x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1

    Question Troca do óleo, qual o período ????




    Pessoal tenho rodado pouco com a Band, troquei o oleo tem 7 meses e só rodei 3000 Km , sendo que uso o Ursa Super TD 15-40, é um oleo para 10.000 Km, pergunto posso aguardar até fazer 1 ano, ou devo trocar a cada 6 meses ????
    Agradeço as colaborações.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #2
    Usuário Avatar de Jun Okada
    Entrada
    30/12/2005
    Local
    Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    66
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0

    ...tenho visto...

    nas discussões é unanime que a troca deva ser a cada 5000 kms, de preferência usando óleos de qualidade. Eu uso TDX troco a cada 5000 km, meu uso é urbano e distâncias curtas. Troco filtro de óleo a cada troca e de combústível a cada 10.000 km. Não tem dado manutenção, estou a 50 mil km só rodando tranquilo...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Obrigado Jun, é o meu caso, tenho uso urbano e distancias curtas, mas se der 1 ano e não tiver os 5000 como fazer ????
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #4
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Pessoal tenho rodado pouco com a Band, troquei o oleo tem 7 meses e só rodei 3000 Km , sendo que uso o Ursa Super TD 15-40, é um oleo para 10.000 Km, pergunto posso aguardar até fazer 1 ano, ou devo trocar a cada 6 meses ????
    Agradeço as colaborações.
    Abs.
    Feitosa, essa discussão é muito antiga. O manual do Bandeirante recomenda a troca de óleo a cada 5000 km prevendo um uso do carro em situação ode muita poeira na roça.

    Conversei com um chefe de mecânicos da Mercedes-Benz Caminhões (S. Vicente M-B Itaipava, RJ) e ele me falou que os motores OM-314 OM-364 OM-364-A e OM-364-LA que são do mesmo porte dos nossos motores no Bandeirante até 1993 se rodarem no asfalto e não pegarem muita poeira podem ter o óleo trocado a cada 10.000 km juntamente com todos os filtros sem o menor problema. Principalmente se o óleo do motor for de boa qualidade.

    Ele argumentou que os caminhões que carregam muito mais peso que a gente trocam de óleo a cada 25.000 km e até 40.000 km sem problemas, e que num Bandeirante 10.000 está de ótimo tamanho. Imagine só, um caminhão MB-608, MB-709 que rodam 1000 km por dia por esse Brasil à fora com os mesmos motores dos nossos Bandeirante mas levando 6 ou 7 toneladas de carga, se eles fossem trocar o óleo a cada 5000 km teriam que parar de cinco em cinco dias para trocar o óleo... Ele comentou que esses motores rodam 500.000 km + trocando o óleo de 25.000 em 25.000 ou até mais. O comentário é que em se usando um óleo de qualidade, e filtrando bem o óleo ele sai praticamente novo do carter em 5.000 km e é um desperdício trocar de 5.000 em 5.000 km

    Feitosa, essa informação eu ouvi diretamente de um chefe de oficina de uma concessionária de caminhões Mercedes; não é uma 'opinião' minha.

    Quanto ao fato que o carter do Bandeirante é um pouco menor que o dos caminhões por conta do diferencial dianteiro, essa pessoa falou que a diferença em peso que os motores carregam compensa amplamente.

    No meu carro uso o Mobil Delvac 1400 15W-40 com os 3 filtros Mann e troco certinho de 10 em 10 mil.

    Outra coisa, pra mim trocar o óleo de 5000 em 5000 é ecologicamente incorreto, já que são quase 9 litros de óleo de motor que tantas vezes vão pro córrego e não reciclados.

    Abraço;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,785
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Feitosa, essa discussão é muito antiga. O manual do Bandeirante recomenda a troca de óleo a cada 5000 km prevendo um uso do carro em situação ode muita poeira na roça.

    Conversei com um chefe de mecânicos da Mercedes-Benz Caminhões (S. Vicente M-B Itaipava, RJ) e ele me falou que os motores OM-314 OM-364 OM-364-A e OM-364-LA que são do mesmo porte dos nossos motores no Bandeirante até 1993 se rodarem no asfalto e não pegarem muita poeira podem ter o óleo trocado a cada 10.000 km juntamente com todos os filtros sem o menor problema. Principalmente se o óleo do motor for de boa qualidade.

    Ele argumentou que os caminhões que carregam muito mais peso que a gente trocam de óleo a cada 25.000 km e até 40.000 km sem problemas, e que num Bandeirante 10.000 está de ótimo tamanho. Imagine só, um caminhão MB-608, MB-709 que rodam 1000 km por dia por esse Brasil à fora com os mesmos motores dos nossos Bandeirante mas levando 6 ou 7 toneladas de carga, se eles fossem trocar o óleo a cada 5000 km teriam que parar de cinco em cinco dias para trocar o óleo... Ele comentou que esses motores rodam 500.000 km + trocando o óleo de 25.000 em 25.000 ou até mais. O comentário é que em se usando um óleo de qualidade, e filtrando bem o óleo ele sai praticamente novo do carter em 5.000 km e é um desperdício trocar de 5.000 em 5.000 km

    Feitosa, essa informação eu ouvi diretamente de um chefe de oficina de uma concessionária de caminhões Mercedes; não é uma 'opinião' minha.

    Quanto ao fato que o carter do Bandeirante é um pouco menor que o dos caminhões por conta do diferencial dianteiro, essa pessoa falou que a diferença em peso que os motores carregam compensa amplamente.

    No meu carro uso o Mobil Delvac 1400 15W-40 com os 3 filtros Mann e troco certinho de 10 em 10 mil.

    Outra coisa, pra mim trocar o óleo de 5000 em 5000 é ecologicamente incorreto, já que são quase 9 litros de óleo de motor que tantas vezes vão pro córrego e não reciclados.

    Abraço;
    Chico
    Interessante saber disso.
    Band longa 92 (Maria)

  • #6
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Pessoal tenho rodado pouco com a Band, troquei o oleo tem 7 meses e só rodei 3000 Km , sendo que uso o Ursa Super TD 15-40, é um oleo para 10.000 Km, pergunto posso aguardar até fazer 1 ano, ou devo trocar a cada 6 meses ????
    Agradeço as colaborações.
    Abs.
    Feitosa,
    Um conhecido meu possui uma hilux 96, se não me engano, e tem rodado mto pouco nela, tanto q quando se lembrou de trocar o óleo dela, já estava completando um ano depois da última troca e ele percebeu que o óleo trocado estava muito espesso. Se demorasse mais talvez fosse ter problemas de lubrificação no motor. Acredito q a troca de óleo e filtros com 10.000 km ou 06 meses, o q ocorrer primeiro, seja o ideal.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Valeu galera pelas dicas, minha duvida realmente é sobre o tempo de troca se não der a quilometragem, ajudou bastante, outra duvida estou pensando em ir para o Peru ou Patagonia em Julho, com o frio, temos que mudar o tipo de óleo ou este mesmo serve ???
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #8
    Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    Idade
    47
    Posts
    136
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Correto. Óleo tem que ser trocado de seis em seis meses em carros que andam pouco e nao atingem a km indicada.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    47
    Posts
    178
    Agradecimento: 1
    Botando lenha na foqueira, em veículos a gasolina ou álcool, o aumento da formação de borra no motor começou com com o aumento dos intervalos de troca de óleo associado a curtas distâncias de deslocamento. Mesmo em condições de uso rodoviário, pequenas distâncias do tipo 15 - 20 km não permitem que o óleo atinja sua temperatura ideal de trabalho por tempo consideravel, não permitindo que o mesmo atue perfeitamente na sua função de limpeza. O óleo que eu utilizo tem classificação CI-4, que segundo seu rótulo, é homologado para motores mercedes-benz, permitindo sua troca em intervalos de até 45.000 km em uso rodoviário. Como meu uso é misto, prefiro trocar a cada 5000 km, junto com o filtro, pois sigo a máxima que óleo é barato, fazer motor é caro. Quanto a contaminação ambiental, no posto que eu troco o óleo é recolhido para ser reciclado. Claro que trocar com 10.000km me interessa muito, porque ninguém gosta de gastar dinheiro desnecessário, por isso aguardo mais opiniões.
    Obs: Em relação ao comentário do Francisco Bicalho, sei que o cara entende muito, pois acompanho o fórum a bastante tempo, mas para mim quanto maior a amostra mais representativo é o resultado. Abraços a todos.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Agradeço a todos pela colaboração.
    Feitosa.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #11
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Valeu galera pelas dicas, minha duvida realmente é sobre o tempo de troca se não der a quilometragem, ajudou bastante, outra duvida estou pensando em ir para o Peru ou Patagonia em Julho, com o frio, temos que mudar o tipo de óleo ou este mesmo serve ???
    Com certeza em ambiente mais frio faz-se necessário um lubrificante com menor viscosidade (algo como 5w30 ou 10w30). Procure em lojas ou distribuidoras especializadas, faça uma boa limpeza, troque o filtro e boa viajem!
    Abraços,

  • #12
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Obrigado Torezan.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade