x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1

    Temperatura normal do motor om314/608?




    Pessoal, comprei há pouco minha Band 87, curta..motor 608, com pneus 33´´ e tenho estranhado a temperatura de funcionamento do motor q nunca ultrapassa os 40 graus (o primeiro número do indicador do painel das bands modernas - não estou certo do valor exato). De início, pensei estar com problemas no indicador e na batatinha da temperatura do motor, q já foram substituídas por outras e a temperatura não muda. O consumo dela está em torno dos 10 km/l na estrada q acho ser normal. Pergunto se podem ter aberto a válvula termostárica dela, p/ ela trabalhar com o motor mais frio? Se sim, isso trás algum problema ao motor?Ao consumo?

  • #2
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    valvula

    "Pergunto se podem ter aberto a válvula termostárica dela, p/ ela trabalhar com o motor mais frio? Se sim, isso trás algum problema ao motor?Ao consumo?"

    A minha estah com a valvula aberta também (acho).
    Andei pesquisando e vi algumas funções extras da tal valvula:
    1. abre quando estah quente a temperatura da água, afim do motor trabalhar na temperatura ideal (por volta de 90 dependendo do motor);
    2. fecha quando o motor estah frio, nao permitindo a circulação livre da agua.

    A segunda função dela eh importantíssima pois permite uma melhor queima do combustível, melhor lubrificação (devido a temperatura do oleo), menor atrito das partes internas devido a expansao correta com a temperatura.

    Ainda nao troquei a minha valvula, mas vou ver dentro em breve.

  • #3
    Olá Pilz.

    A minha Band também usa o motor 608 e a temperatura está sempre por volta de 70 graus. As vezes, numa subida longa e puxada chega a 75. Não sei lhe dizer se esta é a temperatura correta, mas acredito que 40 graus como você informou seja muito baixo. E, salvo melhor juízo dos experts que existem neste forum, acredito que 40 graus seja uma temperatura muito abaixo da temperatura ideal desse motor e lhe seria prejudicial. Acredito ainda, embora você já tenha dito que trocou o medidor e a cebolinha, que deva estar ocorrendo algum erro de medição, pois é um valor muito baixo e que rapidamente seria atingido com o funcionamento. Em tempo, o sistema de arrefecimento é original ?.

    Abraços.

    Gildo.

  • #4
    Olha gente, desde já agredecendo as msgs postadas, resolvi novamente hj dar uma checada no marcador e na cebolinha da temperatura (comprei outra) e nada muda...A temperatura sobe um pouco, mas um pouco mesmo qdo exigo um pouco mais do motor como qdo subo uma serra, mas nada significativo....Em tempo, o sistema de arrefecimento é original...
    Pergunto aos amigos o seguinte: pelo q verifiquei há duas válvulas de temperatura p/ o meu motor....uma q trabalha a 82 graus e outra a 88 se não me engano...não sei ao certo qual devo adquirir...alguma sugestão?

  • #5
    Aproveito p/ pedir a algum amigo q me informe algum site ou fone onde eu possa comprar peças de band...

  • #6

    Temperatura do 608

    Olá Pilz.

    Não sei se você já viu, mas a temperatura normal de funcionamento do 608, sgundo o manual do proprietário da Band é de 80 a 95 graus. A temperatura do início de abertura do termostato é de 69 a 73 graus. Segue anexo cópia do citado manual, pois não me lembro onde o encontrei.

    Abraços.

    Gildo.

  • #7
    Acho que o anexo vai agora
    Temperatura normal do motor om314/608? Arquivos Anexos

  • #8

    Cool

    Olha eu não entendo de nada de mechanica, muito menos de eletricista.
    Você já pensou na possibilidade de alguma gambiarra ou ligação extra ou lampada fora de especificação ou qq. outro tipo de espiríto maligno esteja roubando energia do seu quadro?
    A minha Band no começo tinha umas "macumbas" com os indicadores, não sei dizer o q solucionou o problema, mas foram funcionando a medida que retirava as gambiarras, limpava as conexões do quadro, etc. hoje ainda tenho um problema com o Medidor de Bateria (12V) q. funciona dependendo da lua (e minha última teoria).
    A Beduína funciona a 70º/75º.
    Abs,
    Feliz Ano Novo ...

  • #9
    Pessoal,
    Já conferi todas as ligações elétricas e o painel está marcando corretamente. Essa semana verifico a válvula termostática...só posso pensar q ela foi removida ou aberta...Alguém sabe me informar as consequências?

  • #10
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pilz Ver Post
    Pessoal,
    Já conferi todas as ligações elétricas e o painel está marcando corretamente. Essa semana verifico a válvula termostática...só posso pensar q ela foi removida ou aberta...Alguém sabe me informar as consequências?
    Não se preocupe em demasia afinal isso é uma Band.

    Brincadeiras a parte, vc deve usar a válvula termostática sim.Ainda mas se vc mora em lugar frio.O motor foi desenvolvido pra trabalhar numa faixa de temperatura e trabalhando fora dessa faixa vc terá um consumo de oleo diesel e oleo lubrificante maior.

    Os motores diesel tem a caractérística de trabalharem mais frios do que os a gasolina.Não se impressione com esses 40 graus do seu marcador, provavelmente ele não está marcando muito certo, utilize ele como parametro para observar as variações de temperatura, normalmente marcadores de Toyota não funcionam direito.
    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #11
    Caro Sérgio,

    Isso é o q mais tem me agradado na Band!!! Não precisar ficar dando bola pras frescurinhas q os outros carros...
    Mas minha preocupação é mesmo qto ao consumo de diesel...
    A dúvida é se há só um tipo de válvula termostática..ou mais de uma...

  • #12
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pilz Ver Post
    Caro Sérgio,

    Isso é o q mais tem me agradado na Band!!! Não precisar ficar dando bola pras frescurinhas q os outros carros...
    Mas minha preocupação é mesmo qto ao consumo de diesel...
    A dúvida é se há só um tipo de válvula termostática..ou mais de uma...
    Só tem uma válvula.Band faz por volta de 10km/l, dependendo do pé do motorista.Veículo diesel não apresenta muita diferença de consumo entre estrada ou cidade.

    Troque regularmente TODOS os óleos de sua Band e os filtros de combustível e seja feliz.

    []´

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade