo isso e às vezes enchia o saco, coisa que só se resolveu depois que mandei o eletricista mudar as peças do meu alternador para ele fornecer 65A. Custou há um ano atrás 300 reais.
Té mais,
Joaquim/SP
Band89
Excelente Joaquim
obrigado pelas dicas! essa semana estarei realizando uma geral na eletrica da Band e logo depois, te conto o que realmente aconteceu e o que foi necessário para corrigir.
abracos congelados :shock:
minha toyota sempre deu problema pra pegar no inverno, é uma 81 com motor om314.
estou com bateria nova (nao sei qual é mas nao é muito grande nao) eu chutaria entre 80-90 Ah, o motor de arranque original, porem adaptei um alternador bosch 120A de vectra. e nunca mais deu problema no arranque porem agora é que vai vir o primeiro frio. vamos ver como vai ficar.
Agora uma coisa que seria legal é adaptar um motor de arranque mais porrada e essa vela aquecedora.
alguem sabe onde comprar essa vela aquecedora e se é possivel adaptar um motor de arranque mais moderno e forte? alguem já fez isso?
Estive em BARiloche no mês passado....
e para minha sorte, a hospedagem em q tava era na descida de um "barranco"..
sorte minha mesmo, pq na volta pra casa, mesmo no calor e sem chuva, o motor naum girava, entaum era um suador ateh conseguir mover a band para pegar no tranco...
e Valeu pelas dicas, aprendi muita coisa jah...
Alguem sabe informar, como instalar a vela aquecedora na band Om314? se possivel alguma foto.
Muito obrigado