Comprei a minha há 6 meses, depois de ver vaaaaaaaarias (muitas mesmo) de todos os anos, modelos, acessórios, preparadas ou não, longa, curta... Enfim.
Disso tudo eu tirei alguns aprendizados, em duas etapas:
Logo de início, eu me deparei, com essas 4 coisas e quase comprei muitos aborrecimentos:
1. Defina pra q vc quer a Band - vai ser seu carro do dia a dia? Unico ou terá um "plano B"? Eh pra passeios de fim de semana? Eh pra trilha (pesada ou leve?) - isso tudo vai refletir no perfil de Band que compensará seu investimento (ano, motor, transmissão...). Um exemplo, não faz sentido comprar uma Band 4 marchas secas e depois ficar louco querendo trocar para a caixa para de 5... Ou não ter reduzida e vc precisar q tenha...
2. Veja se entendeu bem a proposta do carro: de forma alguma eh um carro "plug and play", vc vai precisar ter uma relação muito próxima com ele, ouvir e se familiarizar com cada barulhinho (q serão muitos), ouvir muitas piadinhas (acredite, serão muito mais numerosas q os elogios!), estar disposto a aprender sobre mecânica e elétrica, invariavelmente se sujar de graxa, ficar cheirando a fumaça, ter dificuldade pra estacionar...
3. Se vc eh novato, procure um mecânico (especializado de preferência) e converse com ele para que vc faça uma triagem das q vc viu e depois leve as selecionadas para ele passar um "pente fino" - não esqueça de combinar isso com o vendedor, alguns mal intencionados podem já desistir de vender pra vc! Converse com ele (mecânico) sobre o q eh emergencial e o q pode ser feito aos poucos.
4. Defina as prioridades de reparos e manutenções versus o seu $$ disponível; se vc gostou de uma Band mas tem muitas coisas emergenciais a fazer e o $$ eh curto, talvez não seja a melhor opção naquele momento.
Definidos essas 4 questões, já pode ir pra etapa seguinte. Objetivamente vc vai precisar ter certeza que:
1. a lataria está em dia e o chassi não tem problemas (rachaduras ou soldas);
2. a suspensão tem as molas íntegras e as peças móveis não estão quebradas;
3. a folga da direção nao eh mto grande (todos esses veículos tem folga, eh de fabrica!!);
4. Nao há folga nos diferenciais;
5. a parte elétrica não tem "gatilhos" mto grosseiros;
6. os freios estão ok (independente se tambor ou disco);
7. o motor e o sistema de arrefecimento estão funcionando sem gatilhos.
Desses 7 pontos, o primeiro eu identifiquei como sendo o mais importante porque são muito complicados de reparar. Todos os outros vc eh capaz de resolver, uns mais baratos, outros nem tanto...
Além disso, se prepare para nos primeiros meses aparecerem surpresas típicas de carro antigo. Serão normais até vc colocar tudo em ordem e conhecer bem o carro.
Se alguém tivesse me dito essas coisas, eu teria economizado um tempo enorme e otimizado muito meu $$, kkkkkkkkk.
Qualquer coisa eu posso passar no PVT para o texto não ficar tão longo.
Aprendi muito nesses 6 meses e ainda estou muito no início, mas eh muito bacana.
Abraços em todos.