x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/08/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    53
    Posts
    369
    Agradecimento: 1

    Valvula Equalizadora freio traseiro




    Pessoal,
    Minha Band tem freio a disco origina e tambor atras...a valvula equalizadora esta vazando....disseram para tirar fora...alguem já tirou esta valvula...
    Já vi varios jeeps sem com a mesma configuração....

    Disseram que esta valvula pode ser igual do monza até 87??

    Alguem pode ajudar??
    Abraço
    Junior

  • #2
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0
    Caro colega, não posso ajudar a responder suas perguntas, mas quero mais informações sobre a válvula em questão.
    Pois há algum tempo vi aqui no fórum algum tópico sobre isso porém ninguém me ajudou.
    É possível instalar este equipamento em veículos que não o possuem?
    Disseram que esta válvula só vinha de fábrica em picapes, é verdade?

  • #3
    Valvula equalizadora quando funciona é excelente, distribui a frenagem por igual evitando que uma das rodas receba mais pressão do sistema do que outras. Quando não funciona é praticamente como se não tivessa, ou seja , uma roda recebe mais pressão do que outra e a possibilidades do carro rodar é maior.
    Sds,

    Jaime

  • #4
    Jaime,

    Normalmente a valvula é colocada entre o eixo dianteiro e traseiro.. e não para os lados.

    Me fiz compreender?

  • #5
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Caro colega, não posso ajudar a responder suas perguntas, mas quero mais informações sobre a válvula em questão.
    Pois há algum tempo vi aqui no fórum algum tópico sobre isso porém ninguém me ajudou.
    É possível instalar este equipamento em veículos que não o possuem?
    Disseram que esta válvula só vinha de fábrica em picapes, é verdade?
    Verdade Torezan, quando coloquei freio 'a disco na trazeira da toy e chamava no freio atravessa toda,coloquei duas, nao uma valvula equalizadora da toy de carroceria e nao adiantou, entao analisando outros veiculos c/ freios 'a disco na trazeira, vi que freio trazeiro é somente p/ manter trajetória e nao travar rodas!Fiz entao o seguinte:Freios trazeiros sao identicos aos dianteiros,cortei pastilhas no sentido vertical deixando as mesmas c/ 65mm, melhorou 70%, vou reduzir mais 10 mm e chego no que eu quero!Uma frenagem segura pra valer sem atravesar, ou melho, atirar a trazeira p/ tudo quanto é lado!!!E somente c/ uma valvula equalizadora.Torezan, vou ver se consigo o código da valvula, mas é da toy c// carroceria, é boa demais.

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    O cilindro mestre original da band já vem com válvula equalizadora/proporcionadora na saída trazeira. Basta procurar numa loja especializada em toyota band.

    Tem um tópico com bastante informação sobre estas válvulas na seção Engesas.

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Junior
    Quando o freio traseiro da Band é a tambor , além de reguladora , tem uma especie de retenção que evita que a ação das molas continuem afastando as sapatas do tambor demasiadamente.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #8
    Usuário
    Entrada
    21/08/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    53
    Posts
    369
    Agradecimento: 1
    João,Tudo bem??
    Isso mesmo tem...é um especia de valvula também....
    Inclusive ao tirar a valvula equalizadora a rosca quebrou dentro desta outra valvula...e ai que fiquei sabendo que era uma valvula e não apenas uma conexão...Como não achei esta outra valvula tive que enviar a mesma a um torneiro para resolver....
    Agora estou sem a valvula equalizadora e esta freiando muito a traseira...vou fazer uns testes....
    A valvula equalizadora que tinha na minha Band tinha o mesmo formato da valvula do monza até 87 mas não sei se é igual internamente...ainda vou comparar em alguma autopeça pois so comparei pela foto...
    Segue foto da minha instalação ainda com valvula equalizadora....o defeito da minha valvula se puderem perceber onde tem um oring tinha um furo onde começou a vazar....
    No cilindro mestre das toyotas de 82/94 tem essa valvula que parece uma conexao bonze nas duas saidas mas nas acima de 94 só tem na traseira o pois o freio diant. já e a disco....
    Se comparar o cilindro mestre até 94 é muito mais caro que a 94 em diante so por causa desta valvula pois até o reparo para o cilindro mestre é igual...
    Sera que tem mais diferença??


    Abraços
    Junior

  • #9
    Usuário
    Entrada
    21/08/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    53
    Posts
    369
    Agradecimento: 1
    Opa...a foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Valvula Equalizadora freio traseiro-valvula-equalizadora.jpg  

  • #10
    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    Jaime,

    Normalmente a valvula é colocada entre o eixo dianteiro e traseiro.. e não para os lados.

    Me fiz compreender?
    Perfeitamente Elmestizo, apesar de eu não entender o porque, já que seria interessante equalizar também lateralmente. Não sei também se esta válvula distribui a pressão aplicada na razão de 1 para 1, ou seja, 50% para as rodas da frente e 50 % para as rodas traseiras ou outro valores preconizados pelo fabricante.
    4X4 Brasil
    Sds,

    Jaime

  • #11
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Junior
    Quando o freio traseiro da Band é a tambor , além de reguladora , tem uma especie de retenção que evita que a ação das molas continuem afastando as sapatas do tambor demasiadamente.
    Joao, tu está certo,é p/ manter as lonas encostadas, mas quando voce coloca freio 'a disco atrás a coisa muda de figura, geralmente é colocado sistema dianteiro que fica subdimensionado p/ traseira,ai é aquela luta, poe e testa várias válvulas EQUALIZADORAS p/ tentar diminuir a pressao na traseira,Quando é freio 'a disco na dianteira e tambor na traseira nao tem valvula equalizadora , sómente uma pequena válvula de retençao que mantem certa pressao no circuito traseiro,porque haja saco p/ regular lonas traseiras,alem do acesso dificil geralmente as regulagens estao travadas ,foi um sossego colocar disco na traseira.

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Não acho que seja subdimensionado o conjunto, a maioria dos carros e picapes com freio a disco nas 4 rodas sempre tem as pinças trazeiras menores que as dianteiras, então no caso da band podemos afirmar que o conjunto de freio a disco original dianteiro instalado na trazeira fica superdimensionado.

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade