x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 72
  • #13

    Turbina na Hilux




    Minha SW4 está com 270.000 rodados, pensei em turbinar e consultei um mecânico experiente nesta área. Ele me recomendou continuar aspirado até os 400,000 quando, segundo ele, terei que retificar o motor, dai aproveitar que estará tudo "justinho" e instalar a turbina. O motor estava com uma fumaça preta "bem consistente", dai mandei trocar os elementos dos bicos injetores e revisar a bomba, o carro melhorou bem.

  • #14
    Não existe Turbinar por dentro!

    Turbinar nada mais é que instalar um turbo-compressor. O que se pode fazer é modificar, preparar o motor para funcionar de forma melhor, e mais segura com a turbina.
    Muito comum na preparação de motores é o uso de pistões e bielas forjadas, comando de valvulas com aberturas propicias a operação do compressor, cabeçote trabalhado para optimizar os ganhos com a turbina, etc.

    Mas falar em "turbinar por dentro" é besteira. Falei isso na lista e repito aqui.

    Abraço
    Fabio Rivetti

  • #15

    Turbinar por dentro

    Fábio e motorizados com motores mercedes maçarico (aspirado):

    O bom do 4x4brasil é que o choro é livre, então deixe-me dar o meu bacorejo.
    Durante o tempo que quase morei dentro de uma oficina (acompanhando a instalação do Q20B4 na minha Rural), entendi que "turbinar por dentro" é um jargão dos mecânicos que trabalham com os motores mercedes para a troca de algumas peças internas pelas de motores turbinados que podem ser utilizadas em motores originalmente aspirados, desta forma aumentando a vida util do seu "novo" motor turbinado. Não que esta alteração seja imprescindível mas, se tiver alguém de confiança (ou seja com experiência no ramo) e o dinheiro disponível, não é desperdício de dinheiro, e turbinar por fora é a troca do coletor de admissão e a instalação do "caracol".
    Não se esqueça que após turbinar também terá que mexer na bomba pois vai precisar de mais óleo para não ficar com comburente demais e combustível de menos.
    Acredito também que ao turbinar, se tiver condições, uma caixa com a "5ª louca", a desmultiplicada, também é um bom complemento.
    Outra sugestão que foi dada, não sei se neste mesmo tópico ou em outro de toyotas, é alongar o diferencial. Esta solução pode trazer problemas para as marchas mais fortes, deixando o carro "chocho" em arrancadas, seja nas trilhas ou mesmo em subidas íngremes na cidade, obrigando o condutor a queimar embreagem ou começar a utilizar a reduzida a toda hora.

    []s da enlameada Serra da Canastra (este feriado estava bom para os 4x4)

  • #16
    Bruno citou muito bem o "jargão" dos mecanicos. Jargão esse diga-se de passagem tecnicamente incorreto, e muito feio!

    Abraço
    Fabio Rivetti

  • #17
    pô galera... me desculpe.... estou lendo e não posso deixar de falar para vcs....




    turbinar um motor é colocar uma turbina..... fora isso não existe este papo de turbinar um motor por dentro....


    quando vc começa a mexer nas peças internas do motor... vc esta fazendo uma preparação aspirado e não turbinado...

    dependendo das cavalarias que vc quer, mais torque ou nemos torque ou sei la mais o que.... vc vai fazendo as modificações, vc pode por exemplo, rebaixar o cabeçote, usar um coletor, trocar o comando, mudar de virabrequim e um monte de coisa....



    agora... turbinar.... só usando turbo (turbina) .... fora isso... este papo de turbinar é estranho....podem ser uma giria de vcs mas... giria esta, errada.

  • #18
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Este termo "turbinar por dentro" é uma gíria de mecânicos.

    Como todo motor turbinado de fábrica tem diversos componentes extensamente redimensionados para suportar a carga mecânica e térmica muito superior que a maioria das as partes móveis passa a enfrentar, se diz que "turbinar por dentro" é fazer esse upgrade de modo a dar a durabilidade comparável à de um motor turbinado de fábrica.

    Como na maioria dos motores ciclo diesel, o turbinamento é muito mais simples que num motor ciclo otto, muita gente acaba somente "jogando uma turbina em cima", mas o resultado evidentemente nunca é o mesmo.

    Da mesma forma , é "muito feio" e "tecnicamente incorreto" falar em "aspirar ' um motor.

    A não ser que ele esteja muito empoeirado...

    O termo correto é fazer a "prepararação" o motor. Mas já não tem até quem fale que vai "tunar" o motor por dentro?

  • #19
    Usuário
    Entrada
    04/04/2005
    Idade
    59
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Lucas...sou novo aqui...e vc já deve ter feito o teu motor a muito tempo...me pai tem uma oficina aqui no rio especializada em off road...já "turbinou" alguns motores.. e ele sempre diz a todos que fazem o serviço que existe sim uma GRANDE diferença em turbinar "por dentro" e "por fora"...dentre uma das diferenças é o proprio piston que no motor turbinado por dentro, por exempolo correponde a um piston 025 do teu carro que é std no motor turbinado de fábrica.
    Abraços E.Aita

  • #20
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Ermindo
    Lucas...sou novo aqui...e vc já deve ter feito o teu motor a muito tempo...me pai tem uma oficina aqui no rio especializada em off road...já "turbinou" alguns motores.. e ele sempre diz a todos que fazem o serviço que existe sim uma GRANDE diferença em turbinar "por dentro" e "por fora"...dentre uma das diferenças é o proprio piston que no motor turbinado por dentro, por exempolo correponde a um piston 025 do teu carro que é std no motor turbinado de fábrica.
    Abraços E.Aita
    Não há uma relação entre uma coisa e outra quanto às dimensões do pistão.
    O pistão (e não piston, pelo amor de Deus) de um motor turbinado de fábrica não é sobremedida só porque é turbinado. Aliás fazendo isso a cilindrada será maior e pode verificar na ficha técnica de praticamente todo motor que a cilindrada e o diâmetro do cilindro do turbinado é igual ao do não turbinado.

    Existem casos em que até há alguma diferença, mas são exceções e a diferença não fica somente em meros 0,025 polegadas, o que dá uma diferença irrisória de cilindrada. Às vezes o motor turbinado é até menor que o não turbinado.

    Majorar os pistões só ocorre quando se retifica e faz turbinamento simultaneamente, aí é claro que vai se partir pra uma sobremedida, a não ser que o motor seja encamisado.

    Mas a diferença entre o motor turbinado integralmente (acho que assim fica bem mais correto do que falar turbinado "por dentro") e a "gambiarra" de turbinar "por fora" é muito grande mesmo.

    Compare o pistão ou as bronzinas de um motor originalmente turbinado com a de um não turbinado. Geralmente muda a disposição dos anéis, furos de lubrificação, desenho da cabeça do pistão e até o material. Não é raro as bielas e o virabrequim serem diferentes assim como haver outras passagens de óleo. Cabeçote então, nem se fala.

    Em quase todos os motores turbinados até a seqüência de aperto do cabeçote é diferente, por causa da brusca mudança de condições de funcionamento. A maioria dos mecânicos nem sabe disso e aperta todos os cabeçotes do mesmo jeito, diz que "turbinar por fora e por dentro" é tudo igual, depois não sabem por que voa tanta junta pra fora...

  • #21
    Usuário
    Entrada
    04/04/2005
    Idade
    59
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    [O pistão (e não piston, pelo amor de Deus) de um motor turbinado de fábrica não é sobremedida só porque é turbinado. ...
    De fato...piston...que feio ..ai ai ai..na verdade eu troquei o M pelo N, um simples erro de digitação que eu tenho certeza que DEUS não vai me castigar por isto. PISTÃO tambem é bonito...mas para minha salvação o "AURELIO" um dicionário muito conhecido diz que PISTÃO = PISTOM (com M) graças a DEUS e pelo AMOR dele também. Em relação ao motor foi apenas um exemplo mas omiti que comparei motores diferentes 314 e o 364, já que o motor 314 NÂO SAIU TURBINADO DE FÀBRICA NEM NOS CAMINHÕES, informação obitida com ex-funcionario da MERCEDES (que não é uma linda mulher), para se turbinar um motor "por dentro" (gosto do termo, é mais pupular) necessáriamente deveriamos passar por uma transformação de 314 para 364 o que nos leva a concluir que as medidas são e sempre serão (graças a DEUS) diferentes. Pelo menos alguma coisa o "citado" concorda comigo. TURBINAR INTEGRAMELTE ou POR DENTRO E POR FORA tem resultados muito melhores do simplesmente colocassemos um balão de oxigênio na admissão do motor, sem darmos importância ao restante do conjunto que certamente sofreria muito. AMEM

  • #22
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Só cuidado com o "aureliudo" porque em termos de limguagem técnica ele é péssimo pois aceita como parte da língua tudo que os usos e costumes popularizam.
    Afinal daqui a pouco vai aparecer lá "tunar", " socar" como sinônimo de rebaixar, etc...
    Realmente o 314 não saía turbinado de fábrica e eu, como ex-engenheiro da Mercedes na época em que ele era fabricado ( faz tempo), posso corroborar. Só que na verdade se estará transformando o 314 num outro motor, um híbrido, que aliás é o que se vê bastante por aí;

    ALELUIA!

  • #23
    Usuário
    Entrada
    27/03/2005
    Idade
    58
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Lucas, tô chegando agora, mas você disse que seu motor é OM314 e o câmbio 4 marchas, não é? Pois bem, pintou uma dúvida aqui comigo, é o 4 marchas "novo" ou é aquele com primeira e segunda "seca" que não tem reduzida?
    Fora isso também acho que só o turbo não resolve seu problema pelo seu câmbio estar "curto", oque se facilita a vida no barro. Estude bem se a troca da coroa e pinhão dos dois diferenciais por uma relação um pouco mais longa não iria atralhar seu desenpenho no barro. Um colega meu (um pouco exigente) está até hoje tentando saber se ele que andar bem na terra ou a 140Km na estrada, na minha cabeça uma coisa ou outra, menmo porque, para que serve mesmo nossos carros?
    abraços Rick Toyota Band dupla

  • #24
    Citação Postado originalmente por Rick Toyota
    Lucas, tô chegando agora, mas você disse que seu motor é OM314 e o câmbio 4 marchas, não é? Pois bem, pintou uma dúvida aqui comigo, é o 4 marchas "novo" ou é aquele com primeira e segunda "seca" que não tem reduzida?
    Rick, se o câmbio que estiver na band for o original, é o câmbio 4 marchas novo.

    []'s
    Band 92, OM364, BF 33"
    Porto Velho - RO

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade