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Convex Datacenter
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  • #1
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    11/03/2007
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    Lightbulb Freio a ar na Band




    Bem, finalmente criei coragem e coloquei o tão sonhado freio a ar (ar/ óleo) na minha band.
    Ainda estou em fase de testes, mas estou muito satisfeito.
    Alguém já fez essa adaptação?
    O que achaste depois da mudança?

    Abraços.

  • #2
    opa
    ainda é só um sonho, quero colocar na minha band também!
    qual motor você tem?

  • #3
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Opa Geraldo, eu estou na Bahia, mas sou do Rio de Janeiro, e o mecânico diesel do meu pai tem uma Toy Band com freio a ar há muito tempo sem problemas... ele mesmo que instalou...
    Abraços.
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #4
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    posta umas fotos ai para nós. Principalmente do reservatório de ar. Quais mudanças são necessárias para mudar o compressor do motor mercedes para gerar pressão ao invés de vácuo? A band é com freio a disco ou a tambor?

  • #5
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Citação Postado originalmente por GERALDOMS Ver Post
    Bem, finalmente criei coragem e coloquei o tão sonhado freio a ar (ar/ óleo) na minha band.
    Ainda estou em fase de testes, mas estou muito satisfeito.
    Alguém já fez essa adaptação?
    O que achaste depois da mudança?

    Abraços.
    Olá,to com vontade de colocar tambem na minha branquela 92.Qual válvula que colocaste?De qual veículo? Colocou cuica?qual?Qual depósito de ar? Desculpe as perguntas mas serao de grande valia p/ mim!Acho que para mim sómente nao,para todos do forum.
    Um abraço

  • #6
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    Citação Postado originalmente por bandoleiro Ver Post
    posta umas fotos ai para nós. Principalmente do reservatório de ar. Quais mudanças são necessárias para mudar o compressor do motor mercedes para gerar pressão ao invés de vácuo? A band é com freio a disco ou a tambor?
    Bandoleiro,sómente inverter posiçao da tampa do compressor onde estao as válvulas,Sucçao pode ser feita na admissao.

  • #7
    Usuário Avatar de Glauco mendes
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    Interessante , o sistema deve ser semelhante ou igual usado nos caminhões MB mais antigos, poderiam passar mais informações pois tenho um compressor para instalar na minha, derrepente! o custou fica muito alto?

    Abs..
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #8
    Usuário Avatar de Acurvelo
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    Glauco e pessoal,

    Eu sou mecanico (não de Band) mas sou um proprietario e meio prof. pardal. Estive analizando esta possibilidade de isntalar o servo pneumatico na minha tambem. Porem ao analizar varias possibilidades e riscos pensei o seguinte:
    Qual é o meu problema, freio duro ou ineficiente? O meu problema como usava o sistema a vacuo original era a ineficiencia de frenagem. portanto a culpa não era do servo a vacuo ou a ar e sim do sistema que usava nas rodas. Iniciei uma busca e verifiquei com outros foristas as diferenças que teria com o freio a ar (é tudo igual) e descobri que a melhor mudança seria o freio a disco na dianteria que o meu era a tambor e a a substituição do sistema trazeiro para dois cilindros por roda como as novas que a minha era antiga. Efetuei toda a mudança e digo a todos após alguns ajustes se não tomar cuidado quebro o parabrisas com meu cranio. rsrsrsrs.
    Mas se mesmo assim quiserem colocar o pneumatico segue abaixo a receita:

    Comprem um acionador de freio do caminhão MB 1113 ou 608 (Hidro ar)
    valvula de alivio do MB (100PSI)
    Tanque de ar pequeno (MB-608)
    3mts de mangueira de polietileno 1/2"
    Conexões para o compressor, tanque e valvula
    abraçadeiras para o tanque
    Procurem um bom soldador pra colocar as braçadeiras
    Mecanico a diesel pra instalar o sistema
    boa sorte,

    Andre
    Andre Curvelo
    Band-Jeep 59 / OM-364-LA / 33" / 5-Speed

  • #9
    Usuário Avatar de Glauco mendes
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    Citação Postado originalmente por Acurvelo Ver Post
    Glauco e pessoal,

    Eu sou mecanico (não de Band) mas sou um proprietario e meio prof. pardal. Estive analizando esta possibilidade de isntalar o servo pneumatico na minha tambem. Porem ao analizar varias possibilidades e riscos pensei o seguinte:
    Qual é o meu problema, freio duro ou ineficiente? O meu problema como usava o sistema a vacuo original era a ineficiencia de frenagem. portanto a culpa não era do servo a vacuo ou a ar e sim do sistema que usava nas rodas. Iniciei uma busca e verifiquei com outros foristas as diferenças que teria com o freio a ar (é tudo igual) e descobri que a melhor mudança seria o freio a disco na dianteria que o meu era a tambor e a a substituição do sistema trazeiro para dois cilindros por roda como as novas que a minha era antiga. Efetuei toda a mudança e digo a todos após alguns ajustes se não tomar cuidado quebro o parabrisas com meu cranio. rsrsrsrs.
    Mas se mesmo assim quiserem colocar o pneumatico segue abaixo a receita:

    Comprem um acionador de freio do caminhão MB 1113 ou 608 (Hidro ar)
    valvula de alivio do MB (100PSI)
    Tanque de ar pequeno (MB-608)
    3mts de mangueira de polietileno 1/2"
    Conexões para o compressor, tanque e valvula
    abraçadeiras para o tanque
    Procurem um bom soldador pra colocar as braçadeiras
    Mecanico a diesel pra instalar o sistema
    boa sorte,

    Andre
    Curvelo eu já uso freio a disco nas 04 rodas da minha band o freio é bom, mas como estamos sempre invetando rsrsrsrsr, valeu pela dica.
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #10
    band mod.81,lona nas 4 rodas,e freio a ar/oleo.
    sistema muito bom,freio eficiente,trava as rodas e canta pneu em lombadas,quando esqueço que estou na 81 e nao na outra,acho melhor que o da mod.99
    as dicas do acurvelo sao otimas,
    mas no meu caso nao foi necessario o soldador,instalei o reservatorio do mb608 embaixo do assoalho do banco traseiro,coloquei 02 coxim da cabine do scania,e aproveitei as bracadeiras originais do reservatorio do mb608,comprei na casa de peças.
    o coxim ficou entre a braçadeira e o reservatorio.
    na sua relação faltou uma cuica de freio,para acionar o sistema traseiro,a cuica foi instalada proxima da caixa da bateria,como para a traseira o sistema ficou comprido,foi colocado uma cuica para auxiliar na pressao,na dianteira foi direto para as rodas.
    o acionador de freio que vc cita,aqui é conhecido como valvula pedal,foi retirar o cilindro do pedal de freio e encaixar a valvula,antes foi necessario fazer uma chapa quadrada com um furo no meio para acoplar a valvula e fixar na parede cora fogo/no mesmo lugar onde estava a cilindro do pedal.
    depois foi colocado um cilindro de freio do mb608 com reservatorio de oleo.
    encurtando:
    custo total proximo de 2.000,00,
    com este valor da para colocar freio a disco nas 4 rodas,mas,
    buzina a ar maritima=01,buzina 3 cornetas=01,valvula de descarga espirando no farol e ar para tirar o po da viatura por dentro,como diz a propaganda nao tem preço...

  • #11
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    O motor do Barrão é um MB 314.
    No meu foi retirado o hidrovácuo e cilindro mestre de freio, no lugar foi colocado a válvula pedal da scania, antes da travessa dos amortecedores traseiros (parafusado na lataria) fica o cuicão adaptado a um cilindro de freio e a válvula reguladora ambos do MB 1113 e na parte de trás tem o cilindro de ar do MB 608, fixado no chassi. Também coloquei a buzina com uma solenóide, a mangueira pra limpeza interna do carro e a mangueira de socorro pra encher pneu, também foi eliminado o freio de mão e colocado o maneco.
    A mangueira de sucção do compressor foi adaptada na entrada de ar do motor e a saída do compressor foi pra válvula reguladora, a entrada de ar no carter foi isolada com um taps.
    O suspiro do motor assim como a mangueira de sucção foi adaptada à entrada de ar do motor.

    Em outra oportunidade posto as fotos.

    Abraços.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Interessante , o sistema deve ser semelhante ou igual usado nos caminhões MB mais antigos, poderiam passar mais informações pois tenho um compressor para instalar na minha, derrepente! o custou fica muito alto?
    Abs..
    Glauco, qual o motor da tua Band? Se for Mercedes não precisas desse compressor, no teu motor já tem um. É só veres com o teu mecênico.
    Abraços.

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