Minha contribuição: Fui até o Ushuaia, percorrendo um pedaço da Carretera Austral no Chile, foram 12 mil km em 37 dias de Bandeirante jipe curto dormindo em barraca de teto, tem vídeos no meu canal do Youtube @campeandofronteiras
Uso aro 16, não lembro exato o Offset mas é algo entre -15 e -20. Na viagem estava com pneus BF all terrain 265/75 que me atendeu super, tenho a mesma motorização OM364 sem turbo e 4 marchas.
Um fora de estrada longe de casa e sozinho tem que ser bem analisado. Estradões vai de boa, mas trilha com atoleiros, travessia de rios sem conhecer o lugar, tem que valer muito a pena e ter garantia que não vai quebrar, pq se quebrar lá não tem peças de Bandeirante como ponta de eixo, engrenagens de câmbio, munhões... só mandando do Brasil pra onde estiver.
Depois dessa viagem troquei os pneus para o 235/85 AT e gostei muito, por ser mais fino segura menos na rolagem, deixou o volante mais leve e força menos os terminais de direção.
Rodas com Offset mais negativas vai te obrigar a colocar alargadores de paralama, eu escolheria uma roda 16 tala 8 que o offset deixasse ela certa embaixo da caixa de rodas.
Qualquer coisa é só chamar.
Obrigado pelo relato, me clareou a mente. Sobre o offset e os paralamas eu pretendo alargar o proprio paralama na lata, e fazer um traseiro no mesmo estilo. Sei que na Argentina por exemplo tem bastante restrição.
Quanto a largura dos pneus, eu penso em pneus mais largos até pelo visual, mas essa ideia de 235/85 me deixou na duvida, parece ser uma configuração muito boa, talvez trabalhando bem a calibragem consiga ter o mesmo rendimento de um pneu mais largo em situações de pouca tração.
Pretendo sair da estrada mesmo! não só pegar estradas alternativas, é cair onde não há estrada! Fazer o Passo Mayer que tem bastante travassia de rio. Então preciso estar bem equipado, e testar bem essas configurações antes de ir.
Justamente o que pensei. Estou me programando pra uma expedição e quero ir pro fim do mundo, sair das estradas e tal. Então a intenção é eliminar tudo que possa me atrapalhar num lugar remoto.
Fico em duvida tambem quanto aos pneus, penso em 265/75 ou até 285/75 que a diferença é pequena, mas não sei o quanto isso pode interferir no desenrolar do carro, os pneus mais largos vão me proporcionar mais conforto e estabilidade, além de uma ajudinha nos terrenos complicados, mas não sei se há muita perda em rendimento no OM364... não dá pra arriscar comprar errado!
eu colocaria 265/75 16, a diferenca para o 235 e minima, e por ser uma medida mais comum é mais facil encontrar pneu. o 235/85 é uma medida que parece estar caindo em desuso, tenho pouca opcao nesta medida.