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O ano 62 foi o primeiro ano de fabricação do Toyota Bandeirante nacionalizado utilizando motor Mercedes OM324 a diesel.
Até então, era montado com motor Toyota 2F a gasolina.
Se o jipe está original, tem as seguintes características:
Motor OM324 a diesel
O motor não é bom. Trepida muito, é muito barulhento, pouco potente e utiliza vela aquecedora para ligar. Somente a partir de 1973 recebeu o motor OM314, o lendário propulsor que equipava os caminhões Mercedes Benz 608.
Cambio
Cambio de 4 marchas (1.ª e 2.ª secas) sem reduzida.
Esse é um item que desvaloriza o Bandeirante. Nem tanto por causa do engate mais difícil ou da ausência da reduzida, mas porque a atualização (troca da transmissão) é muito dispendiosa e envolve até a troca do eixo traseiro.
Prefira o Bandeirante com 4 marchas sincronizadas e reduzida, produzidos a partir de 1982.
Carroceria
Os modelos mais antigos - anteriores a 1970 - tem a carroceria bem diferente das produzidas posteriormente. O caixote é compatível nas medidas, mas os encaixes são diferentes. A porta por exemplo, tem o formato e tamanho diferentes das mais modernas. A grande diferença estética está no hardtop, por isso fica melhor com capota de lona.
Freios
Lonas e tambor nas quatro rodas é temerário. Por mais que esteja bem regulado, trava facilmente. É um susto atrás do outro.
Freios a disco na dianteira é recomendável. Esse é um item que só equipou as Band a partir de 1996, então não tem jeito, todo mundo providencia esse upgrade que é essencial.
O motor OM324 (assim como alguns OM314) não tem bomba de vácuo. Isso significa que o servo-freio terá que ser adaptado com bomba no alternador.
Um bandeirante com essa configuração pode valer R$ 26.000,00 dependendo do estado de conservação e dos acessórios instalados. Em resumo, por esse preço o jipe tem que estar absolutamente impecável.
Caso você o compre, recomendo não investir na atualização da viatura. Você pode curtir, viajar, fazer trilhas e depois, quando tiver condições, trocar por um Bandeirante mais novo.
Mas o melhor mesmo, seria procurar um jipe que já tenha (no mínimo) cambio sincronizado com reduzida e motor OM314 com bomba de vácuo.
Com essa configuração mínima, você poderá investir nos upgrades mais desejados, que diga-se, não são poucos: Turbina, intercooler, eixo flutuante, direção hidráulica, ar-condicionado, guincho mecânico, relações alongadas, lift de carroceria ou suspensão, pneus maiores, etc, etc, etc.