x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 67
  • #13
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49



    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    SPOA é feito para andar a 3km por hora, negociando jardins de pedra.

    Mas, quem sabe tudo de SPOA é o Elmer_Jeep, e pode te dar todas as coordenadas.

    Abraços;
    Chico
    Não sei de nada, entrei no tópico pelo fato do assunto ser interessante e já fiquei de cara com essa afirmação ai em negrito

    Na boa vei, fiz spoa no ex CJ5 (que de CJ só tinha lata e chassi) e nunca tive problemas, andava normal no dia-dia, pegava rodovia com velocidade de cruzeiro a 100km/h e nas trilhas era um absurdo a flexão da suspensão.

    To saindo agora pro rango, a tarde mando umas fotos.

    No mais, recomendo totalmente desde que seja feito com critério (angulação de pinhão, correção do caster, substituição e reposicionamento de amortecedores, high-steer, flexiveis de freio maiores e outros etc.

    []'s

  • #14
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Calma Elmer, não precisa ficar nervoso. Ficou p... porque?

    Porque eu falei que "SPOA é feito para andar a 3km por hora, negociando jardins de pedra?"

    É sim, verdade, que SPOA foi criado para aumentar o vão do carro em rock crawling. Você pode descordar o quanto quiser, mas quem faz rock crawling nos EUA é que começou a colocar o feixe de molas sobre o eixo no fim dos anos '60. E que eu saiba não se passa sobre pedras enormes muito rápido.

    Não entendi você ter ficado chateado

    Chico

  • #15
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    ô Chico, to de onda broder.

    Na hora q respondi estava conversando com um pessoal aqui no escritório e acho q me expressei mal no teclado, até esqueci de agradecer por eu ter sido lembrado na sua mensagem pois realmente é uma adaptação que gosto muito de recomendar e fazer seguindo todos os critérios necessários pra ficar funcional e seguro.


    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho
    É sim, verdade, que SPOA foi criado para aumentar o vão do carro em rock crawling. Você pode descordar o quanto quiser
    Falando nisso, o que vc me diz das F250 4x4 que são spoadas de fábrica... ? (risos)

    []'s

  • #16
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    a ultima vez que perguntei sobre o hi-steer.. ainda não tavam fazendo, pois tava com problema de alinhamento e comia o pneu por fora..ou coisa do genero. enfim.. vou me informar.
    Um tempo atras falei com o Afonso e o problema é que o hi-steer que ele fazia não considerava o angulo de ackerman:
    Citação Postado originalmente por Afonso Carlos Ver Post
    OK.
    Grande Elmer, quanto a resistencia está correttissímo, mas quanto ao angulo de Ackerman não.

    Porque ? Nosso hi steer foi projetado para trabalhar como ligação da caixa (direção/setor) as rodas, ou seja c vc instalar 2 peças sendo uma com 2 furos e outra com 1 furo para fazer o sistema completamente por hi Steer o angulo de Ackerman não será mantido.

    Voltaremos para prancheta ops... Cad.

    Abração.
    Não sei se atualmente ja desenvolveram um modelo mais eficiente.

    []'s

  • #17
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Valeu, Elmer

    Eu entendo que os carros com SPOA podem circular tranquilamente em estradas e ruas, e sou o primeiro a admitir que ficam muito interessantes visualmente. A Jurema, pra mim é um dos Bandeirantes mais bonitos que tem por aí, o único problema é que você joga um balde de água no cofre do motor e vaza tudo por baixo!

    Abraços a todos;
    CHico

  • #18
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Realmente, um Spoa bem feito , acompanhado de amortecedores adequados às novas condições , rodas/ pneus mais largos e com off set negativo , angulo de caster bem certinho,High Steer, fica muito bom e pode andar normal na estrada.
    Só que é um tipo de mudança que exige um profissional experiente.

    Outra grande vantagem do SPOA fora as anteriormente citadas : Em trilha de lama com facões, só a bola enrosca. Acaba o enrosco dos enormes pratos e grampos de mola da Band.
    []s
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #19
    Usuário Avatar de Barba Ruiva
    Entrada
    02/02/2004
    Local
    Indaiatuba/SP
    Idade
    46
    Posts
    443
    Agradecimentos: 0
    Hahahahaha!

    Olha o povo aparecendo!
    Como o Chico bem falou, na minha opinião dos caras que manjam muito de mecanica e participam do forum, o Elmer é o cara mais humilde!
    Abraça qualquer discussão de peito aberto e realmente AJUDA no esclarecimento e solução dos problemas!
    Mas de boa, sou formado em Administração de Empresas mas sou fã de mecanica!
    Aprendi muita coisa com meu irmão mais velho, mas nada como meter a mão na massa pra descobrir como as coisas funcionam. Um pouco de pesquisa e auxilio de quem ja experimentou a brincadeira também ajudam "que só"!
    Digo que SPOAr a Jurema ESTA SENDO um ótimo passa tempo, pois a cada dia que passa eu vejo que da pra melhorar alguma coisa!
    Levei alguns bons meses para fazer o serviço e continuo implementando melhorias, refazendo uma coisa ou outra que não fui com a cara, mas estou muito contente com o resultado.
    O Chico AINDA não pilotou a Jurema, mas garanto que quando o fizer (quem sabe daqui uns 2 aninhos acabo ela???) ele terá a justa oportunidade!
    A Bandeirante tem a suspensão "insegura" por natureza. Ela não aceita muito desaforo, mas se parar para pensar na "aplicação" do veículo, nós é que exigimos muito de um carro quase "fora de estrada".
    MESMO ASSIM REPITO, andava (ela esta parada atualmente) como maluco com a Jurema e NUNCA me vi em situação de risco por causa da suspenssão! NUNCA!
    Lembrando que ando em Serra direto, pois moro na Serra da Cantareira...
    Ja arrastei muito carro 1.000 por ai!
    Com SPOA ou sem SPOA, o segredo é entrar e sair da curva. Por isso sempre disse que quando abusamos da pobresinha, não sobra espaço para "absorver sustos", uma virada brusca, uma curva não planejada...
    Mas é isso ai gente!
    Uma coisa que vale discutir é o JUMELÃO! AQUELE LIXO QUE TODO MUNDO PÕE!

    Abração,

  • #20
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Barba,
    sou contra o jumelão tb, uso o original(dianteira)! Aumenta a alavanca na ponta das longarinas(dianteira) e pode até trincar.

    Ps.: Bem colocado pelo Chikui, a vantagem do SPOA ao tirar os pratos e ganchos de mola q ficam originalmente por baixo.


    Abrs(ainda sem vontade e SPOAr minha Band)
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #21
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Uma pergunta que pode ou nao ser idiota..., la vai:

    Eh possivel instalar barra estabilizadora original Band adptada com quick diconect em Band spoa para melhorar a estabilidade nos deslocamentos ate a trilha em estrada asfalto/chao? Sera que funciona e os resultados sao satisfatorios?

    Pergunto pois finalmente dei o braco a torcer e vou partir para o SPOA e como terei longos deslocamentos em asfalto ate chegar nas tilhas, cogitei a possibilidade da barra estabilizadora.

    Bom, agora eh com os feras em SPOA!

    Abrs
    4X4 Brasil
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #22
    A minha tem Comprei do Elmer!!!

  • #23
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ruskaya_br Ver Post
    A minha tem Comprei do Elmer!!!
    Opa, bom saber pois a minha barra ja esta na garagem!

    Conta mais sobre o desempenho...

    Abrs
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #24
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Uma pergunta que pode ou nao ser idiota..., la vai:

    Eh possivel instalar barra estabilizadora original Band adptada com quick diconect em Band spoa para melhorar a estabilidade nos deslocamentos ate a trilha em estrada asfalto/chao? Sera que funciona e os resultados sao satisfatorios?

    Abrs
    Vamos lá

    Utilizei esse esquema no meu ex CJ5 em 2005 e fiz umas fotos da adaptação caso alguém um dia precisasse.

    A matéria prima é uma barra estabilizadora da band(logico)


    Resolvi cortá-la no meio:


    E um cardan quadrado, este comprei numa loja de tratores:


    A parte maciça da barra quadrada foi furada na mesma medida do estabilizador:


    Pra vestir as extremidades:


    E serem posteriormente soldadas

    O tubo quadrado foi cortado num tamanho suficiente pra unificar as duas partes:




    No mais adaptei uma presilha pra segurar o tubo quadrado no lugar, bem facil de remover quando precisasse desconectar, na trilha funcionava muito bem.
    Na foto abaixo o tubo estava desconectado, daí era só afastar pra um dos lados e colocar a presilha:




    Acho que com esse tutorial ja da pra fazer algo parecido

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade