Pessoal, embora dependa de cada caso, em media um turbinamento aumenta em qtos % a potencia do motor?
Alguem já aferiu?
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Pessoal, embora dependa de cada caso, em media um turbinamento aumenta em qtos % a potencia do motor?
Alguem já aferiu?
Depende da preparação. Acho que uns 30% numa preparação normal. Podendo chegar até 100% ou mais para preparações realmente fortes.
Gostei da tua explicação. Tem muita lógica. No meu velho OM 314 acabei instalando uma turbina Biagio .42.63 , a meu ver modesta, porém suficiente para fazer o motor não perder rotação nas subidas e dar mais segurança nas ultrapassagens. Ficou realmente muito bom, mas mais para frente poderei instalar o intercooler também. Obrigado.
Pessoal, comprei o KIT COMPLETO (turbina APL 240 + intercooler VW 8-150) na Turbo Anhanguera e recebi os produtos hoje.
Amanha o mecânico já inicia os trabalhos, todavia eu gostaria de ouvir os mais entendidos quanto a alguma dica necessária ou algo que tenham surgido na instalação de vocês ou na de algum conhecido.
1-Que espessura do escapamento vocês usam ou usaram?
2-Fizeram alguma coisa na bomba injetora (bicos, limpeza ou apenas regulagem)?
3-Com que pressão vocês costumam andar?
Obs: A minha Band esta com a regulagem na Bomba desde o antigo dono (Solo 4wd de SP) e, agora com o cambio 5 marchas que instalei recentemente, uma media de 115 a 120 km/hs ela fez 11,45 km/litros, ou seja, quero deixar ela razoavelmente andando mais, porém sem perder a economia.
Qualquer dica será bem vinda!
No meu caso, ficou assim:
1 - Uso tubulação de escape de 2,5". Acho que para as turbinas APL 240 atende bem. Retire o abafador. Pode tentar andar sem ou colocar um "turbão". O turbo abafa o barulho do motor;
2 - Só abertura no débito da bomba injetora (se os bicos estiverem bons, obviamente);
3 - A minha tá regulada para 0,9 kg de pressão. Para meu uso, dá para o gasto;
Consumo, se andar normalmente, a tendência é gastar o mesmo tanto ou até um pouco menos. Depende do pé. Geralmente, devido ao ganho de potência e aceleração, a gente acaba se empolgando e pisando mais.:-)
Cuide da temperatura do motor. Devido ao intercooler e o condensador do A/C, pode ocorrer restrição na passagem do ar pela colmeia do radiador.
Abrass.
Nirlei, qual é o consumo da sua?
Vc trocou os bicos, se sim, qual voce colocou?
O Felippe me deu umas dicas bacanas demais da conta...., o cara entende demais!
A sua teve esse problema de aquecimento? Se sim, o que voce fez para sanar?
Escape--> A minha terá um escape direto de 3 polegada, porém as primeiras saídas próximas a turbina são de 2,5...No futuro, caso eu resolva colocar uma k16, o escape ja estará preservado. Antes de dizerem pq eu ja nao coloco direto uma k16 é pq onde resido (Novo Progresso, sul do pará) não tem quem mecha ou entenda de turbinas (não tem um só que seja), quanto mais uma valvulada, ou seja, tenho que simplificar o maximo possivel (após pesquisas na cidade), afinal ali o que ganha em natureza da Amazonia Paraense se perde em mão de obra qualificada, peças e etc..., procuro fazer os serviços na viatura toda vez que venho a sp.
Abraços
Helder, como disse, o consumo vai depender do pé. Se manter as médias da viatura aspirada quando turbinar, vai gastar o mesmo tanto ou até um pouco menos, pois terá que pisar menos para manter a velocidade. Se socar a bota, aí aumenta o consumo mesmo. Com ando dentro da média (nem devagar e nem rápido), na estrada dá pra fazer de 10 a 11,5 km/l, a média de 100/110 km/h (a minha é 4 marchas).
Os bicos são originais. Só abri o débito da bomba e instalei o LDA.
Aquecimento dentro do normal. Depois da retífica, aproveitei e coloquei a hélice de aluímínio de oito pás do caminhão MB 710. A minha não tem intercooler.
Abrass.
Anexo 469346Anexo 469347
Pessoal, vejam como ficou a minha instalação do Turbo + Intercooler...
A viatura ainda está no mecânico, pois falta fazer o escape (vai ser diretão e de 3 pol), e tentar ajeitar a posição do filtro de ar para instalar o Snorkel eis que o mangote do intercooler atrapalha outra opção do filtro.
Também tentarei solucionar o inicio do escape..., o mesmo sai da turbina e esta em forma de cotovelo e da a impressão de estrangular e restringir a saída, ou seja, verei com o meca se ele consegue fazer uma curva sutil...
Dicas e criticas sempre são aceitáveis!!
Abraços
Só uma observação Helder, talvez seu ar condicionado fique um pouco fraco em dias quentes, o intercooler vai esquentar o ar na frente do trocador de calor dele.
Costumo ver esta instalação com o ar condicionado na frente, intercooler no meio e radiador atrás.
Mas você que vai ter que definir se o ar condicionado esta suprindo suas necessidades com esta montagem.
Helder,
ficou muito limpo a sua instalação, parabéns e depois nos conte como ficou o consumo em que velocidade e outros detalhes pertinentes, OK?
Aparentemente está muito boa essa instalação, vai ficar com outra bandeirante.......