x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1

    Exclamation Roda Livre Automática na Band. Preciso de Instruções gerais!




    Caros colegas, toyoteiros ou não,

    Mandei instalar a roda livre automática da Hilux na minha Band.
    Ocorre que tive que me adaptar um pouco, mas, talvez, não o suficiente.
    Quando as rodas livres eram manuais, eu conseguia fazer uma descida íngrime sem usar nenhum dos pedais e a Band descia agarradinha, tranquila.
    Aí uma das rodas livres manuais parou de funcionar e surgiu a possibilidade de colocar a automática; coloquei.
    Quando fui testar, ainda na oficina, levantando as duas rodas laterais, reduzindo e tirando o pé da embragem devagar, o carro dava uns estalos feios, o mecânico disse pra dar uma acelerada, pra elas entrarem em funcionamento, melhorou um pouco os estalos, mas continuava não tão "confortável" o barulho.
    Agora, quando vou descer, sei que tenho que descer dando uma aceleradinha, pra que elas entrem em funcionamento (foi o que li e o que alguns me disseram), mas acontece que o carro continua descendo um pouco rápido, sendo que, recentemente (2 meses) "fiz" do diferencial dianteiro e, esta semana troquei cruzeta, e luvas da transmissão dianteira.
    Estou sentindo a tração muito mais fraca do que quando eu tinha as rodas manuais e, em alguns momentos, da uns estalos em baixo do carro, parecendo-me, no meio...
    Assim, surgiu a minha dúvida e inquietação, pois era pra estar tudo funcionando perfeitamente. Desta forma, pergunto:
    1-O que pode ser?
    2-Será que quando da instalação das automáticas, ficou alguma coisa mal instalada e elas não estão funcionando corretamente?
    3-Será que pode ser algum problema no diferencial?
    4-Algum de vocês já passou por estas vivências?
    5- O que devo fazer? Há mais algum "teste" a ser feito?
    Se eu não fiz alguma consderação importante, por favor, perguntem, pra que eu possa melhorar meu carro e a minha cultura mecânica...

    Muito Obrigado pela atenção e, de já, agradeço as respostas que sei que virão em grande estilho!

    Ciro!

  • #2
    Usuário Avatar de Barba Ruiva
    Entrada
    02/02/2004
    Local
    Indaiatuba/SP
    Idade
    46
    Posts
    443
    Agradecimentos: 0
    Ciro,

    Minha band ja deu "estalos" quando fazia curvas com a tração acionada. No caso era o semi eixo.
    Agora, ja te adianto que a roda-livre simplesmente acopla o semi-eixo a roda. Sendo assim, ela não deixará o 4x4 do seu carro mais forte ou mais fraco.
    Só para esclarecer: Quando vc aciona a alavanca da tração dentro da Band, ela aciona a transmissão da força para o diferencial dianteiro, que transfere a força para as rodas dianteiras através do semi-eixo.
    Como diz o nome, a roda-livre deixa a roda livre quando em 4x2. Mesmo com a alavanca da tração acionada, os semi-eixos rodarão soltos, pois é a roda-livre em 4x4 que acopla a roda aos semi-eixos.
    Com a roda-livre automatica, quando vc aciona a alavanca da tração e o semi-eixo começa a "rodar", a roda-livre acopla o semi-eixo com a roda automaticamente.

    ** É importante saber que ao retornar a alavanca para 4x2, pede-se dar uma marcha ré, para que a roda-livre seja desacoplada totalmente, evitando a quebra da mesma. **

    No final das contas, se ela ja não estalava antes da troca da roda-livre, acho muito estranho... pois nunca vi esses barulhos virem de lá.

    Abraços e boa sorte,

    André Cestari

  • #3
    Usuário Avatar de gbalero_URU
    Entrada
    01/12/2004
    Local
    Montevideo Uruguay/
    Idade
    56
    Posts
    196
    Agradecimentos: 2
    hola amigo Ciro.
    Mi band tiene rueda libre automatica, y nunca he tenido problema alguno, tampoco hace ningun ruido, no recuerdo en este momento que marca son pero el sistema es muy simple, y no requiere mucho mantenimiento las reviso cada tanto y las engraso, lo unico que puede fallar es un pequeño resorte en forma de aro que hace que retornen al la posicion original cuando sacas el 4x4, pero en el momento de accionar el 4x4 el semi eje gira y ellas se travan siempre.
    verifique sea realmente la rueda libre la que ocasiona el ruido.
    Saludos Gerardo

  • #4

    Roda livre automatica

    Ciro,

    Entendo por roda livre automatica aquelas que funcionam apenas pelo seu mecanismo interno, não tendo qualquer tipo de "auxilio" externo como vacuo, eletrico, ar comprimido etc.

    O mecanismo de funcionamento deste tipo de roda é acionado por força positiva, ou seja a velocidade do eixo é "maior" que a velocidade da roda, em outras palavras esta transmitindo potencia para a roda. Quando cessa a força a roda fica livre; semelhante a uma catraca de bicicleta.

    Portanto Roda Livre Automatica NÃO segura descendo. Em locais escorregadios onde é necessario tração nas 4 não se usa roda livre automatica.

    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de Barba Ruiva
    Entrada
    02/02/2004
    Local
    Indaiatuba/SP
    Idade
    46
    Posts
    443
    Agradecimentos: 0
    Caraca!

    Que absurdo!
    Vc tem certeza disso Allan?
    A roda livre não poder ser usada para reduzir em decida é foda!
    To meio impressionado... acho impossível o sistema funcionar dessa maneira.
    Desculpe a desconfiança Allan! É que me soa muito estranho essa informação.
    A espera de confirmação...

    Abraços,

  • #6
    Usuário Avatar de Barba Ruiva
    Entrada
    02/02/2004
    Local
    Indaiatuba/SP
    Idade
    46
    Posts
    443
    Agradecimentos: 0
    Personas...

    Pelo que pesquisei, o Allan esta correto.
    Segue um Tópico muito interessante sobre RLA (Roda Livre Automatica) x RLM (Roda Livre Manual).
    Valeu Allan!

    Abraços,

  • #7

  • #8
    Citação Postado originalmente por Barba Ruiva Ver Post
    Caraca!

    Que absurdo!
    Vc tem certeza disso Allan?
    A roda livre não poder ser usada para reduzir em decida é foda!
    To meio impressionado... acho impossível o sistema funcionar dessa maneira.
    Desculpe a desconfiança Allan! É que me soa muito estranho essa informação.
    A espera de confirmação...

    Abraços,
    Andre,

    Tem fabricante que diz que seu modelo de roda livre automatica xpto super premium extra gold não desengata em descidas e redução de marcha.

    Eu nunca vi uma que funcionasse desta forma por um bom periodo. Mesmo as famosas Aisin são problematicas. Todas que conheço tem um sistema de "embreagem" que é acionado quando vc anda para traz, ou seja quando não esta transmitindo potencia para a roda ela fica livre; e é exatamente isto que acontece quando vc usa freio motor pra segurar na descida.

    O problema é que a maioria das pessoas não percebe que perdeu a tração na dianteira descendo, e quando percebe é porque a descida é realmente complicada e mesmo assim a pessoa acha que o terreno esta tão escorregadio que é normal esta perda de tração. Em locais com gelo a gente percebe melhor pois alem de ser bem mais escorregadio que o barro o veiculo tem um comportamento mais uniforme. A maioria que percebe é pelo barulho que as vezes faz.

    Na minha opinião para uso verdadeiro de tração, a roda livre (se tiver) tem que ser manual ou qualquer outro sistema de acionamento conjugado com a caixa de transferencia.

    Abs

  • #9
    Citação Postado originalmente por Barba Ruiva Ver Post
    Ciro,

    Minha band ja deu "estalos" quando fazia curvas com a tração acionada. No caso era o semi eixo.
    Agora, ja te adianto que a roda-livre simplesmente acopla o semi-eixo a roda. Sendo assim, ela não deixará o 4x4 do seu carro mais forte ou mais fraco.
    Só para esclarecer: Quando vc aciona a alavanca da tração dentro da Band, ela aciona a transmissão da força para o diferencial dianteiro, que transfere a força para as rodas dianteiras através do semi-eixo.
    Como diz o nome, a roda-livre deixa a roda livre quando em 4x2. Mesmo com a alavanca da tração acionada, os semi-eixos rodarão soltos, pois é a roda-livre em 4x4 que acopla a roda aos semi-eixos.
    Com a roda-livre automatica, quando vc aciona a alavanca da tração e o semi-eixo começa a "rodar", a roda-livre acopla o semi-eixo com a roda automaticamente.

    ** É importante saber que ao retornar a alavanca para 4x2, pede-se dar uma marcha ré, para que a roda-livre seja desacoplada totalmente, evitando a quebra da mesma. **

    No final das contas, se ela ja não estalava antes da troca da roda-livre, acho muito estranho... pois nunca vi esses barulhos virem de lá.

    Abraços e boa sorte,

    André Cestari

    Amigo Barba, espero que voce não tenha feito curvas no asfalto com a tração nas 4 rodas engatada. Apenas para não deixar dúvidas, se não para voce, mas para outros que estejam no Forum e não tenham experiencia, tração nas quatro rodas sem diferencial central é para ser usada em terrenos com pouca aderencia. No asfalto , em curvas, a diferença de rotação entre as rodas não absorvida por um diferencial central pode provocar até a quebra de um mecanismo mais frágil . Os carros de passeio com tração nas quatro rodas permanente, possuem um diferencial central.
    Sds,

    Jaime

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade