Troquei o lubrificante (Lubrax Extra-Turbo) e o filtro e aditivei com Bardahl B12 Turbo.
O mais impressionante de tudo é que mesmo após 1 ano de uso, 7.000km rodados, inúmeras horas de motor virando e alguns litros de lubrificante reposto, o óleo usado ainda tinha o mesmo cheiro doce do B12 Turbo que utilizei na troca anterior. Isso prova que no mínimo, o aditivo tem longa ação e baixa alteração.
Ola colega de Congresso.
Eu não utilizo nenhum aditivo.
a 20.000Km estou utilizando Mobil Delvac MX SAE 15W-40. eh um dos mais caro no mercado (galão 20L) e ainda eh o recomenda pela mercedes.
em questao de economia de combustivel nao noto diferença. a diferença eh percebida na diminuiçao da sujeiro do filtro de oleo.
Eu tenho usado o Mobil Delvac 1400 15-40. Na verdade, a gente usa o óleo e acha "bom" ou "ruim" mas só vai saber mesmo lá pra frente, com o uso contínuo, e verificar como foi o desgaste do motor com centenas de milhares de km rodados. Quando tinha o 314 no carro usava o Viscus, mas trocava quando achava que já tinha passado demais da hora da troca, pesando que como eu estava sempre completando com óleo 'fresco' dava pra empurrar com a barriga. Tudo errado, eu sei, mas o motor durou 260 e tantos mil km e estava tudo em ordem quando troquei pelo motor novo. Os mecânicos da Mercedes dizem que o Bandeirante com 364 pode trocar o óleo tranquilamente de 10 mil em 10 mil porque o carro é tão leve para o motor. Inclusive soube que a maioria dos motoristas de caminhão que fazem manutenção em concessionárias M-B trocam o óleo de 40 em 40 mil. Imagina se trocassem de 5 em 5 mil? Tem gente que roda 1000 a 1200 km por dia, teriam que trocar o óleo toda a semana; além de ficar caríssimo, seria impossível ter que parar o carro algumas horas por semana para fazer a troca do óleo.
No meu carro troco de 10 em 10 mil e não acho que esteja detonando meu motor.
Fiz a troca da minha com 7000 e um ano de uso, mas já falei várias vezes aqui no fórum que a antiga (com 314) teve apenas 3 trocas de óleo em 8 anos e cerca de 100.000 km na minha mão e o motor era quase igual ao que eu comprei.
Realmente é muito motor pra pouco carro...
pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber a opinião de vcs em relação ao aditivo GA da bardal para transmissões... vale a pena o uso? qual a função dele?
tenho uma bandeirantes 91/92, cab. dupla (sou segundo dono) quando há comprei a três anos e meio (da igreja daqui da minha city) eu já conhecia os mecânicos que davam manutenção na mesma e eles me disseram que a máquina era filé, mas mesmo assim troquei todos os óleos colocando bardhal b12 prolonga no motor (1lt) e mais o GA, nas caixas e diferenciais eu achei ótimo porque no início por falta de água no radiador que estava vazando a bichinha ferveu mas trêz vezes e uma vez tive que trocar a junta do cabeçote mesmo assim o motor tá zero, por isso dou muito valor no bardal, aprendi isso com meu coroa.
Levo minha Band num mecanico que eh muito amigo meu, ele uh expereiente em motores a diesel e veiculos off-roads. Ele me contou que a queima de oleo nos motores MB 314 e 364 eh normal. Esta queima ocorre qdo andamos em giro alto com velocidade constante e tempo longo, no caso que viajamos. Este consumo eh em media 1L para cada 1.000km. Se sua band esta tenho este consumo de oleo ela esta normal.
Bruno
o 314 bebe óleo normalmente, mas o 364 não é para beber não. Se estiver bebendo óleo do motor é porque existe algum problema.
pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber a opinião de vcs em relação ao aditivo GA da bardal para transmissões... vale a pena o uso? qual a função dele?
abs
Eu uso Bardahl GA nos dois diferenciais desde dezembro de 2008 tive que trocar os lubrificantes depois da enchente (tive que trocar pq encheu dágua) até o momento, não tenho do que reclamar, apenas percebi menor ruído na transmissão e segundo o fabricante, diminui o desgaste, mas isso só posso lhe dizer com o tempo...
Abraços,
Caro Chico.
Só pra reforçar a sua citação, transcrevo a seguir, conteúdo do manual do proprietário, conforme página 50.
"4 - Consumo de óleo lubrificante do motor
Conforme a tabela do fabricante, o motor diesel Mercedez-Benz OM 314 consome 2 litros de óleo lubrificante a cada 1.000 km rodados em condições normais de uso.
Para evitar o consumo excessivo de óleo lubrificante, é importante observar as seguintes instruções, pricipalmente para os primeiros 1.000 km.
a - Não forçar o veículo nas marchas
b - Evitar altas velocidades
c - Evitar cargas excessivas
d - Efetuar as lubrificações conforme as instruções
e - Usar somente os óleos lubrificantes indicados pelas fábricas
f - Limpar, periodicamente, o filtro de ar. Diminua os intervalos de limpeza quando viajar por estradas poeirentas."
Como se observa, o consumo médio para o OM 314 é de 2 litros/1.000 km, o que corresponde ao dobro da margem contida nas colocações feitas pelo mecânico do Bruno.
Um abraço,
Márcio Valença.