x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1

    direção elétrica no Bandeirante




    Vamos lá pessoal ...

    tenho uma Band direção mecânica e queria instalar uma hidráulica nele. Após ver os custos R$ 3.500-4.500), adaptações, espaço ocupado, polias, correias, barras e pivôs, etc, fiquei decepcionado com essa bagunça toda e comecei a procurar outra solução.
    Pesquisando, descobri a direção elétrica (não é elétrica-hidráulica, o que também é interessante pois dispensa bomba, correia, polias e não rouba potência do motor) do Stillo, que é totalmente independente, fica na própria coluna de direção, não ocupa espaço, tem opção para gerar maior torque (tecla city), e é totalmente independente do motor. É muito simples. Na Europa e EUA este sistema está substituindo a direção hidráulica.
    Mas no nosso caso, pesquisei e encontrei apenas dois casos de adaptação com esta direção, um em um fusca (no caso a do C3, mas o proprietário iria substituir pela do Stillo) e outro em um jeep willys.
    O custo é baixo, um sistema completo e usado está na faixa de R$ 800-1.000 (recondicionado)e não precisa de grandes adaptações visto que a única alteração é na coluna de direção.
    Porém, antes de continuar neste projeto eu queria ouvir a opinião dos amigos, então por favor, critiquem.

  • #2
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por advocaciamartins Ver Post
    Vamos lá pessoal ...

    tenho uma Band direção mecânica e queria instalar uma hidráulica nele. Após ver os custos R$ 3.500-4.500), adaptações, espaço ocupado, polias, correias, barras e pivôs, etc, fiquei decepcionado com essa bagunça toda e comecei a procurar outra solução.
    Pesquisando, descobri a direção elétrica (não é elétrica-hidráulica, o que também é interessante pois dispensa bomba, correia, polias e não rouba potência do motor) do Stillo, que é totalmente independente, fica na própria coluna de direção, não ocupa espaço, tem opção para gerar maior torque (tecla city), e é totalmente independente do motor. É muito simples. Na Europa e EUA este sistema está substituindo a direção hidráulica.
    Mas no nosso caso, pesquisei e encontrei apenas dois casos de adaptação com esta direção, um em um fusca (no caso a do C3, mas o proprietário iria substituir pela do Stillo) e outro em um jeep willys.
    O custo é baixo, um sistema completo e usado está na faixa de R$ 800-1.000 (recondicionado)e não precisa de grandes adaptações visto que a única alteração é na coluna de direção.
    Porém, antes de continuar neste projeto eu queria ouvir a opinião dos amigos, então por favor, critiquem.
    Amigo ,nao sei te dizer 'a respeito !minha toy tem direçao original
    e nao é progressiva !Tenho um stilo e direçao é fora de série mas será que quenta peso da dianteira da Toy ?
    Este tópico vai ser interessante
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Como é o funcionamento da direção elétrica?
    Não dá pau se entrar na água com o jipe?
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #4
    Martins,

    O direção elétrica pode ser boa para o uso em veículos off-road, desde que o sistema elétrico seja blindado contra agua e barro e que ela seja dimensionada para o uso.

    Acredito, não existir no mercado brasileiro, nenhuma direção eletrica que atenda os 2 itens acima.

    A comparação que devemos fazer no Bandeirante é sempre com caminhão e quase nunca com um veículo de passeio.

    Em tempo, note que, até onde tenho conhecimento, não existe caminhão com direção eletro-assistida.

    Abrass sem polemicas e esclarecedores

  • #5
    Colocando um pouco mais de lenha na fogueira.

    O novo Fiesta já vem com direção elétrica, assim como o Elantra novo, mas são somente carros pequenos, e lá fora o novo Corola.

    Já a Hyundai está lançando no Brasil o novo Ix35, utilitário de grande porte com tração 4x4 e "direção elétrica".

    Mas a "dor" vem mesmo da Land Rover, que está lançando o novo Range Rover Evoque com direção elétrica.

    Vamos considerar também, que tem muita gente utilizando Bandeirante com caixa de opala e bomba do santana, veículos de passeio.

    Mas isso é só para colocar um pouco mais de argumento para poder ouvir mais opiniões. Obrigado aos amigos que já colaboraram.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    19/04/2008
    Local
    sabará/MG
    Idade
    81
    Posts
    720
    Agradecimentos: 0
    hum hum ... tô de olho nesse topico.

    (as) com os ombros crescendo de tanto bater volante.
    Marruá AM 100 CS 2007
    Rural 72
    bicudinha 59 aguardando reforma

  • #7
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Bom lá vai o meu pitaco...

    Sem querer ser purista e nem tão pouco saudosista, não considero a solução elétrica a mais indicada para a Band...que é um carro espartano por natureza e mais se assemelha a um caminhão(antigo) conforme citado pelo Elmestizo acima.

    Outro detalhe importante a se observar em Bands e jipes em geral, é que a parte que "menos presta" e que mais apresenta problemas crônicos é a parte elétrica, seja pela trepidação ou por interpéries como: agua, barro e poeira. Isso lembrando que a elétrica destes carros(Band e Jipes) é a mais simples/funcional possivel e não envolve centrais eletro-eletronicas coplexas.

    Sem entrar no campo dimensionamento e porte do carro X equipamento de direção temos que considerar que os veiculos que vem equipados com direção elétrica contam com tecnologia anos luz mais evoluidas(o que não quer dizer que sejam melhores) que a das Band e a maioria são carros urbanos...ah mas e o Range Rover? ...bem agora estamos falando de outras cifras e outro perfil de uso....com isso considerando o possivel custo da direção elétrica deste veiculo a direção original Toyota, testada e aprovada passa a ser muito mais acessivel, viável($) e possível.

    Eu gosto muito de novas soluções e inovações, mas no item direção em um carro com a concepção Band e suas 2ton, melhor não arriscar pois direção é um item crucial para a segurança na condução.

    Abrs
    4X4 Brasil
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/09/2010
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Concordo com o Guiga em genero numero e grau, e ainda acrescento o seguinte, pode até funcionar bem no começo, mas acho que em pouquíssimo tempo vai dar pau, além das 2 ton ainda tem o fato que se os pneus forem largos complica mais ainda, porque fica mais pesado estersar, as soluções ja encontradas com caixa do santana e tal, são uma boa e o preço também é bom , só vai render boas adaptações.
    Continuarei de olho neste tópico, ta começando esquentar
    Não faça do seu filho um toyoteiro, a vítima pode ser você.

  • #9
    Usuário Avatar de Glauco mendes
    Entrada
    12/01/2008
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,724
    Agradecimento: 1
    E ai gurizada ta rendendo o assunto; logo que comprei a minha mandei colocar um setor de opala e bomba do santana, fica bom!! mas o que ñ me agradava era as adaptações, o mais agravante deles o setor que ficava exposto na ponta de fora da longarina do chassi, então logo que pude fui juntando as peças e coloquei tudo nos moldes originais!

    Abs..
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #10
    realmente, fica feio aquela adaptação na frente da Band, mas pelo custo acaba valendo a pena.

    Outro problema (que encarece muito) na direção hidráulica é comprar o kit de polia + correia + diversos (R$ 1.000,00), a própria bomba, mangueiras e etc. Então, só para esquentar mais um pouco o papo, vamos considerar a direção eletro-hidráulica?

    Na direção elétrica, a "caixa" fica na coluna de direção e o motor junto com a caixa, ou seja, um conjunto lacrado, acredito que a prova de água. No mesmo conjunto vai embutido o módulo de controle, que no caso do Stilo é independente (por isso que é o modelo que estão usando para adaptação).

    Na direção elétro-hidráulica, você utiliza uma caixa de direção hidráulica qualquer (da toyota, do santana, etc), porém utiliza uma bomba elétrica, totalmente independente do motor e portando de fácil adaptação (custo aproximado de R$ 450,00 recondicionado). As vantagens são que não consome potência do motor (economia 5% e + força no motor) e não precisa de um monte de adaptações para a bomba.

    Neste caso, se não optar pela direção elétrica, teríamos a opção eletro-hidráulica, muito comum em vários carros, embora lá fora este sistema esteja sendo substituido progressivamente pela elétrica.

    Então a questão complicou: hidráulica, hidráulica adaptada, elétrica e eletro-hidráulica. Como ficamos?

  • #11
    Usuário
    Entrada
    04/09/2010
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    Não tem preço

    Realmente a ponta do chassi com aquela adaptação, não é bonita , quem tentasse cobrir, mas ainda sim não me agradou, existem adaptações que ficam muito boa como é o caso da caixa do santana e tal mas fica feia, outras podem até ficar legal, mas pouco funcional, neste caso acabo optando pela original (ó até rimou) hehehe, a original realmente é uma fábula o custo, mas penso o seguinte, vou fazer um passeio com a familía e resolvo me aventurar um pouco afinal é um 4X4 e não qualquer um, é uma BAND, e aí quebra logo a adaptação e não posso prosseguir, imagine mulher e filhos na orelha: Tô com fome, com frio, com sono, com dor etc.
    Acaba ficando igual o comercial do cartão de crédito:
    Bomba adaptada R$1.800,00 Bomba original R$ 3.500,00 ouvir a mulher reclamar na trilha, Não Tem Preço.

    Continuo de olho a discução tá boa.
    Não faça do seu filho um toyoteiro, a vítima pode ser você.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    02/02/2012
    Idade
    54
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá Bom não tenho uma Band mas sim uma Kombi dupla e nela ja tinha colocado direção hidraulica ficou muito boa , tive que fazer uma reforma geral nela e troca frente e assoalho pois ja estava mais do que na hora . então nessa reforma saiu fora a caixa e toda instalação que fiz . Ai vem a novidade Comprei uma coluna do stilo (eletrica ) gostaria de saber se alguem sabe como fazer a ligação se so o positivo e negativo ja liga ou o outro conector com 06 pinos também sera usado , e a tecla (city) como farei ? ou esqueço ela de vez. Se alguem puder me ajudar agradeço Muito Obrigado .

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade