x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1

    Motor om314 ano 1976




    galera, tenho uma pickup band longa ano 1976 e o motor om314 esta consumindo muito oleo lubrificante, cerca de 1 litro a cada 100km, ja está batido mas ainda anda.
    porem tenho q retificá-lo e gostaria de saber opinioes sobre se é possivel fazer upgrade dentro dele, colocar peças mais robustas que lhe dê maior potencia. Se puder, oq seria recomendado, gostaria de uma lista de atualizações.

    já procurei em varios topicos e n tiver respostas claras!

    grato

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    313
    Agradecimentos: 0
    Ola,

    Vc pode moderniza-lo e transforma-lo em um monstrinho rsrsr.
    Pesquise por "turbinar por dentro" no forum.
    Depois de feito isso, turbine e coloque LDA. Vai ficar muito forte.


    Att
    Fabio
    Toyota Band 89: MB314, SPOA, Freio a Disco, DH, Eixo flutuante, Maxxis Trepador 35, Ekron Mecanico, 200% blocado

  • #3
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por diegoricardoba Ver Post
    galera, tenho uma pickup band longa ano 1976 e o motor om314 esta consumindo muito oleo lubrificante, cerca de 1 litro a cada 100km, ja está batido mas ainda anda.
    porem tenho q retificá-lo e gostaria de saber opinioes sobre se é possivel fazer upgrade dentro dele, colocar peças mais robustas que lhe dê maior potencia. Se puder, oq seria recomendado, gostaria de uma lista de atualizações.

    já procurei em varios topicos e n tiver respostas claras!

    grato
    DiegoRicardoBa

    No tópico citado pelo Fábioabe:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ght=turbinando

    Leia todo ele, tem tudo o que voce precisa saber para resolver teu problema. Estou a fazer o mesmo com o meu motor que, no momento está na retifica com todas as peças novas, incusive, aproveitei para trocar as camisas e pelos pistões do 352 de 5 canaletas. Quando tiver concluido e testado vou postar neste forum os detalhes e impressões.

    Abs.

  • #4
    Diego

    Pesquise prá trocar o teu OM314 no estado que está por um OM-364, é MUITO mais motor e vale muito mais a pena que mexer no teu, além de valorizar a viatura. Se vc anda muito no asfalto pode turbinar mais prá frente, se vc usa mais na cidade e trilhas daí nao vale a pena turbinar...
    Se for fazer o teu motor recomendo usar as peças originais e colocar pistões de 3 canaletas do OM-364, o teu tem 4 canaletas, coloca esse de 3 que ele vai girar mais solto.
    Não inventa de ficar trocando muitas peças pq vai gastar uma fortuna e o resultado pode até ser o oposto do que vc queria, além do que não vai valorizar a viatura, se quiser mais potência turbine que é muito mais simples e garantido.

    [ ]´s

    Marco Antonio

  • #5
    Citação Postado originalmente por ThE_DoG Ver Post
    Diego

    Pesquise prá trocar o teu OM314 no estado que está por um OM-364, é MUITO mais motor e vale muito mais a pena que mexer no teu, além de valorizar a viatura. Se vc anda muito no asfalto pode turbinar mais prá frente, se vc usa mais na cidade e trilhas daí nao vale a pena turbinar...
    Se for fazer o teu motor recomendo usar as peças originais e colocar pistões de 3 canaletas do OM-364, o teu tem 4 canaletas, coloca esse de 3 que ele vai girar mais solto.
    Não inventa de ficar trocando muitas peças pq vai gastar uma fortuna e o resultado pode até ser o oposto do que vc queria, além do que não vai valorizar a viatura, se quiser mais potência turbine que é muito mais simples e garantido.

    [ ]´s

    Marco Antonio

    vlw brow, vou dá uma pesquisada, um mecanico falou isso tbm, que n vale a pena retificar um motor mt antigo, q é melhor trocar o carro por outro mais moderno ou trocar as peças por mais modernas.

  • #6
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por diegoricardoba Ver Post
    vlw brow, vou dá uma pesquisada, um mecanico falou isso tbm, que n vale a pena retificar um motor mt antigo, q é melhor trocar o carro por outro mais moderno ou trocar as peças por mais modernas.
    Bem,

    Um 364, custa de 7 a 12K, funcionando, porem em estado duvidoso, refazer teu 314, tu podes até gastar quase a mesma coisa, porem teras um motor novo, zerado, que tu sabes o que foi feito.

    Abs

  • #7
    galera, o cunhado de minha tia tem um motor 364 e com cambio sincronizado de 4 com redução. está pedindo 8200 nos dois, 6k do motor e 2.2k do cambio, ele garante!
    oq vcs acham?
    minha viatura será valorizada?
    compensa?

  • #8
    Pode pegar sem medo de ser feliz!!!! Se você não quiser me passe o contato dele!

  • #9
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por diegoricardoba Ver Post
    galera, o cunhado de minha tia tem um motor 364 e com cambio sincronizado de 4 com redução. está pedindo 8200 nos dois, 6k do motor e 2.2k do cambio, ele garante!
    oq vcs acham?
    minha viatura será valorizada?
    compensa?
    Pois eh diego

    O preço tah bom mesmo, é só ver se tah funcionando direito. Sem dúvida é um ótimo motor, porem, se puderes ver o estado de suas bronzinas, eixo comando etc. seria importante pra ter uma idéia de seu uso.

    Abs

  • #10
    Usuário Avatar de Jun Okada
    Entrada
    30/12/2005
    Local
    Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    66
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0

    custo/benefício

    Diego, acho q de longe fica mais em conta arrumar o seu motor, a não ser que esteja muito detonado.
    Lógico que se quer aproveitar pra fazer um upgrade tem q avaliar a utilização da sua band, como para trabalho ou lazer, uso urbano, rural ou até asfalto, porque além da troca do motor (314,364), envolve tb cambio (4 ou 5M) e diferencial. Será q vale o investimento?
    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jun Okada Ver Post
    Diego, acho q de longe fica mais em conta arrumar o seu motor, a não ser que esteja muito detonado.
    Lógico que se quer aproveitar pra fazer um upgrade tem q avaliar a utilização da sua band, como para trabalho ou lazer, uso urbano, rural ou até asfalto, porque além da troca do motor (314,364), envolve tb cambio (4 ou 5M) e diferencial. Será q vale o investimento?
    Abraços
    Pois é,

    É o que eu disse antes, um motor fechado sem saber seu estado interno é uma loteria, pode estar bom ou não! Nem entraria no mérito do cambio, para se ter um idéia, no "upgrade" que estou a fazer no meu 314 turbinado, que já está comigo tem uns 4 anos, ao abrir constatei que:
    1 - todas as bronzinas estavam no limite (troquei elas e instalei uma turbina quando comprei o veículo);
    2 - o cabeçote estava trincado em 4 pontos críticos, inclusive na sede de válvulas;
    3 - o comando já dava sinais de desgates;
    4 - o vira brequim estava na última medida.
    Sem contar outros detalhes não menos importantes. No caso deste motor, minha opção antes de abri-lo era comprar um 364, então entrei no mesmo dilema do Diego: fazer o "upgrade" ou comprar outro (364)?
    Como já disse, um novo motor usado, mesmo com garantia do vendedor, não garante que não vais ter dores de cabeça no futuro. Vejam, meu 314 andava normal, baixava óleo dentro de um período aceitável, aparentemente não tinha nada de errado. Quando foi aberto é que ví seu real estado. Estes motores são fantáticos, rodam até o limite, mas quando quebram, aí "lascou", pode preparar o bolso.
    No meu caso quero preparar o veículo para longas viagens, por locais sem assistencia técnica, então, optei por "construir" um motor "frankstein", com peças originais do 352 (pistões e camisas), cabeçote, comando, LDA, bomba de óleo e d'água do 364. Ter um motor com peças de outros modelos pode parecer esquisito, mas se levarmos em consideração que as peças estão disponíveis, pois os motores ainda são fabricados, não será problema. Sem contar que vou ter um motor ZERO, que custa, o parcial, cerca de R$20K!
    Os custos do "upgrade", sem a turbina, LDA e Cabeçote, incluindo a reforma da injetora, está saindo por menos que o valor do 364 do cunhado da tia do Diego!
    Estou a gastar bastante por excesso de zêlo e porque estou reformando todo o veículo, dos chassis, molas, bomba hidráulica, caixa de direção, diferenciais........
    Este é meu depoimento, baseado na minha experiencia, cuja fundamentação veio do estudo das opiniões dos foristas "experts" deste forum e de consultas a oficinas especializadas em motores diesel.

    Um abraço
    4X4 Brasil

  • #12
    resolvi fazer meu motor!!!
    ao abrir o motor om 314 ano 76 foi constatado que ele nunca passou por uma retifica, segundo a propria retifica. isso mesmo, ele tem 34 anos de idade, tem 10 anos que meu pai tem essa band.
    resolvi deixa-lo original mesmo, ela é pra trabalho pesado!
    oq precisou na retifica:
    embuchar as bielas;
    encamisar bloco (esta novinho o bloco)
    jogo de pistoes de 5 aneis (original)
    retificar virabrequim, 1º passo 0,50
    retificar comando 1º passo
    trocar valvulas e 4 sedes, ainda tinha 4 sedes boas!!
    + filtro de combustivel + jogo de junta + selador + 15l oleo lubrificante, etc.
    saiu por 2600 reais + 600 da mao de obra do mecanico, ou seja, 3200 e o motor vai passar mais 34 anos rodando se Deus kiser... e vou trocar a caixa de macha pela sincronizada

    //de acordo com as informaçoes do upgrade do motor, eu soube que o motor om 314 é praticamente igual ao om 352, muda apenas a quantidade de cilindros e usa varias peças do 352 (segundo a propria retifica). meu mecanico recomendou colocar o pistao de 3 molas, pois o motor fica mais solto, pois sao 2 aneis a menos raspando na camisa. ate uma bateria de fusca ligaria ele, mas aumentaria uns 300 reais no preço do pistao, porem optei pelo de 5 molas pq foi ele quem aguentou 34 anos de trabalho.//

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade