x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0

    Manutenção básica Bandeirante




    Como muitos de nós fazemos manutenção em casa e temos muitos companheiros que estão iniciando com Bandeirante recentemente aqui no fórum, julguei ser interessante um tópico sobre o assunto.

    Gostaria de compartilhar alguns fatos ocorridos na última manutenção que fiz na minha Band. Aqui venho citar a troca do óleo do cárter que recentemente fiz em casa mesmo e que (me desculpem os mecânicos) não vejo problemas neste tipo de serviço.
    As fotos serão acompanhadas de comentários em cada post. Gostaria de que os conhecedores do assunto dessem suas opiniões também.

  • #2
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0

    Anel de vedação do parafuso de fechamento da carcaça do filtro de óleo

    Este era o anel velho, danificado comprometendo a vedação da carcaça do filtro. Em caso de perda de capacidade de vedação, imagine o estrago...
    Este anel é fornecido junto ao filtro novo, assim como o anel de vedação da carcaça do filtro (diâmetro maior).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -0513090914-02.jpg   -0513090914-01.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0

    Bujão de drenagem do óleo

    Isto é um exemplo do que não fazer: Soldaram uma porca de bitola 23mm no bujão de escoamento do cárter (talvez porque o parafuso já se encontrava sem a cabeça). Pode-se perceber inclusive que a solda foi mal feita e ficou torta.
    Na foto em que seguro a peça com os dedos, avista-se a parte interna (que fica em contato com o lubrificante). Uma estratégia interessante que me indicaram (e que não sei se funciona) é inserir neste ponto um imã para reter junto a ele quaisquer limalhas ou pedaços de ferro do motor que venham a ser desprendidos do motor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -0513090923-01.jpg   -0513090924-00.jpg   -0513090923-02.jpg   -0513090923-00.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0

    Capa protetora do filtro

    Este é um detalhe simples, porém importante: a capa protetora do filtro (à direita) deve ser removida para melhorar o fluxo do lubrificante e evitar mais resíduos dentro do sistema.
    Caso não seja removida (como foi feito na troca anterior da minha) o filtro sairá como o da foto (à esquerda).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -0513091019-00.jpg  

  • #5
    Citação Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Isto é um exemplo do que não fazer: Soldaram uma porca de bitola 23mm no bujão de escoamento do cárter (talvez porque o parafuso já se encontrava sem a cabeça). Pode-se perceber inclusive que a solda foi mal feita e ficou torta.
    Na foto em que seguro a peça com os dedos, avista-se a parte interna (que fica em contato com o lubrificante). Uma estratégia interessante que me indicaram (e que não sei se funciona) é inserir neste ponto um imã para reter junto a ele quaisquer limalhas ou pedaços de ferro do motor que venham a ser desprendidos do motor.
    Existem bujões magnetizados em outros veiculos. Possui um amoto Harley Davdson que tinha um e sempre que trocava o oleo o bujão estava cheio de limalha. É o desgaste natuaral do equipamento que no futuro nos leva ao recondicionamento do motor.
    Sds,

    Jaime

  • #6
    só uma pergunta inutil, se colocar um imã ali no bujão, não vai imantar todo o carter?? e as outras peças de metal??

  • #7
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luiz André Ver Post
    só uma pergunta inutil, se colocar um imã ali no bujão, não vai imantar todo o carter?? e as outras peças de metal??
    Boa pergunta! Também tenho esta dúvida, e mais, será que a carga negativa da bateria (terra) não influencia no imã?

  • #8
    Usuário Avatar de onduty
    Entrada
    20/10/2007
    Local
    Santo antonio de jesus/BA
    Idade
    48
    Posts
    619
    Agradecimentos: 0
    Sobre se vai imantar o carter ou não dependendo do caso acho q não.

    Já o negativo da bateria ter influencia no imã não tem nenhuma, a não ser q vc esquente bastante o imã para ele perder a imantação...

    Valeu
    Primeira viagem com a band, dia 28 de abril de 2010.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42857
    Instalando DH e hidrovácuo

  • #9
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por onduty Ver Post
    Sobre se vai imantar o carter ou não dependendo do caso acho q não.

    Já o negativo da bateria ter influencia no imã não tem nenhuma, a não ser q vc esquente bastante o imã para ele perder a imantação...

    Valeu
    Quanto seria necessário esquentar? A temperatura de trabalho normal seria suficiente?

  • #10
    Torezan.
    Era vc no Globo Ciencia agora há pouco?

  • #11
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Arnoldo Junior Ver Post
    Torezan.
    Era vc no Globo Ciencia agora há pouco?
    Não, não era eu. Mas não assisti, o que era? sobre 4x4?

  • #12
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0

    Filtro do lubrificante

    Aqui vai a especificação e o código do filtro pro motor Mercedes Benz OM364. Tecfil PL 364, na dúvida, peça pelo filtro da MB 710.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -0513091016-01.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade