x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 58
  • #37
    Usuário Avatar de adauto
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    43
    Posts
    353
    Agradecimento: 1



    as band original 93/94 ( 05 marchas) com motor 364, sairam com duas baterias no cofre do motor, depois de julho de 94, muda o motor para o 14B e ai apenas uma bateria de 75.
    as duas baterias no cofre sao em virtude da mudança do tanque para o lado do motorista.

  • #38
    Usuário
    Entrada
    28/08/2021
    Local
    Rio Branco/AC
    Idade
    43
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0

    Transformar eletrica Bandeirante Mercedes em 24v

    Pessoal desculpe encomodar mas e permitido transformar a eletrica da Bandeirante Mercedes em 24v ?

  • #39
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por HCampos-1980 Ver Post
    Pessoal desculpe encomodar mas e permitido transformar a eletrica da Bandeirante Mercedes em 24v ?
    Você pode trocar todas as lâmpadas, e
    adaptar um alternador de 24 volts.
    Mas... e o motor de arranque ?
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #40
    Usuário
    Entrada
    28/08/2021
    Local
    Rio Branco/AC
    Idade
    43
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ALVARO ANGELO Ver Post
    Você pode trocar todas as lâmpadas, e
    adaptar um alternador de 24 volts.
    Mas... e o motor de arranque ?
    Amigo obrigado por responder mas sera que teria problema com detran ou fiscalizacao ? no caso do motor de partida Mercedes

  • #41
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por HCampos-1980 Ver Post
    Amigo obrigado por responder mas sera que teria problema com detran ou fiscalizacao ? no caso do motor de partida Mercedes
    Acredito que não. Troquei a elétrica antiga de um fusca de 6 para 12 volts e nunca tive problemas com blitz que naquela época eram constantes. Não sei qual o objetivo, mas não seria melhor e mais fácil e mais barato colocar a outra bateria em paralelo ? Você teria a mesma voltagem mas com o dobro de amperagem.
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #42
    Usuário
    Entrada
    28/08/2021
    Local
    Rio Branco/AC
    Idade
    43
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0
    Alvaro obrigado por responder o objetivo e aumentar a voltagem para usar lampada de 24v

  • #43
    Usuário
    Entrada
    28/08/2019
    Local
    GARANHUNS/PE
    Idade
    53
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Tenho uma 93 e é duas baterias vou postar fotos

  • #44
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92

    Duas baterias (60 Ah cada) no JIPÃO

    Quando comprei meu ONÇA ele já estava equipado com duas baterias de 60 Ah cada, ligadas em paralelo. Já estou com ele há três anos e nunca tive problema com partida, mesmo nas manhãs frias deste inverno. Estão colocadas em baixo do banco do motorista. Fornecem também boa iluminação, inclusive para os faróis auxiliares (milha).
    Voltagem = 12 Volts
    CA = 60 Ah
    CCA (-18°C) = 390
    Provável CCA (10°C) = 450

    Band com 2 baterias-onca-baterias-4-.jpg Band com 2 baterias-onca-baterias-3-.jpg Band com 2 baterias-onca-baterias-2-.jpg Band com 2 baterias-onca-baterias-1-.jpg
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #45
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    BATERIA para motor OM 314 do meu ONÇA

    São duas baterias ligadas em paralelo e instaladas embaixo do banco do motorista. Cada bateria tem 60 Ah e CCA (-18°C) = 390 A. Uma bateria com CCA (-18ºC) = 700 é suficiente para a partida de manhã cedo, mesmo no inverno. Minhas duas baterias fornecem um CCA (-18°C) = 390 + 390 = 780 A e isto dá e sobra para partida numa manhã fria de inverno.

    CCA (cold cranking Ampére)
    HCA (hot cranking Ampére)
    Ah (Ampére/hora)

    O alternador do ONÇA é de 90 A. Isto significa que em uma hora ele carrega 90A na bateria. Como as duas somam 120 Ah então o alternador fornece carga total para as duas baterias em uma hora e vinte minutos de motor trabalhando. Parece-me que o alternador original era de 45 ou 60A (mais fraco e demoraria mais para carregar as baterias)

    Tem de prestar atenção na corrente de partida (CCA). Não adianta colocar bateria de 150 Ah, se a corrente de partida (AAC ou CCA) for de 500A a -18°C. Preste atenção nas especificações de AAC ou CCA. Precisa ter mínimo de 700 A.
    Alguns instalam duas baterias de 60 ou 70 Ah em paralelo. Porém precisa somar a corrente de partida (AAC ou CCA) e ser acima de 700amp, para motor OM314.
    A bateria não importa muito se é de 90, 100,130 ou 150 Ah. Uma bateria de 90 Ah de 900 CCA de partida , durará um tempo menor dando partida do que uma bateria de 150 Ah e 900 CCA de partida , mas as duas darão a partida com a mesma intensidade , força , velocidade no motor . Só que a de 150 Ah ficará mais tempo virando o motor, caso o motor não pegue na primeira. Exemplificando: a de 90 Ah com 900 CCA de partida daria 20 partidas rápidas e depois ficaria lenta, a de 150 Ah com 900 CCA de partida daria 35 partidas rápidas e depois viraria lento.
    Como motores diesel costumam pegar rápido (se estiverem bem regulados) o Ah tem menos importância que o CCA.

    Band com 2 baterias-bateria-ajax-st95lme-001.jpg Meu outro Jipão Band era 1978 e tinha esta bateria AJAX 95 Ah e CCA (10°C) = 700 A. Sempre girou bem o motor OM314, mesmo em manhãs frias de inverno.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #46
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    BATERIA para motor OM 314 do meu ONÇA

    São duas baterias ligadas em paralelo e instaladas embaixo do banco do motorista. Cada bateria tem 60 Ah e CCA (-18°C) = 390 A. Uma bateria com CCA (-18ºC) = 700 é suficiente para a partida de manhã cedo, mesmo no inverno. Minhas duas baterias fornecem um CCA (-18°C) = 390 + 390 = 780 A e isto dá e sobra para partida numa manhã fria de inverno.

    CCA (cold cranking Ampére)
    HCA (hot cranking Ampére)
    Ah (Ampére/hora)

    O alternador do ONÇA é de 90 A. Isto significa que em uma hora ele carrega 90A na bateria. Como as duas somam 120 Ah então o alternador fornece carga total para as duas baterias em uma hora e vinte minutos de motor trabalhando. Parece-me que o alternador original era de 45 ou 60A (mais fraco e demoraria mais para carregar as baterias)

    Tem de prestar atenção na corrente de partida (CCA). Não adianta colocar bateria de 150 Ah, se a corrente de partida (AAC ou CCA) for de 500A a -18°C. Preste atenção nas especificações de AAC ou CCA. Precisa ter mínimo de 700 A.
    Alguns instalam duas baterias de 60 ou 70 Ah em paralelo. Porém precisa somar a corrente de partida (AAC ou CCA) e ser acima de 700amp, para motor OM314.
    A bateria não importa muito se é de 90, 100,130 ou 150 Ah. Uma bateria de 90 Ah de 900 CCA de partida , durará um tempo menor dando partida do que uma bateria de 150 Ah e 900 CCA de partida , mas as duas darão a partida com a mesma intensidade , força , velocidade no motor . Só que a de 150 Ah ficará mais tempo virando o motor, caso o motor não pegue na primeira. Exemplificando: a de 90 Ah com 900 CCA de partida daria 20 partidas rápidas e depois ficaria lenta, a de 150 Ah com 900 CCA de partida daria 35 partidas rápidas e depois viraria lento.
    Como motores diesel costumam pegar rápido (se estiverem bem regulados) o Ah tem menos importância que o CCA.

    Band com 2 baterias-bateria-ajax-st95lme-001.jpg Meu outro Jipão Band era 1978 e tinha esta bateria AJAX 95 Ah e CCA (10°C) = 700 A. Sempre girou bem o motor OM314, mesmo em manhãs frias de inverno.

    Muito bem explicado nos mínimos detalhes !!! Obrigado
    Vou colocar duas de 60 amperes na minha Band 1982, como na sua foto (em paralelo).
    Nas minhas Band 14B, serrei os pés dos suportes e consegui colocar uma bateria de caminhão de 200 ampéres, com alternadores adaptados do vectra (120 ampéres hora). Nunca tive problema no frio intenso.
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #47
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92

    Carros que não pagam mais IPVA, tem baixo valor, mas divertem

    Álvaro Ângelo, bom dia! Pelo que vi temos a mesma idade e alguns gostos parecidos. Realmente o uso de duas baterias (comuns) em paralelo é uma solução bastante prática, eficiente e menos onerosa.
    Curiosidades: Estou com 74 anos, aposentado e moro numa chácara em Amparo, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira. Tenho um carro formal (Hilux 1998 2.8 CD turbodiesel com 270.000 Km originais) e dois off-road: O ONÇA (Band 1983) e um Buggy Gaiola VW 1600.

    Band com 2 baterias-hilux-2016-7-.jpg Esta Hilux é muito bem cuidada e já me levou para Brasília, Paraná, Canastra, Petrópolis sem problemas. Já enfrentou alguns terrenos um tanto difíceis com a tração 4x4 e foi bem. Mas não tem a robustez nem a força do ONÇA.

    Band com 2 baterias-new-roof-feb-2021-5b-.jpg Meu ONÇA. Excelente obra da parceria nipo-tedesca. Tem uma força descomunal e uma mecânica razoavelmente simples. Graças a DEUS não tem engenhocas eletrônicas no motorzão OM-314 nem espalhadas pelo veículo. A meu ver é a versão civil de um pequeno caminhão militar e apto para terrenos difíceis e serviços pesados. Eu adoro meu ONÇA.

    Band com 2 baterias-rail-buggy-oct-2018-1-.jpg Band com 2 baterias-rail-buggy-oct-2018-3-.jpg Band com 2 baterias-rail-buggy-oct-2018-4-.jpg Band com 2 baterias-rail-buggy-oct-2018-11-.jpg Band com 2 baterias-rail-buggy-oct-2018-13-.jpg Band com 2 baterias-rail-buggy-oct-2018-10-.jpg

    Este Buggy-Gaiola é todo mecânica Fusca 1600. O câmbio/diferencial tem relação coroa/pinhão 8x35, pois só tem tração traseira e o torque tem prioridade sobre a velocidade. É muito divertido para pilotar, enfrenta bem terra e barro, mas acima de 80 Km/h o vento começa a incomodar muito e a direção fica muito leve (pesa só 450 Kg). Para mim, com 74, ele apresenta dois probleminhas: 1º) para entrar precisamos curvar um tanto a coluna vertebral e pronto! Encaixamo-nos no banco concha. Pra baixo todo santo ajuda, mas pra cima a coisa muda! 2º) para sair precisamos fazer o movimento reverso e usar bem a força dos braços para erguer o corpo e sair. Enquanto eu conseguir entrar e sair vou me divertindo com ele. Na verdade eu o comprei na "bacia das almas", muito barato mesmo, porém bem detonado. Então o restaurei e o dei para minha filha que mora no litoral (Guarujá). Ela gostou, mas ficou com receio de usar, pois é veículo aberto e o Guarujá está virando um filial do Rio de Janeiro, em menor escala. Tem muita violência, assaltos e as mulheres são as vítimas mais escolhidas. Então acabei ficando com ele.
    Abraços.

    Band com 2 baterias-navy-salute-avatar.jpg
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #48
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Álvaro Ângelo, bom dia! Pelo que vi temos a mesma idade e alguns gostos parecidos.
    ...
    Bom dia, colega.
    É sim, acredito que tenhamos coisas em comum. E o gosto por viaturas é uma delas. Durante cinco anos fui médico da polícia militar aqui em Minas. Minha mulher dá o maior apoio pela minha paixão por carros. Ela diz que é mil vezes melhor que cigarros, bebidas, fanatismo por futebol, jogos de azar e por aí vai...
    Também tenho uma roça perto da cidade de Belo Vale e costumo ficar lá uma boa parte do tempo. è um ar muito melhor para se respirar !!!
    Tenho uma toyota CS e nela vou usar a sua ideia de duas baterias em paralelo. Como você disse é quase um trator sem quinquilharias eletrônicas.
    Tive uma chance de comprar um baja bug, mas estava tão detonado que desisti. Me agrada muito aquele jipinho da Gurgel, esse se passar um na minha frente eu pego. Entrar e sair do seu baja na verdade é o que vai continuar mantendo a flexilidade da sua coluna !!!
    Agora um 4x4 que não gostei foi a pampa 4x4. Fraca de motor para o carro e queimava muita embreagem quando carregada com peso na hora de arrancar. Além do mais parece que os diferenciais não combinavam entre si e davam muito problema se o barro não fosse muito escorregadio.
    É isso aí
    Abs
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.18
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade