Se não tem reduzida não dá pra dizer que é mecânica da '89. Qual versão do OM 314 é o motor desse carro? O da '89 é o OM 314-S que é a última versão fabricada em São Bernardo. Não confie na palavra do vendedor ou do dono que o carro é '64 mas com "mecânica ' 89". ele pode até ter alguma coisa do '89, mas, logo de cara se a caixa não tem reduzida não dá para afirmar qual é a "mecânica" me parece mais um caso do "tatú-com-cobra" uma mistura de vários elementos.
Com relação a freio a ar, existem muitas outras coisas a se fazer num Bandeirante antigo antes de instalar freio a ar. Você sabe se o carro tem freios dianteiros à disco ventilados originais da Varga? Com freios à disco na dianteira e com os tambores em bom estado na traseira o carro freia muito bem, e muita gente acha que não há necessidade de freio a ar nessas condições. A Direção Hidráulica ZF original custa entre R$ 3.500 e R$ 4.500 e é um bom investimento, mas as caixas de direção da ZF para o Bandeirante estão sumindo do mercado porque não são mais fabricadas por falta de demanda.
Procure aqui no fórum postagens sobre o que fazer com um Bandeirante usado, quais as melhorias a se fazer primeiro, etc.
É recomendável você pedir para uma pessoa que tenha experiência com Bandeirante para dar uma olhada nesse carro antes de você comprar. Não confie nas palavras do vendedor só porque ele declara que é mecânica disso-ou-daquilo.
Boa sorte;
Chico