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Daniel,
vc esta usando algum aditivo no radiador? Em minha ultima viagem ao litoral, como ia enfrentar boas serras, drenei o radiador e ao completar adicionei aditivo organico(liquido rosa). Melhorou e a temperatura oscilou menos, não atingindo mais de 95C.
Abrs
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Na minha band com 14b, que possui intercooler e a/c, e esquentava cronicamente, tirei a válvula termostática, deixando direto e substitui a colméia por uma nova da radiadores viscondi, com 4 filas de canaletas.Troquei a bomba dágua e 40% do líquido de arrefecimento por aditivo. Comprei nova tampa do radiador própria p band, que alivia com maior pressão no sistema.
Travei a embreagem viscosa da ventuinha principal e coloquei uma auxiliar elétrica no condensador. Que tal usar vaso de expansão como nas bands 14B?
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Como tôdos aqui estão empenhados em ajudar o colega com o aquecimento da sua Band, não ví nos posts atráz ninguém falar na seguinte hipótese: :putz:
1. Ao colocar o eletroventilador do AC na frente do radiador, não sei se foi observado o seguinte: O ar é puxado ou empurrado para o radiador? isso faz tôda a diferênça pois, se quando o AC é ligado o ar é jogado contra o ar gerado pela ventoinha Mec, não ocorrerá refrigeração satisfatória .Tanto como o opôsto, ambas, tanto a Mec como a elétrica estiverem puxando.:pensativo:
2. Elas devem jogar o ar na mesma direção, ou puxam ou empurram! :dance:
Cheguei a essa possibilidade, pois o colega falou que o problema só acontecia quando ligava o AC. quando deveria ocorrer justamente o contrário. No meu carro quando ligo o AC, a temp do motôr sempre baixa pois o eletroventilador ajuda a baixar ainda mais a temperatura. Espero ter ajudado! :concordo:
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Pessoal primeiramente, muito obrigado pois toda ajuda é valida...
ai vai algumas coisas para todos entenderem.
1- meu radiador, tampa e líquido de refrigeração é tudo novo até mangueiras...
2- ventoinha do condensador e Hélice do radiador estão ligadas para o mesmo lado, puxando o ar para o motor.
3- não tem como colocar direcionadores de ar , pois o condensador já está lá na frente , ou seja o ar já sai dele entra no intercooler direto e chega no radiador.
4- quando eu montei , tentei de todas as formas colocar o condensador entre o radiador e o intercooler não foi possivel.
5- Válvula termostática, uma explicação muito rápida, depois de uma vez ela aberta, ela não de fecha mais com o motor em funcionamento, ou seja não faz diferença para temperaturas altas, como é o meu caso.
6-utilizo o intercooler da viscondi tambném para VW- 8-150.
Apos a minh ultima viagem percebi que o aumento de temperatura é causado quando pego estrada e mantenho a pressão do turbo em 0,4-0,5 bar, ou seja de 4 marcha, por volta de 110 Km/h, com certeza o condensador atrapalha bastante a entrada do ar, mas ligando ou não o ar não muda a temperatura, conclui que é quando o intercooler está fazendo a sua função constantemente, ou seja mandando masi ar quente para o radiador que fica atrás...
7- pessoal não vejo outra luz no fim do tunel a não ser mudar o radiador se é possível por um maior...
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Já experimentou colocar um vaso de espansão no radiador?
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Daniel
Não invente nada ainda . Tenho OM 364 turbo/intercooler há 9 anos , é uma CD , carrego peso e muitas vezes puxo carreta com jipe ou jeep no Towbar , tenho o pé pesado , uso BF33" , tenho 5ªmarcha , subo serra sem aliviar , e nunca tive problema de aquecimento .
Agora , querer que a temperatura fique baixa como antes de alongar e turbinar/intercoolar , mas , que em cada subida caia para 90 km/h ou menos .
Vc agora tem mais torque e mais CV , consegue manter o ritmo na subida , mas , para isso está processando mais energia .
Como teu cronomac está registrando a temp na saída do cabeçote , 95° C nos momentos de maior solicitação tá bem normal.
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Gostaria de agradecer todas a dicas, porém realmente a unica coisa qeu eu vou fazer vai ser novamente trocar a agua do radiador e colocar dois litros de Radiex. e vou acompanhar novamente na proxima viagem