x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 47 de 47
  • #37
    Usuário
    Entrada
    31/12/2018
    Local
    Itu/SP
    Idade
    62
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0



    Bom dia amigos! Denise, foram muito didáticas suas orientações, assim como dos demais colegas, agora vendo essa foto com o furo, eu pergunto: o que o "mexânico" pretendia com isso?
    Abraço a todos!
    4X4 Brasil

  • #38
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12
    Originalmente a Band, principalmente as mais antigas, não foi feita para altas velocidades. Ao longo de sua história, ela deixou de ser usada exclusivamente no campo (onde as velocidades são mais baixas) e foi ganhando cada vez mais as estradas e rodovias. O pino chorão (que fica na CT), pela sua configuração naturalmente tem limitação na sua lubrificação, então é o que mais sofre nessa equação.
    Reza a lenda que num determinado período da produção das Bands, a própria Toyota resolveu interligar as caixas no intuito de aumentar o volume de óleo e, com isso, baixar sua temperatura e proporcionar uma melhor lubrificação.
    Ocorre que o resultado foi um aumento da pressão interna que estourava retentores e juntas, causando diversos vazamentos. Comprovou-se tbm que não houve melhoria na lubrificação das peças. A CT leva 1,5L de óleo e a lubrificação de suas peças se dá por "salpico" e não por imersão. Com o giro das peças, o maior volume de óleo fazia com ele se expandisse criando um zona de vácuo entre as peças (semelhante ao que ocorre num liquidificador)
    Então a Toyota voltou atrás.
    Só que alguns mexânicos ainda insistem nessa prática e fazem esses absurdos que vc viu nas fotos.
    Estas fotos são da minha CT que foi furada por um desses.




    Citação Postado originalmente por gonella Ver Post
    Bom dia amigos! Denise, foram muito didáticas suas orientações, assim como dos demais colegas, agora vendo essa foto com o furo, eu pergunto: o que o "mexânico" pretendia com isso?
    Abraço a todos!
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #39
    Usuário
    Entrada
    23/08/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    150
    Agradecimentos: 6
    Caraca, dessa eu não sabia... uma verdadeira aula!

    De, alguma dica para tentar minimizar o desgaste do pino chorão? Principalmente para quem viaja muito com a Band (velocidades de 100 km/h por horas a fio).

  • #40
    Usuário
    Entrada
    31/12/2018
    Local
    Itu/SP
    Idade
    62
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Amigos toyoteiros!! Seguindo suas recomendações acabei de levar a toy ao mecânico e expus a ele todas as orientações técnicas que os colegas me passaram aqui neste fórum. Fizemos então uma checagem. Primeiro tiramos o parafuso do câmbio e verificamos o nível, logo em seguida retiramos o parafuso da ct. Meus amigos vocês acertaram na mosca, jorrou óleo pela ct!!!! Ou seja, como vocês disseram o óleo do câmbio está indo para a ct. Semana que vem vamos descer as caixas e tentar descobrir se é problema com retentor ou algum furo que está comunicando o óleo.
    Conforme os trabalhos forem evoluindo, vou atualizando o status.
    Obrigado a todos!!!!

  • #41
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Originalmente a Band, principalmente as mais antigas, não foi feita para altas velocidades. Ao longo de sua história, ela deixou de ser usada exclusivamente no campo (onde as velocidades são mais baixas) e foi ganhando cada vez mais as estradas e rodovias. O pino chorão (que fica na CT), pela sua configuração naturalmente tem limitação na sua lubrificação, então é o que mais sofre nessa equação.
    Reza a lenda que num determinado período da produção das Bands, a própria Toyota resolveu interligar as caixas no intuito de aumentar o volume de óleo e, com isso, baixar sua temperatura e proporcionar uma melhor lubrificação.
    Ocorre que o resultado foi um aumento da pressão interna que estourava retentores e juntas, causando diversos vazamentos. Comprovou-se tbm que não houve melhoria na lubrificação das peças. A CT leva 1,5L de óleo e a lubrificação de suas peças se dá por "salpico" e não por imersão. Com o giro das peças, o maior volume de óleo fazia com ele se expandisse criando um zona de vácuo entre as peças (semelhante ao que ocorre num liquidificador)
    Então a Toyota voltou atrás.
    Só que alguns mexânicos ainda insistem nessa prática e fazem esses absurdos que vc viu nas fotos.
    Estas fotos são da minha CT que foi furada por um desses.
    Tai uma grande verdade Denise .Tenho suspiro da ct estendido até nível do reservatório da direção hidráulica , e ct estando no nível e depende a velocidade,viajo muito no asfalto na média de 100 kms /hora ,poe óleo fora lá no respiro ,se nível da ct baixar deixa de por óleo fora ,então não me preocupo mais tanto com nível da ct pois ao completar ,cabem no máximo 1/4 de litro.Uso militec no cambio e ct.
    Certa feita ,ao cair uma trava do patim do freio de mão (estava bem encostada as lonas)deu um tranco que quebrou a flange onde vai cabo do velocímetro e mesmo sem óleo rodei mais de 60 kms para chegar em casa mas numa segunda marcha bem devagar ,acredito que não fosse militec teria fundido tudo (sem propaganda do militec)pois uso bardal também nos diferenciais.Diferenciais originais com aproximadamente 300.000 kms.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #42
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Colega, nada a perdoar, ninguém nasce sabendo.
    E é muito importante sim verificar barulhos, vazamentos ou qqr irregularidade, procure entender o máximo que puder para não ser passado pra trás e para qqr reparo sempre ter em mente que se deve começar pelo mais simples.
    Nunca tive Band na vida e em menos de 5 anos já tenho 2, realmente vicia kkkk.
    Este Fórum tem muuuuuuita informação, colegas super generosos em compartilhar conhecimento e existem tbm os grupos de whatsapp.
    Na hipótese das caixas estarem interligadas, podem ser 2 situações. O retentor, como mencionado pelo Sérgio, ou um furo propositalmente feito por algum "mexânico" que se acha mais entendido que engenheiro da Toyota. Eles literalmente pegam a furadeira e fazem um furo para comunicação do óleo. (veja foto anexo)
    No caso de ser o retentor é só trocar, importante fazer com cuidado como disse o Sérgio, limpar bem e verificar se há rebarbas ou mossas no local do "alojamento" do retentor, qqr irregularidade "machuca" o retentor e passa a vazar. Infelizmente a Sabó não faz desse, então prefira da Arca, evite BCR.
    E no caso de ser o furo, deverá levar para um torneiro tapar. (veja foto anexo).
    O que não pode deixar é ficar com excesso de óleo pois o aumento de pressão detona retentores e juntas.
    Pensando sobre este caso de passar óleo de uma caixa para outra ,aconteceu comigo numa viagem ao interior um vazamento deste.Notei pela traseira da toy que começou à ficar "tapada" de óleo.O bendito retentor da saída da ct ,do freio de mão não resistiu ao excesso mas,mancada minha pois tinha retirado a ct e cambio para conserto e como minha ct tem duas engrenagens no eixo principal devido ao guincho mecânico não tomei devido cuidado ao acoplar ct e retentor duplo estourou.
    Eu ,à 300 kms de casa ,em plena br ,parando de 50 em 50 kms completando óleo até chegar no destino.Encontrei um mecânico das antigas mas não consegui retentor original ,este mecânico colocou um retentor que é usado em caminhão mercedes não sei qual lugar usa ,só sei que era simples de um lábio somente e digo ,rodei muito tempo assim passou óleo para ct.Como disse Denise ,retentor entre as duas caixas não existe sabó ,difícil de achar,porque ´não usar retentor simples pois óleo da ct não vai conseguir passar para cambio principal devido ao desnível e à quantidade (esperando pedradas rssrs).
    Verdade seja dita ,acoplar ct no cambio é ruim demais ,fiz duas guias longas para poder encaixar nivelado ,se for mexer com cambio no lugarpior ainda, é sofrimento certo ,peso,posiçao,se entrar desnivelado ,tchau retentor.
    Desculpem o longo escrito ,são experiências depois de 25 anos com uma toy.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #43
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12
    Usar peça original ou, se paralela, que seja de primeira, como Engretécnica por ex.
    Nada dessas "importadas" , tudo xing ling, muitas vezes não dura 1 mês.
    O uso de condicionador de metal como Militec tbm prolonga a vida útil.
    Muitas estão optando pelo sistema rolamentado, mas precisa usinar alguma coisa lá dentro e depois, se quiser não tem como retornar ao sistema antigo a não ser substituindo a peça que foi usinada.
    Mas já soube de quem se deu mal pois o pino simplesmente quebrou. No sistema rolamentado, o pino tem a bitola bem menor pra caber o rolamento entre ele e a engrenagem dupla e ainda tem uma segunda redução formando um "pescocinho".
    Esse pescocinho parece ser o "tendão de Aquiles"



    Citação Postado originalmente por Marcus DT Ver Post
    Caraca, dessa eu não sabia... uma verdadeira aula!

    De, alguma dica para tentar minimizar o desgaste do pino chorão? Principalmente para quem viaja muito com a Band (velocidades de 100 km/h por horas a fio).
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #44
    Usuário
    Entrada
    23/08/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    150
    Agradecimentos: 6
    Também ainda prefiro o original a esse sistema rolamentado. Não que o segundo seja ruim (nunca sequer vi ao vivo), mas o original, se bem cuidado, dura muuuuito. A dificuldade, como vc disse, está mais quando dá problema em achar as peças de qualidade.

    Sobre o Militec, nunca acreditei muito nele, mas depois do relato de vocês me interessei. Tem alguma versão específica para câmbio? Quantos ml vocês colocam em cada caixa? Troca a cada quantos mil kms?

  • #45
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12
    Eis o grande desafio hj em dia, peças e insumos de qualidade.
    O que nos resta é usar de procedimentos de proteção.
    Eu não abro mão de condicionador de metais (Militec) para durabilidade maior das peças e de um bactericida para evitar a formação de borra no diesel (Actioil ou Fuelgard da John Deere).
    Segue abaixo um pequeno guia de uso de ambos. Nele estão as quantidades gerais (para uso em qqr Band) e tbm quantidades já calculadas para o uso no 14B.
    Quem tiver MB, basta recalcular.

    Militec - Actioil - Fuelgard
    *TROCAS E USO DE MILITEC*
    Motor
    Óleo lubrificante: 15w40 API CD ou melhor - 7L a cada 5.000 km
    Militec: 60 ml/L = 400 ml a cada 20.000 km

    DH
    Óleo: DEXRON ou DEXRON II - 0,25L)
    Militec: 20 ml/L = 5 ml a cada troca de fluido

    Diferencial
    Óleo: SAE 90 ou 75w90 - 2,5L por diferencial a cada 15.000 km
    Militec: 30 ml/L = 150 ml a cada 50.000 km

    CT
    Óleo: SAE 90 ou 75w90 - 1,5L a cada 10.000 km
    Militec: 60 ml/L = 90 ml a cada 50.000 km

    Câmbio
    Óleo: SAE 90 ou 75w90 - 4,1L a cada 10.000 km
    Militec: 60 ml/L = 250 ml a cada 50.000 km

    Embreagem
    Óleo: leo: DOT3 ou melhor (DOT4 ou DOT 5.1, nunca o DOT5) - 100 ml a cada 20.000 km ou 24 meses, o que ocorrer primeiro
    Militec: 20 ml/L = 2 ml a cada troca de fluido

    Compressor de AC
    Militec: 60 ml/L = 400 ml a cada 2 anos

    Graxa
    À base de sabão de lítio, melhor com adição bissulfeto de molibdênio (esta última mais indicada para rolamentos, cruzetas e mancais)
    Militec: 150 ml/kg de graxa. Misturar de forma homogênea.

    Freio
    Óleo: DOT3 ou melhor (DOT4 ou DOT 5.1, nunca o DOT5) a cada 20.000 km ou 24 meses, o que ocorrer primeiro
    Militec: NÃO USAR



    *BACTERICIDA*
    Actioil
    5ml/L de diesel = 300 ml (tanque cheio) a cada 6 meses

    Fuelgard John Deere
    0,3 ml/L de diesel = 18 ml a cada mês

    *Um cuidado importante*
    Fazer uso do Militec apenas qdo da troca por óleo ou fluido novo.
    Antes de fazer uso do bactericida, fazer uma limpeza criteriosa da linha de combustível.

    Citação Postado originalmente por Marcus DT Ver Post
    Também ainda prefiro o original a esse sistema rolamentado. Não que o segundo seja ruim (nunca sequer vi ao vivo), mas o original, se bem cuidado, dura muuuuito. A dificuldade, como vc disse, está mais quando dá problema em achar as peças de qualidade.

    Sobre o Militec, nunca acreditei muito nele, mas depois do relato de vocês me interessei. Tem alguma versão específica para câmbio? Quantos ml vocês colocam em cada caixa? Troca a cada quantos mil kms?
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #46
    Usuário Avatar de T.Azevedo
    Entrada
    05/07/2014
    Local
    Mucuri/BA
    Posts
    292
    Agradecimentos: 3
    Sua tampa lateral tem bujao?
    Meu caso é o seguinte minha caixa nao é interligada. Porém eu uso o nível de oleo da tampa lateral (que tem bujao) ela é uns dois dedos acima do bujao traseiro da tcase. Deixa o óleo mais ou menos no nivel do pino chorao da tcase. Em viagens longas com velocidade constante de 90 a 100 Que esquenta muito, sim o óleo pinga por cima.
    4X4 Brasil
    Tonha - Bandeirante CD 91 OM364S Turbo. DH. Bloqueio Kaiser. Butinas 35" Disco 4 Rodas. Guincho.

  • #47
    Usuário Avatar de T.Azevedo
    Entrada
    05/07/2014
    Local
    Mucuri/BA
    Posts
    292
    Agradecimentos: 3
    -tampa-lateral-tracao-toyota-bandeirante-d_nq_np_925084-mlb30385825656_052019-q.jpg
    -tampa-da-caixa-da-traco-toyota-bandeirante-d_nq_np_328305-mlb25018292041_082016-q.jpg
    Tonha - Bandeirante CD 91 OM364S Turbo. DH. Bloqueio Kaiser. Butinas 35" Disco 4 Rodas. Guincho.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L200 Triton soprando óleo pelo suspiro do motor.
      Por TIAGORC no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 30/10/2023, 08:16
    2. Vazamento oleo cambio automatico pelo respiro explorer 94
      Por Sérgio Pinheiro no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 31/05/2019, 17:37
    3. Respostas: 3
      Última resposta: 27/05/2014, 15:57
    4. Ranger - Vazamento pelo suspiro do cabeçote
      Por IGORFROTA no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 16/10/2012, 15:06
    5. Vazamento Do óleo Do Diferencial Pelo Cubo Da Roda
      Por Caiogaucho no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/09/2007, 21:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade