x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/06/2008
    Idade
    43
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Motor do mercedes 914 - boa opção para band?




    Olá pessoal!

    Estou com uma band a quase 4 anos, e estou num momento crucial... vende-la e investir em uma picape 4x4 para viajar mais tranquilo ou equipar melhor a toy. É um jipe curto 64, motor om314 turbo, quatro marchas c/ reduzida. O desempenho não está lá aquelas coisas, e entre várias opções, como retifcar o motor (pelo menos 5k), trocar motor e, quem sabe, alongar os diferenciais, ou vender tudo e partir pra outra. Mas estou achando que vai sair mais barato e dar mais prazer se ficar com a band!

    Conversando com o Afonso surgiu a opção de adaptar um MWM 2.8 sprint, mas a opção que mais agradou foi o motor do caminhão mercedes 914.
    Principalmente pelo fato do motor mercedes ser quase "plug and play", vai ter que trocar algumas coisas do motor antigo com o novo, como filtro de óleo, carter, suportes, mas parece ser "tranquilo". Já o MWM precisaria de flange e uma série de outros detalhes.

    Mas alguém sabe o modelo do motor mercedes e especificações? em alguns tópicos falam em OM366/4, em outros 914 LA, ainda em outros 904 LA... mas o 904 LA é eletrônico, e não é o caso... falam em 136cv e 56mkgf de torque, turbo e intercooler de fábrica. alguém já adaptou?

    Sugestões são bem-vindas!

    []'s

    Daniel

  • #2
    Usuário
    Entrada
    16/06/2008
    Idade
    43
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Me desculpem a duplicata, deu erro na página e achei que não tinha postado...

    Admin, favor excluir um dos tópicos!

    foi mal...

  • #3
    Daniel,

    Pessoalmente nao vejo nenhuma vantagem em trocar o motor da band... Vai ser caro, trabalhoso e vai gerar muitos aborrecimentos até vc conseguir deixar tudo 100% (se é que vai ficar...).

    Se sua band está turbinada e com cx sincronizada, o mais caro está feito... Penso q a melhor solucao seja reformar o motor, ou entao trocar de carro...

    Abracos

  • #4
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    coloca o MWM 2.8.
    Eu coloquei esse motor com o câmbio Toy Band 4 marchas no meu jipe. Foi desenvolvida uma flange pela oficina, e ficou 100%.
    O motor é muito bom.

  • #5
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Daniel, o motor se chama OM 364-LA. Existem suas versões desse motor, o da MB-710 que tem 115 hp e o da MB-914 que tem 140 hp. Troquei o OM 314-S do meu Bandeirante '89 a dois anos por um OM 364-A (MB-912), e depois transformei ele num 364-LA (com a instalação do intercooler original Garrett), e estou muito satisfeito.

    Só que trocar o motor assim nunca é "tranquilo"; prepare-se para um bocado de apurrinhação. Entre as substituições, você tem que trocar o fundo do carter para poder passar o cardan dianteiro, e algumas outras coisas. Além do mais, se você está comprando esse motor usado, é provável que precise de um trato, ou até uma reforma, porque esse motor provavelmente puxou 9 toneladas por esse Brasil à fora. Foi o que aconteceu comigo, tive que reformar o motor e gastei um bom dinheirinho.

    Outra coisa, o Bandeirante com caixa de 4 marchas e relação 10-37 fica excessivamente curto para esse motor 364-LA, o meu que tem caixa de 5, assim mesmo ficou curto, e acabei alongando as relações para 12-35, aí ficou muito bom. Parece mais um carro normal na estrada.

    Também não recomendo a bomba injetora eletrônica que é problemática em situações de trilha, com ladeiras íngremes, mudança de rotação súbitas, solavancos, nesse caso a bomba mecânica em linha é uma opção melhor. A bomba eletrônica é feita para rodar numa velocidade mais constante com giro uniforme em estradas. Já a mecânica aceita pauleira de trilha numa boa.

    Se você está disposto a bancar essa empreitada, só posso dizer que o carro fica sensacional com o motor da 914.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    16/06/2008
    Idade
    43
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Então, a idéia seria pegar o OM 364-LA e na sequência alongar os diferenciais para 12-35. Penso em colocar um motor mais moderno, o OM314 é muito barulhento, vibra bastante e anda pouco, mesmo turbinado...

    Em outro tópico ouvi alguém falando que não gostava de motor com tanto torque em trilha, por que motivo?

    Francisco, para reformar o motor você gastou quanto? Teve algum problema mais sério na adaptação? A embreagem ficou a original né? está aguentando bem?

    Abraços,

  • #7
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    oi Daniel

    Não fiz nada na embreagem, que está normal.

    Paguei R$ 4.500 no motor na troca, mais uns R$ 10 mil de reforma, que incluiu muita coisa como o suporte do AC passando para o lado direito, re instalar o AC, DH, reforma da turbina, da bomba injetora, troca de bomba de óleo do motor, compra e instalação do intercooler Garrett, dutos e braçadeiras em inox, mangueiras, coletor de admissão novo, enfim, não poupei despesas, na verdade quando falo para as pessoas quanto dinheiro investi no carro elas sempre perguntam - "Não era melhor comprar um carro novo?", e eu respondo, "Não teria a metade da graça". Com o valor total que investi no carro, entre essa troca do motor, caixa de marchas, relação, bancos, etc, (e com a venda do carro por uns R$ 20 a 25 mil) fácilmente poderia ter comprado um Defender 110 ano '98. Mas não troco esse meu Toyotinha por Defender nenhum, do ano que seja.

    Segue a lista parcial da reforma do motor que foi feita no final de 2006:

    Mercedes-Benz OM-364 A: R$ 4.500,00

    Serviço Troca 2 Motores: R$ 1.800,00
    Reparo Turbina: R$ 732,00
    Torneiro Freio a Ar: R$ 245,00
    Cano de Descarga Novo: R$ 250,00
    +
    Retífica do Motor: R$ 1.320,00
    Encamisar: R$ 240,00
    Embuchar Comando de Válvulas: R$ 90,00
    Alinhar Mancais: R$ 140,00
    Eixo Virabrequim: R$ 180,00
    Ferro e Alinhamento das Bielas: R$ 100,00
    Embuchar Bielas: R$ 90,00
    Retífica do Cabeçote: R$ 320,00
    Alinhamento dos Mancais: R$ 160,00
    +
    Comando de Válvulas: R$ 860,00
    Jogo Buchas de Bielas: R$ 30,00
    Jogo de Comando de Bielas: R$ 35,00
    4 valvulas de Descarga: R$ 160,00
    4 Válvulas de Admissão: R$ 180,00
    4 Pistões: R$ 640,00
    1 Jogo de Junta de Motor: R$ 180,00
    1 Jogo de Anéis de Segmento Std: R$ 595,00
    1 Jogo de Casquilho de Biela: R$ 155,00
    1 Jogo de Casquilho de Mancal Fixo: R$ 285,00
    +
    Suporte Compressor do AC: R$ 550,00
    Serviço Sr. Olívio Bomba: R$ 1.500,00
    +
    Sensor Pressão de Óleo: R$ 95,00
    Bomba de Óleo do Motor: R$ 580,00
    Mangueira Turbo: R$ 58,00
    Solda Alumínio Cabeçote R$ 65,00
    Cebolão do óleo R$ 72,00
    +
    Coletor de Admissão 364-LA ø85mm R$ 350,00
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário
    Entrada
    16/06/2008
    Idade
    43
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Legal Francisco!

    E tem alguém que colocou o mwm sprinter 2.8 na band? como foi?

    A vantagem de colocar o 2.8 é que não precisaria alongar os diferenciais, já que o motor é de alta rotação, mas a adaptação seria um pouco mais complexa...

    []'s ainda sem saber qual é a melhor opção

    Daniel

  • #9
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Daniel, MWM é com o Folgado.

    Com certeza, tanto o MWM quanto o 14B são "alta rotação", quando comparados com o OM 364-LA, que tem o giro máximo de 2.600 rpm.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    16/06/2008
    Idade
    43
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    coloca o MWM 2.8.
    Eu coloquei esse motor com o câmbio Toy Band 4 marchas no meu jipe. Foi desenvolvida uma flange pela oficina, e ficou 100%.
    O motor é muito bom.
    Então, Folgado, pode dar mais informações? Como foi a adaptação? Fora a flange, o que mais precisou trocar? a embreagem ficou original ou ficou a que veio com o motor? E o diferencial, é original?

    []'s

    Daniel

  • #11

    e reformar o 314?

    Daniel
    Tenho uma band longa com o 314 e, pensando no seu caso, penso que poeriia tirar pelo menos 130, 140 cv do seu proprio 314. Não sei como ele foi turbinado, como está a pressão nos cilindros, como estão os bicos, etc. Mas sei que existem turbinamentos e turbinamentos. Existe um tópico chamado "turbinando o 314 por dentro" que foi criado a partir de um mail meu na lista dos toyoteiros onde citei uma série de preparações possíveis de se realizar no 314 de modo a deixa-lo proximo de um 364LA. O simples turbinamento do motor, sem troca de pistões, bicos, comando, etc, não rende muito se comparado a uma preparação do motor, e neste caso quase não há adaptações, pois as peças são todas originais mercedez, do 364. O que me lembro de cabeça(tenho a,lista completa em algum lugar) é que se fosse fazer o motor todo, devreia faze-lo de modo a:
    1: instalar injetores de óleo porbaixo dos piestões como é de série no 364LA. Uma retificadora tem os gabaritos e faz de costume nos 352(314com 6 cilindros)
    2: colocar pistoões ovalados de turbo(originais do 352 turbo)
    3: colocar bicos especias de turbo
    4: trocar o avanço, se for da bomba, para o cabeçote(em alguns 314 modernos já é no cabeçote) e colocar o comando do 364LA
    5: refazer o assentamento de válvulas com 4 ou 6 graus de inclinação(como é no cabeçote do 364LA)
    6: colocar uma peça na bomba injetora chamada LDA para aumentar a vazao do diesel em rotações maiores
    7: colocar intercooler
    8: rodar com 0,8 de pressão o turbo
    9: parece que tem diferentes jogos de aneis, alguns preferem 3 aneis para girar mais, mas consome mais oleo, outros(é o meu caso) colocariam 5 aneis, original 352
    Enfim, no final talves preparar o seu motor seja mais divertido, rápido e barato que troca-lo pelo 364LA, e se preferires podes colocar umpouco mais de pressão e tirar mais cv dele. Um amigo turbinou assim um curto cap lona e ficou algo realmente poderoso, nunca vi uma toyota girar tanto.
    Enfim, não sou mecânico, sou médico, mas estudo este tópico pois pretendo fazer exatamente isto, quando der ($$). Na lista dos toyoteiros tem alguns que já fizeram, todos muitos satisfeitos. Desculpem se falei alguma besteira sobre mecanica, mas é mais ou menos isto.

    Abraço, Rafael BAnd longa 1988 (ainda com 314 aspirado)
    Abraços, Rafael

  • #12
    Usuário
    Entrada
    16/06/2008
    Idade
    43
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Então rcandiago, o tópico "Turbinando motor OM314 "por dentro"" foi um tópico cheio de informações, algumas tidas como controversas... Começando pelo turbinando por dentro, que é um jargão dos mecânicos que não é muito correto.

    Algumas idéias como colocar o comando do 364LA não são fáceis de ser executadas... Mas vou levar a idéia ao pessoal da retífica de confiança para ver o que seria viável.
    O meu medo é mexer no 314, gastar perto de 6k e não ficar com um motor legal...

    Ainda estou aguardando mais informações a respeito do MWM 2.8 na band.

    Valeu!

    Daniel

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade