x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0

    Freio a disco na traseira




    Pessoal

    Alguem ja colocou freio a disco na traseira da Toyota Bandeirante?

    Não sei como tira aquela peça que prende na roda, como faço isso? Tenho que tirar para passar o suporte da pinça, certo?

    Respostas ainda hoje são bem vindas.

  • #2
    Existem kits para isso, a Garra4x4 em Sampa tem.

    Se é para fazer você mesmo, tem que tirar os freios a tambor por inteiro e confecionar peças novas para segurar o rolamento de roda e a pinça. E obviamente, discos.

    Abraços,

    Bill

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Bill
    Estou com o kit na mão, vem com suporte, pinça, disco e parafusos.

    Só não consigo tirar a peça que fica impedindo que o suporte da pinça passe... a peça é aquela que tem os prisioneiros.

    É na toyota bandeirante.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    E estou instalando eu mesmo...

    Na pressa não me expliquei direito.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    A peça em questão que não deixa passar o suporte da pinça é o semi-eixo.

    Não me digam que eu tenho que tirar o semi-eixo para passar o suporte da pinça.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    10/06/2006
    Idade
    61
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0

    Freio A Disco

    Sera Que Para Hilux Tb Tem Kit De Freio A Disco Traseiro?

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    ô Cristiano, se o eixo trazeiro da tua band for flutuante tem que remover semi eixo e cubos de roda. Se for semi-flutuante tem que abrir tudo pra poder fixar o suporte no lugar.

    []'s e boa sorte

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Elmer!!! Descobri isso ontem a noite...

    Tive que tirar os dois semi-eixos do lugar, aproveitei para trocar um retentor que estava vazando, coloquei os suportes no lugar, mas foi uma sequência de leva e traz para o esmeril.

    Não sei como é outros kits de freio a disco, mas os parafusos que vieram com o kit são para os eixos que possuem rosca no próprio, então não pude usar os parafusos e acabei usando os originais, mas sem arruela senão não cabia.

    Tive que esmerilhar dentro da pinça porque com tudo montado o disco pegava na parte interna, então tive que esmerilhar bastante para liberar o disco, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo (cagada da empresa).

    Tive que refurar um dos buracos de cada suporte da pinça, porque não batia com os da tubeira.

    Fora que tive que esmerilhar a pinça por fora para não pegar na roda, mas isso dou um desconto para a empresa já que deve ter sido feito para rodas aro 16.

    Esse kit é da JCChiarello4x4.

  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    ô Cristiano, se o eixo trazeiro da tua band for flutuante tem que remover semi eixo e cubos de roda. Se for semi-flutuante tem que abrir tudo pra poder fixar o suporte no lugar.

    []'s e boa sorte
    Complementando...

    De qualquer forma, flutuante ou não, vc precisa remover o sistema original, tirando os parafusos que o prendem a tubeira do eixo.
    Nossa... Cristiano, fazer em casa é uma boa, vc aprende e economiza uns trocados, mas todo cuidado é pouco. Pelo jeito vc nunca fez isso e está mexendo em componentes críticos para a sua segurança.
    Tem que saber o que está fazendo. Se é flutuante, vc terá que ajustar os rolamentos depois... Sabe como fazer?
    Use trava para rosca (é uma cola) nos parafusos do suporte da pinça.

    Qualquer dúvida, peça! Não monte sem saber ao certo como fazer...
    Se tiver uma máquina digital, vá tirando fotos do serviço e mande para cá.

    []'s

  • #10
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Obrigado Elmer!!! Descobri isso ontem a noite...

    Tive que tirar os dois semi-eixos do lugar, aproveitei para trocar um retentor que estava vazando, coloquei os suportes no lugar, mas foi uma sequência de leva e traz para o esmeril.

    Não sei como é outros kits de freio a disco, mas os parafusos que vieram com o kit são para os eixos que possuem rosca no próprio, então não pude usar os parafusos e acabei usando os originais, mas sem arruela senão não cabia.

    Tive que esmerilhar dentro da pinça porque com tudo montado o disco pegava na parte interna, então tive que esmerilhar bastante para liberar o disco, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo (cagada da empresa).

    Tive que refurar um dos buracos de cada suporte da pinça, porque não batia com os da tubeira.

    Fora que tive que esmerilhar a pinça por fora para não pegar na roda, mas isso dou um desconto para a empresa já que deve ter sido feito para rodas aro 16.

    Esse kit é da JCChiarello4x4.
    Nossa... pior do que eu pensava...

    Escrevi a mensagem anterior enquanto vc mandava essa...

    Os kits do Chiarello não são um "primor" de qualidade, mas por tudo que vc teve que fazer, ou kit não era para a sua Band, ou vc montou alguma coisa errada...
    Esmerilhar a pinça por fora é muito perigoso! Vc corre o risco de perfurar o cilindro. Às vezes não isso não aparece, mas depois com a pressão, pode vazar fluído...
    Se vc teve que esmerilhar por dentro, para o disco encaixar, pode ser que o suporte da pinça não estivesse na distância correta. Isso quer dizer que talvez o rolamento do semi-eixo (supondo que não seja flutuante), pode não estar corretamente ajustado.
    Se é flutuante, pode ser desgaste na manga ou ajuste mesmo... Bom, tudo isso supondo que o kit tenha um mínimo de precisão...
    Kit bom, é P&P... Sem precisar de ajuste ou esmeril...

    []'s

  • #11
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Grande Giovani!!

    Já li algumas instalações de freio a disco aqui no forum em rodas aro 15 e percebi que em algumas não é nada do outro mundo esmerilhar um pouco (o que seria considerado pouco?) a pinça.

    O kit foi montado direitinho, coloquei a pinça com o parafuso da sangria para cima e o suporte da pinça não tinha como fazer diferente, já que na furação da tubeira tem uns parafusos que tem uma diferença grande do outro. A diferença que comentei acima foi mínima, mas o suficiente para o parafuso não passar, então passei uma broca e tudo se resolveu. Conversando com o mecânico no outro dia, ele me disse que estava com outra Toyota na oficina que possuia rosca nos furos da própria tubeira, então imaginei que os parafusos eram para o sistema mais novo, então não reclamei muito já que os parafusos originais entraram normalmente.

    Fiquei com medo de esmerilhar muito ao ponto de chegar em alguma tubulação interna, por isso fui fazendo os poucos, esmerilhava um pouquinho, botava a roda, esmerilhava em outro cantinho, botava a roda, exatamente para não ter que esmerilhar muito e nem à toa.

    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Esmerilhar a pinça por fora é muito perigoso! Vc corre o risco de perfurar o cilindro. Às vezes não isso não aparece, mas depois com a pressão, pode vazar fluído...
    Espero que não tenha feito isso, vou ficar acompanhando de perto.

    Hoje realizei um trajeto de uns 400km direto e a pastilha está pegando no lugar correto do disco e o freio está excelente, mas daqui 1 semana vou desmontar para ver como tudo está.

    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Se é flutuante, pode ser desgaste na manga ou ajuste mesmo... Bom, tudo isso supondo que o kit tenha um mínimo de precisão...
    Infelizmente não tenho experiência nesses ajustes, mas antes de tirar as rodas lembrei de tentar mexer a roda em várias direção para ver se existia alguma folga e nenhuma delas apresentava folga, claro que se houvesse folga não conseguiria resolver na hora, mas ao menos já saberia o que fazer. Na minha opinião foi falta de precisão mesmo.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Cristiano, fazer em casa é uma boa, vc aprende e economiza uns trocados, mas todo cuidado é pouco. Pelo jeito vc nunca fez isso e está mexendo em componentes críticos para a sua segurança.
    Giovani, eu descobri a um tempo atrás que uma das coisas que mais me motiva a continuar andando de Band e não com o meu Vectra que vendi, é exatamente o fato de poder trabalhar com a mecânica. Mas eu vou com calma....

    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Tem que saber o que está fazendo. Se é flutuante, vc terá que ajustar os rolamentos depois... Sabe como fazer?
    Então eu tive sorte, porque o meu sistema é semi-flutuante. Olha que em todo processo eu ficava imaginando, "isso no flutuante deve ser bem mais simples, deve ser só tirar um e colocar outro, ô vida, ô azar..." Estou vendo que não era...

    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Use trava para rosca (é uma cola) nos parafusos do suporte da pinça.
    Teria usado se meu tubo de trava para rosca não tivesse estourado dentro da caixa de ferramentas quando o encontrei . Vou comprar e na olhada que darei na semana que vem desmonto e passo em tudo.

    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Qualquer dúvida, peça! Não monte sem saber ao certo como fazer...
    Mas foi exatamente o que eu fiz, o problema é que o viciado aqui começou a fazer às 21hs da noite.

    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Se tiver uma máquina digital, vá tirando fotos do serviço e mande para cá.
    Na desmontagem da semana que vem vou tirar algumas fotos e colocar aqui.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade