LM, fiquei pensando do SPOA só na traseira depois daquele dia, acho que precisaria pelo menos cunhar o eixo dianteiro, pois ao levantar a traseira, o eixo dianteiro vai rotacionar, inclusive, minha direção ficou meio estranha, só com os jumelos maiores. Eu pensava que era pelos pneus laros, mas com pneus finos (e offset 0) a direção também fica meio boba, então só pode ser o up na traseira!
Só um detalhe: as dimensões dos pneus em um 4X4 têm que ser, NECESSARIAMENTE, as mesmas para as 4 rodas, sob pena de se forçar as engrenagens de cx e redução, podendo destruir mesmo todo o conjunto de transmissão.
Assim, se a intenção de spoar só a traseira for para pôr pneus maiores na traseira a operação comprometerá a mecânica da viatura.
Spoar só a trazeira resolve o problema dos pneus nas caixas de roda, e não complica na barra de direção.
Mas deve ficar com uma aparencia bem estranha, não?
Se olharmos as bands com algum critério, vamos reparar que 80% das bands que estão rodando por ai, a traseira é ligeiramente mais alta que a dianteira.
Se comparar uma band spoada, com as molas planas, e uma band com molas arqueadas e spua... a altura fica similiar.
Eu ja vi Rural somente spoado na traseira, mas naum sei o desempenho e dirigibilidade.
Creio q seja uma opção legal, se tivesse pensado nisso antes, teria tentado fazer isso antes de spoar total, soh para ver no q da. Essa eh uma opcao/esperiencia que alguem que esteja para spoar faça.
Att
Fabio
Toyota Band 89: MB314, SPOA, Freio a Disco, DH, Eixo flutuante, Maxxis Trepador 35, Ekron Mecanico, 200% blocado
Spoar apenas a traseira fica uma verdadeira M.... Isso só fica "menos pior" quando é em rural pois o eixo é mais fino e o carro é mais longo.
Quando estava spoando a minha eu passei por dificuldades técnicas e pensei em deixar apenas na traseira mas fica um lixo, parece HotRod, sem falar q muda completamente o caster.