x
Convex Datacenter
Página 1 de 23 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 271
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/03/2008
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Alongamento de diferencial Band turbo 11x35 ou 12x35?




    Saudações a todos,

    Primeiro de tudo gostaria de agradecer pela oportunidade de participar do forum, que acho extremamente ilucidativo para quem busca informações, dicas e conselhos em uma area com pouca oportunidade de adquirir conhecimento como o mundo 4X4.
    Pois bem, eu possuo uma bandeirante ano 89 motor OM314 e apos muito ler e pesquisar nesse forum, optei por turbina-la e alongar o diferencial. Entendendo que quanto mais se busca o entendimento mais duvidas surgem, por isso, algumas questões ainda me preocupam.
    Eu ando muito no asfalto, por isso a opção por alongar o diferencial, mas ao mesmo tempo não gostaria de perder força em situações pesadas de Off road, pelo que ja li, a relação 12x35 e a mais apropriada para as Band turbo, porem, eu gostaria de saber como a band turbinada se comportaria com a relação 11x35. Seria essa relação muito curta para o turbo e este nao renderia seu maior potencial? Sera que a relação 12x35 mesmo turbinada não deixa a dever em situações onde muita força se faz necessaria? Por acaso o turbo faz alguma diferença nas marchas de baixa rotação, subistituindo assim a força perdida com o alongamento do diferencial para 12x35? Alguem anda com essa relação, 11x35/turbo? Ja foi feito algum teste de desempenho road/off road?
    Como veem as perguntas sao diversas, o meu objetivo, como ando em ambos, estrada e off road e ganhar velocidade e torque nas altas e ao mesmo tempo manter a força tão conhecida da Band nas baixas, sera isso possivel optando pelo turbo e a relação 11x35? Mais uma vez obrigado pela oportunidade.

  • #2
    Usuário Avatar de Jun Okada
    Entrada
    30/12/2005
    Local
    Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    66
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0

    assunto já discutido...

    Olá, esse assunto foi amplamente discutido em vários tópicos como ex: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ar+rela%E7%E3o e http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ar+rela%E7%E3o.
    Voce pode tb procurar mais assuntos a respeito no link pesquisar.
    Boa sorte!

  • #3
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Oi Kaiapos

    Instalei as relações 12x35 da Coniflex no meu carro que é um '89 curto com um motor 364-A, e caixa de 5 marchas, e posso assegurar que ele ganha final, mas fica meio broxa nas retomadas de velocidade, e em certas subidas. Além, do mais, o meu mecânico falou que instalar o pinhão de 12 na caixa satélite do Bandeirante é uma guerra com o esmeril, e dá um trabalho desgramado. Agora, o carro fica muito solto nos retões; acabei de chegar de viagem e ele veio a 110 km/h a 1.600 rpm numa boa. E a velocidade final fica muito insegura; tirei o pé a 150, e nunca mais.

    Ainda fico meio na dúvida se não deveria ter optado pela 11x35 para o carro ter um pouco mais de pique. Enfim, é uma descisão muito pessoal. Seria perfeito se a gente pudesse instalar uma relação, e depois a outra para decidir qual é a melhor, mas, infelizmente não dá.

    Kaiapos, honestamente, acho que a 12x35 para o 314 vai fazer o seu carro mais mole ainda que o meu porque o meu motor tem 122 hp, e mesmo assim demora na retomada de velocidade em subidas, mas tem muita gente que pode me contradizer. Na verdade você tem que decidir a função que você vai usar o carro. A minha intenção era ter uma velocidade de cruzeiro "alta" por volta de 100-110 e tirar o pé, e para isso foi perfeito, mas de resto, certamente preferiria a 11x35.

    Talvez essa matemática ajude:

    37 ÷ 10 = 3.7 voltas do pinhão para cada volta da coroa (relação M-B)
    35 ÷ 11 = 3.2 voltas do pinhão para cada volta da coroa
    35 ÷ 12 = 2.9 voltas do pinhão para cada volta da coroa

    Não sei se ajudei ou atrapalhei mais ainda...

    De qualquer forma, não sei se todos concordam, mas acho que a Coniflex faz engrenagens de primeira, e eu optaria pelo produto deles.

    Abraço e boa sorte;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Caramba Chico, vc instalou a 12X35 já possuindo 5a. marcha?!

    Na minha Band OM-314 turbo intercooler, 4Marchas e pneus 33" instalei a 12X35 e fiquei bastante satisfeito. Não falta força, tanto on quanto off-road...se a coisa aperta no fora de estrada basta chamar na reduzida que o bicho pega.

    Agora, se pudesse ter testado antes como o Chico falou e depois escolher a relalção...teria ficado com a 11X35.

    Explico: com a 12X35 o carro ficou excelente, consigo viajar a 120km-h com 2200rpm e a 100km-h com 1800rpm, o que é bastante confortável e as viagens ficaram bem mais prazeirosas.

    Porém, a 4a. ficou mto longa. Praticamente infinita, até hoje(7 meses após ter alongado) não consegui chegar a 3000rpm em 4a. marcha. Falta pista e coragem para pisar fundo pois passa dos 140km-h e considero isso mto para a Band.

    Assim, se tivesse optado pela 11X35 teria respostas mais rápidas em 4a. e um melhor aproveitamento para retomadas.

    Esta é minha unica queixa, o desempenho em 4a. marcha e olha que o meu motor está bem bravo, entre 115 e 120hp. Nas outras marchas está um tesão.

    Qualquer duvidas estou a disposição.

    PS.: Chico, bacana saber que vc tambem fez este trabalho tb!

    Abr
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #5
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Oi Guiga

    Pois é, eu fiz um monte de coisas no carro, primeiro troquei a caixa de marchas, depois troquei o motor, substituindo o 314 pelo 364-A que hoje é quase um LA, e assim sendo todas as marchas começaram a ficar meio curtinhas, porque o motor tem muita potência, mas acelerava que era uma beleza; em 5a ele ia de 80 a 120 muito rápido. Talvez, por comparação com a relação 10x37 a 12x35 tenha feito o carro mais mole, mas isso porque antes ele tinha uma resposta muito mais rápida, enfim, é uma decisão difícil mesmo.

    Não acho que a relação mais longa, qualquer que seja, influencie a performance do carro no fora-de-estrada, porque com a reduzida ele fica ótimo, mesmo com a 12x35, o negócio é que se o motor estiver um pouco cansado, ou a bomba desregulada a 12x35 pode não ser a relação ideal. Conversando com o Sílvio da Coniflex, eu concluí que, se instalasse a 11x35 e achasse ela ainda meio curta, me arrependeria mais do que com a 12x35 indo longe demais, sabe como é? Aquela coisa, de "tive medo de ser feliz". Hoje, num mundo perfeito, gostaria de ter a 10x37 da 1a a 4a marchas, e a 12x35 para a 5a...

    Abraço;
    Chico

  • #6
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Oi Guiga

    Pois é, eu fiz um monte de coisas no carro, primeiro troquei a caixa de marchas, depois troquei o motor, substituindo o 314 pelo 364-A que hoje é quase um LA, e assim sendo todas as marchas começaram a ficar meio curtinhas, porque o motor tem muita potência, mas acelerava que era uma beleza; em 5a ele ia de 80 a 120 muito rápido. Talvez, por comparação com a relação 10x37 a 12x35 tenha feito o carro mais mole, mas isso porque antes ele tinha uma resposta muito mais rápida, enfim, é uma decisão difícil mesmo.

    Não acho que a relação mais longa, qualquer que seja, influencie a performance do carro no fora-de-estrada, porque com a reduzida ele fica ótimo, mesmo com a 12x35, o negócio é que se o motor estiver um pouco cansado, ou a bomba desregulada a 12x35 pode não ser a relação ideal. Conversando com o Sílvio da Coniflex, eu concluí que, se instalasse a 11x35 e achasse ela ainda meio curta, me arrependeria mais do que com a 12x35 indo longe demais, sabe como é? Aquela coisa, de "tive medo de ser feliz". Hoje, num mundo perfeito, gostaria de ter a 10x37 da 1a a 4a marchas, e a 12x35 para a 5a...

    Abraço;
    Chico
    X2!! Falou tudo!!

    Teu motor deve estar o mesmo monstro que meu Tio instalou na dele 364LA turbinado. Parabéns!!

    Abr
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #7
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Oi Guiga

    O motor era um 364-A da 912, e depois eu instalei o intercooler da Garrett original do LA, mas, não sei bem se posso chama-lo de LA. Existem duas versões do 364-LA; o que vem no 710 que tem 115 hp e o que vem no 914 que tem 140 hp. Não faço idéia de quantos hp o meu motor tenha, porque nunca botei o carro num dinamômetro, que é o único instrumento que avalia de verdade a potência de um motor. Mas a pesar de ele ter todas essas melhorias mecânicas, o que eu mais gosto nesse meu Toyotinha, é que por fora, ele é totalmente original e 100% caretinha.

    Abraço,
    Chico
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Toda caretinha e com um monstro sob o capo, praticamente "lobo em pele de cordeiro"...show de bola!

    Abr
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #9
    Usuário Avatar de alexandre diniz
    Entrada
    23/02/2008
    Local
    Limeira/SP
    Idade
    48
    Posts
    479
    Agradecimentos: 0
    11 1
    xsa

    d
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Fala Ale, bom vc por aqui!

    O seu motor é o OM 364 original das Bands, o 364LA é dos caminhões MB.

    O preço de alongar é menor que o de um cambio de 5 marchas, uma vez que a adaptação deste cambio exige alguns trabalhos como: furação do assoalho, ajustes no tamanho do carda, etc...e isso agrega custos além da mão de obra para instalação. Uma vantagem em alogar é a certeza de que instalou tudo novo e que tem diferenciais zerados...um cambio 5m usado, por mais que revisado pode esconder diversas surpresas desagradáveis. Porém, ainda falando de custos caso opte pelo cambio de 5m vc tem a alternativa de vender o seu 4m para ajudar nas despesas.

    Garanto que se turbinar seu motor não irá se arrepender, os resultados são excelentes.

    Nunca ouvi falar de um Toyoteiro que não gostou do resultado após turbinar e voltou atras.

    Qdo vier para Sampa minha Band está as ordens para um test drive ok!

    Ps.: Use a planilha em anexo para simular algumas configurações, vc vai gostar. (Recebi esta planilha de um amigo que a extraiu do antigo site Toyoteiros, como não sei o nome do autor ficam aqui os merecidos créditos pois a planilha é mto util)

    Abr
    Alongamento de diferencial Band turbo 11x35 ou 12x35? Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #11
    Usuário Avatar de alexandre diniz
    Entrada
    23/02/2008
    Local
    Limeira/SP
    Idade
    48
    Posts
    479
    Agradecimentos: 0
    guiga vc acha então q o melhor seria o alongar
    tbem tenho umas duvidas de fazer isso ou por a minha a venda e tentar acha uma mais nova ja 5 marchas
    mas no fim acho q acabarei faendo na verdinha mesmo pois ao menos sei onde estou pisando e como vc viu o motor dela ainda ta joia da de pegar uma mais nova toda detonada ai ferrou

  • #12
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Oi Ale

    O meu câmbio de 5 eu comprei a uns 3 anos no Rio, depois de esperar uns 5 anos por um em bom estado por um preço legal. Comprei de um 1999 que deu perda total (só acharam o câmbio, hahaha...), em seguida mandei abrir a caixa, e só por capricho mandei checar tudo, e troquei todos os rolamentos por novos INA. Acabou que fiz um belo negócio, pois paguei 4.500 pelo câmbio, mais 500 para instalar, e vendi o meu de 4 marchas por 2.500. Valeu muito a pena. Basicamente, de 1a a 4a é muito parecido com o outro, mas a 5a marcha é muito bem vinda. Com a relação alongada, eu só uso a 5a marcha em estradão, mas isso faz uma diferença grande em economia de combustível, porque o carro roda solto, e com rotações baixas. Meu mecânico diz que são duas coisas que melhoram o carro e são ao mesmo tempo dinheiro em caixa, pois recupera-se numa eventual venda com a valorização do carro, e essas coisas são a caixa de 5 marchas, e a direção hidráulica original ZF.

    O 364 com caixa de 5 é uma boa opção, lembrando sempre que é a configuração do cobiçado modelo 1993. Talvez uma boa seqüência, seja você primeiro instalar o câmbio de 5, e depois turbinar, e "intercoolar", e, se você quiser o carro mais solto, trocar as engrenagens dos diferenciais. Agora, os câmbios de 5 são raros hoje em dia. Houve um tempo de bonança quando o Itamaraty, por intermédio da ONU, trouxe de volta 60 e tantos Bandeirantes que estavam a mais de cinco anos no Timor Leste, e elas foram sucateadas assim que chegaram aqui no Brasil. Todas tinham câmbio de 5 marchas, e foi um pega pra capar e uma romaria chimite, mas a farra acabou muito rápido, e todos foram vendidos em menos de 3 meses. O meu não foi dessa leva.

    Quanto aos motores Mercedes, o 364-A do 912, é turbinado, mas não tem o intercooler, mas tem 122 hp. O 364-LA do 712 é turbinado, tem o intercooler, bomba mecânica, mas só tem 115 hp (vai explicar...), e o 364-LA do 914 tem a bomba eletrônica e 140 hp, e algumas outras coisas que não sei dizer. Só não entendo como os dois 364-LA do 710 e do 914 podem ter essa diferença grande em potência, tirando a bomba elétrica, que não faz lá essa diferença toda. Alguém sabe dizer?

    Abraço;
    Chico

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade