Galera,

Há muito tempo que tenho a intenção de participar deste “mundo” de jipeiros e 4x4, recentemente consegui vencer as resistências e troquei meu veículo de mortais por uma band, curta, ano 91, e agora estou começando a aprender algumas lições sobre o tema.

Andei lendo e “estudando” muitos tópicos aqui do site, mas ainda não encontrei ajuda para algumas dúvidas simples que tenho (desculpem-me se estas questões já foram levantadas em outros tópicos, mas eu não as encontrei) e por isso venho pedir os seguintes conselhos:

1- A band veio cheia de adesivos espalhados na lataria e nos vidros e eu gostaria de removê-los para poder personalizá-la ao meu estilo. Alguns foram facilmente removidos e a cola residual deles saiu com uma simples cera, outros estavam recobertos com uma espécie de verniz (que recobre a lataria inteira) e por isso deixaram sua “marca” na lata.

As perguntas são: que material é esse que recobre a lataria? É possível reaplicá-lo no local onde foram removidos os adesivos? Se for um verniz automotivo, um polimento simples poderá igualar as partes ou terei mesmo que partir para algo mais drástico como lixar as bordas e reaplicar o “verniz”?

2- A band tem dois sistema de segurança instalados, um é uma trava carneiro (acionada por chave) e o outro é conhecido como “car sistem” (acionado por um botão escondido). Sei que estas travas são instaladas em partes importantes do motor e que o mal funcionamento delas pode me deixar na mão a qualquer momento. O “car sistem”, inclusive, não está mais em pleno funcionamento, pois não há mais a função de rastreamento por satélite já que o antigo dono não pagava mais pelo serviço e eu também não tenho interesse. Atualmente ele serve apenas como trava interrompendo (ou dificultando) a injeção do combustível.

Como quero utilizar o carro prioritariamente para expedições e viagens longas, a pergunta é a seguinte: devo desinstalar estas travas ou há alguma que possa ficar no carro e que não vá me trazer possíveis problemas no meio do deserto do atacama, por exemplo?

Tenho outras dúvidas, mas vou ficar com estas por enquanto para não encher muito o saco de vcs.

um abraço e obrigado.