Galera para melhorar o motor OM 314 antigo fica em media quanto? Fazer ele, turbinar e intercular? Quantos cv ganha, compensa? Tem q mexer muito, trocar comando ou o cabeçote, pistões, jetcooler etc?
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Galera para melhorar o motor OM 314 antigo fica em media quanto? Fazer ele, turbinar e intercular? Quantos cv ganha, compensa? Tem q mexer muito, trocar comando ou o cabeçote, pistões, jetcooler etc?
Hoje fiquei sabendo que a Garrett não fabrica turbina APL 240 .42.48 e dizem que nunca fabricou. Segundo o que três revendedores me disseram pode-se pegar uma turbina Garrett .42.63 e trocar a caixa quente por uma .48 e segundo eles funciona muito bem, além de encher bem mais rápido. Outras marcas eu não pesquisei. Alguém poderia me dizer se esta informação é verdadeira? Alguém pode esclarecer mais sobre este assunto? Qualquer informação é bem-vinda. (por favor, evitem opiniões e "achismos", só informações realmente ajudam).
Muito obrigado.
Tenho na toy uma Garret 42x63 .Tempos atrás substitui a caixa quente de 63 para a de 48 ,enche mais rápido,com menos rpm mas senti que com motor em giro mais alto "trava"ou seja obstrui um pouco a saída do escape.
Voltei para caixa 63 e tenho guardada a de 48 ,se alguém interessar.....
Caixa de 48 ,no meu entender é ótima para cidade pois motor não é tão exigido quanto na estrada e no meu caso é estrada e tiros longos ou grande distancias.
Sergioporto, entendi bem o que você explicou. Mas se alguém quiser comprar uma Garrett apl 240 .42.48 vai ter que fazer o que você fez, tirar a caixa quente .63 e trocar pela .48. Esta foi a informação que tive de 3 empresas renomadas de São Paulo que vendem turbinas e kits. Hoje eu vi num club de jipe uma foto de uma turbina .42.48, mas não era Garrett e sim Master Power. Abs
Existem turbinas, como esta citada, que de fábrica sai somente em uma configuração de caixa quente, mas quando chega no revendedor, o mesmo troca pela medida possível existente e que o comprador quer, isso não faz perder a garantia, uma vez que o seu contato será o revendedor.....
Caso compre direto do fabricante, dai não poderá modificar senão perderá a garantia....
Mas se vc for turbinar sua band agora, tem outras opções melhores que a APL e praticamente no mesmo preço.
Abs
Fe_jipeiro, agradeço a sua resposta. Esclareceu bem.
Se for possível diga-nos algumas das melhores opções para turbinar o OM-314, praticamente pelo mesmo preço da tradicional APL. Abs
Anexo 565851
Acompanhando... Também estou na expectativa das dicas Tounda!
Sds.
Fala Diogao, blza ?
Cara, na realidade a k16 não é cara, o preco das demais subiram e dai elevaram o dela um pouco. Mas historicamente quase não mudou...
Pq eu digo que ela não é "cara", vc ta comprando uma turbina de primeira linha nova, que se bem instalada e cuidado correto do motor for feito, vc tera turbina para mais de 300.000 km tranquilamente... pois é o que rodam nos caminhoes, geralmente traca-se acima dos 450 mil km rodados... Agente tem o costume de ver o preco total e nao diluir ao longo do nosso uso.. ou seja, os 2mil reais q vale hj um k16 da borgwarner, vale o investimento...
Sobre qual turbina usar e dai já aproveita para as respostas das perguntas anteriores, tudo depende do projeto e potencia desejada ....
Pensa no seguinte... nao adianta vc colocoar uma k16 e nao caprichar na instalacao ou ajustar para fazer ela render, vc nao tera diferenca nenhuma qse com uma apl240 por exemplo.... isso acontece muito e vejo muita gente cometendo esse erro e querendo ver o resultado.... teve até uma situacao desagradavel, onde um ser me pediu dica, passei com toda boa vontade e depois ele me ligou cobrando que eu tinha que pagar o investimento q ele fez na k16 e q nao viu diferenca nenhuma pra apl... ainda tentei ajudar e dai vi a Merda, desculpe a palavra usada, da instalacao que fizeram no motor dele..... ou seja, retrata o que disse acima... fui tentar ser amigo e dando dica de graca e o ser ainda queria me lascar... cada um que me aparece..rsrs
Mas retornando, a escolha da turbina, depende de N fatores, tais como potencia vs rpm pretendida, uso(urbano, estrada ou trilha), economia, se vc importante com fumaca ou nao, enfim, N variaveis.... Nao existe a turbina perfeita, na realidade a perfeição para atender todos esses quesitos com eficiencia, seria instalacao do sistema de compound turbo (bi turbo), onde tera uma turbina para atender de baixa - media rotacao e outra para media-alta...
A minha dica é a seguinte... se quer algo basico, fique nos kits basicos e "baratos"... sera o melhor custo beneficio... se quer algo melhor e com melhor rendimento, terá que investir numa preparacao correta para seu uso e neste caso, não existe receita pronta... o que ficou bom pra um pode nao ficar do mesmo jeito para outra, tem que fazer para cada caso.
Abs a todos.
Instalei uma turbina APL 240 .42.48 no meu ONÇA, motor OM-314, sem intercooler. Está funcionando muito bem, enche rápido, perde pouco giro nas subidas e me permite ultrapassar tartarugas com mais segurança. Meu JIPÃO tem câmbio sincronizado de 4 marchas e acima de 80 Km/h o motor ultrapassa 3.000 rpm e começa a berrar. Mas para o que eu preciso está de bom tamanho.
Anexo 567235 Anexo 567236 Anexo 567237 Anexo 567238 Anexo 567239
Parabéns pelo jipão e pela nova saúde do motor OM314 hehe.
Olá amigos Toyoteiros!
Alguém poderia enviar uma foto de onde vai a flange (conexão) de retorno do óleo da turbina para o cárter?!
Gostaria de saber o local exato para fazer a furação no cárter...
Obrigado desde já.