x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/03/2007
    Idade
    48
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Quebra de ponta de eixo traseiro esquerdo




    Prezados amigos,
    bom dia. Tudo bem? Tenho uma Band 80 (cambio-seco; semi-eixos simétricos) e esse final de semana a ponta do semi-eixo traseiro quebrou na estrada de terra para Bueno Brandão, amassou a lata, quebrou o escapamento, valeu uma noite na beira da estrada, mas o pior de tudo foi ter arranhado a confiança nela. Queria saber de vocês com qual freqüência isso acontece, se devo trocar o semi-eixo remanescente por um novo... Procurei nos tópico mas não vi muitas coisas que me ajudassem. Alguém poderia me falar mais sobre essas quebras de ponta de semi-eixo, suas causas principais, se acontecem corriqueiramente e se há algo para previni-las?
    Obrigado,
    André

  • #2
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    André
    Quebrou por pancada em alguma panela da estrada ou fundiu o rolamento...Explique melhor ou poste fotos.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    29/03/2007
    Idade
    48
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Olá João, tudo bem? Não foi pancada não. Estava me um aclive sem buracos da estrada entre Socorro e Bueno Brandão quando a ponta do eixo partiu. O rolamento não fundiu, mas a guia do rolamento quebrou. No ponto de ruptura havia uma mancha escura que ia até aproximadamente metade da área do eixo. Parecia que havia uma fissura prévia, mas o mecânico da cidade, acostumado a fazer manutenção em bandeirantes pick-up disse que é comum a quebra desse eixo, principalmente quando eles são simétricos. Não tenho fotos. Há como verificar a saúde do outro semi-eixo? Obrigado,
    André

  • #4
    Olá André.

    Sugiro que dê uma olhada, se ainda não fez, no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915, que contém um verdadeiro tratado de autoria do mestre Leopoldo sobre o assunto. Vale ressaltar que é um pouco específico para CJ´s, mas se aplica também às Band´s e outros veículos com eixo semi-flutuante. Também que coloque o critério "flutuante" na pesquisa que irá encontrar muita coisa interessante. Eu mesmo já postei em alguns desses tópicos, pois tenho uma band do mesmo ano que a sua e que já teve desses eixos. Como você vai ver, o eixo semi-flutuante não é tão confiável como o flutuante, independentemente de serem simétricos como a sua ou com a "bola deslocada". Acredito que a solução é a manutenção preventiva, verificando os rolamentos e trocando periodicamente, mesmo que aparentemente perfeitos, mas não sei dizer a cada quanto tempo (vou chutar uns 50.000km), os semi-eixos por novos de boa procedência. Existe um teste chamado magnaflux que talvez pode detectar as fissuras. Por fim: Eu não deixaria, no seu caso, de revisar todo eixo e trocar o semi-eixo que permaneceu íntegro.

    Abraços.

    Gildo.

  • #5
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    André ,mas a sua é perua , e não picape, certo? Em picapes tenho visto o pessoal reforçar o feixe de molas e colocar 2 ton , é doideira.
    Mande um mecânico experiente desmontar, revisar e , dentro da normalidade (Pneus até 235), acho que pode confiar, sempre respeitando a idade e as limitações.
    Aproveite essa revisão e mande verificar as manga de eixo, munhão e rolamentos dianteiros.

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    João, as picapes band aguentam abuso por causa do flutuante

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Pois é Elmer , mas aqui vem um camarada trazer peso padrão para calibração de Balança, e reclamou para mim do seu freio, que carregado custava a parar:Antiga , bola no centro, sem hidrovácuo, e carregando 2200 kg. Tem cada louco...
    Agora ,minha Band e o Jota da esposa(com eixos Band) têm flutuante , e não dão problema.

  • #8
    A minha band é 80 com eixos simétricos. Já quebrou o do lado direito duas vezes, e por incrivel que pareça nos dois parecia já ter uma enorme fissura anterior, já que a aparência de quebra só apresentava em 1/3 do local. Será que era defeito de fabricação nos dois?
    Em tempo: Procuro sempre não carregar mais de 1 ton de peso.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade