disco só na dianteira ou total nas 4?
Olá, vendo a opiniao dos amigos fiquei com uma dúvida cruel. Tenho um toyota band. cap. de aco longo 86 MB OM 314. Estou a colocar freio a disco na dianteira. Como tenho de trocar as lonas e todos os cilindros da traseira, pensei em aproveitar e colocar disco na traseira também. Mas fiquei preocupado quanto a essa questao de distribuicao da proporcionalidade de acao da frenagem. Qual a pressao correta, marca, número de válvulas equalizadoras a colocar p/ ter o sistema de freios próximo da perfeicão? Ou seria mais confiável manter o sistema a tambor na traseira? Um abraco.
Freio a disco nas 4 rodas
Citação:
Postado originalmente por
SECCO
Olá, vendo a opiniao dos amigos fiquei com uma dúvida cruel. Tenho um toyota band. cap. de aco longo 86 MB OM 314. Estou a colocar freio a disco na dianteira. Como tenho de trocar as lonas e todos os cilindros da traseira, pensei em aproveitar e colocar disco na traseira também. Mas fiquei preocupado quanto a essa questao de distribuicao da proporcionalidade de acao da frenagem. Qual a pressao correta, marca, número de válvulas equalizadoras a colocar p/ ter o sistema de freios próximo da perfeicão? Ou seria mais confiável manter o sistema a tambor na traseira? Um abraco.
CARO SECCO
Tenho um ENGESA e coloquei freio a disco ventilado da BAND nas 4 rodas ha 3 anos e nunca mais tive que mexer em freios , até hoje não troquei nem pastilhas de freio .
O detalhe da EQUALIZAÇÃO do freio é o seguinte , como os freios são identicos e na traseira tem que frear menos , COLOQUEI DUAS VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE , OU SEJA : SEGUIDA UMA DA OUTRA LOGO NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE , ( esta VÁLVULA EQUALIZADORA pode ser a original da BAND que vem nela ) , LOGO , se a sua BAND já tem uma VÁLVULA EQUALIZADORA na saída do cilindro mestre , É SÓ VC COMPRAR OUTRA e colocar a seguir e se não tem , compra duas , esta VÁLVULAS são da marca ATÈ de zero bar , e compra mais uma VÁLVULA PROPORCIONADORA da F-100 para ser colocada lá em baixo no diferencial na divisão do caninho de freio que vai um para cada roda , ou seja o cano de freio que vai do cilindro mestre para as rodas traseiras ele desce e vai lá para tras e se dividem para ír um caninho para cada roda correto ? Onde faz a divisão , tem uma peça que entra um cano e sai 2 , um para cada roda , NESTE PONTO VC RETIRA ESTA PEÇA E COLOCA A VÁLVULA PROPORCIONADORA DA F-100 ela tem UMA ENTRADA E DUAS SAÍDAS , o cano que vem de cima vc coloca na entrada desta VÁLVULA e nas saídas vc coloca um caninho para cada roda traseira e pronto , esta válvula deve ser fixada no diferencial por uma chapa que deve ser soldada no diferencial .
TENHO FOTOS DESTE SISTEMA NO MEU TÓPICO DOS ENGESAS com o título de : ENGESA E4 87 F-I : Enfim o quase " CORAÇÃO VALENTE " .
Fica muito bom , vale cada centavo gasto , é o melhor custo/benefício em freio de qualquer 4x4 .
ABRAÇÃO