x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 32
  • #13
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    36
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0



    tenho um caminhão com esse motor,o marcador não marca,mas, se encostar, ele ta pelando.40 graus é muito pouco,é quando eu to com febre hahah.

  • #14
    Usuário
    Entrada
    04/05/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    69
    Posts
    28
    Agradecimento: 1

    Thumbs up OM 314 - Temperatura de funcionamento e válvula termostática

    Piltz:

    Tenho uma band basicamente igual à tua: '84, om 314, 4m, etc.

    Recentemente, tive problema de aquecimento, e era justamente a válvula termostática, que às vezes travava fechada - a água não circulava! - e aquecia demais. O mecânico que descobriu o problema retirou a válvula, e fiquei uns dois meses andando sem ela, até encontrar uma e recolocar. Segundo o mecânico, é muito comum proprietários de band's tirarem esta válvula e deixarem sem.
    Dificilmente ela estará trabalhando a 40 graus C. Possivelmente é erro no marcador.

    O teu marcador de temperatura tem escala, na parte verde? Pergunto, porque o meu só tem duas escalas, +- 80% dele é verde, e no final à direita, uma divisão dos 20% restantes, e é vermelho.

    O ponteiro, seja em viagem, trilha ou na cidade, dificilmente passa de 1/5 ou 1/4 (então, 20 a 30%) do marcador, mas não quer dizer que esteja a 20/30 graus. às vezes, em viagem, piso um pouco mais forte, a 90/100 km/h, e o marcador não chega ao meio, mas ao parar para abastecer, vejo que o radiador está quase fervendo ...

    Desconfio que o problema seja só no mostrador.
    Faz o teste: depois de andar algum tempo (tipo uma hora), olha o marcador, para ver a escala, e vai ver o radiador - com cuidado! - para ver se ele não "chia", i.é, se não sei vapor.

    Em tempo: a válvula é de 73 graus, ou seja, ela deverá abrir para circular a água, quando a água está nesta temperatura.

    Meio longa a mensagem ... mas espero ter contribuído.

    Boas trilhas!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...ons/icon14.gif
    Thumbs up
    []'s

  • #15
    Usuário
    Entrada
    04/05/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    69
    Posts
    28
    Agradecimento: 1

    OM 314 - Temperatura de funcionamento e válvula termostática

    Pilz:

    Desculpe, acrescentei um 't' ao teu nome na outra mensagem.

    []'s

  • #16
    Sugiro que vc leveseu carro numa loja que vende medidores. Se seu painel for antigo e estiver usando medidor original vc precisa de um sensor que trabalhe com medidores com princípio de termodilatação. Eu tive dificuladades e resolvi assim.

  • #17
    Opa

    No painel modelo antigo o termômetro é mecânico, o bulbo de mercúrio que vai no motor tem um cabinho que o liga até o marcador, se romper o cabo já era, a única alimentação elétrica é a lampadinha que ilumina o mostrador, portanto, essa última informação do Israel não faz sentido se o teu painel é do modelo antigo, prá saber se o teu marcador é mesmo o do tipo "mecânico" basta desligar a chave com o motor quente, o termômetro vai continuar marcando a temperatura do motor, no painel novo o marcador depende da eletricidade e ao desligar a chave ele vai prá 0C.
    Se eu tivesse a dúvida com relação ao que o termômetro está registrando eu arrumava um termômetro desses semples de mercúrio com marcação até 100C e uma panela com água quente, tirava o bulbo do termômetro do motor (basta soltar com uma chave de boca) e mergulhava ambos em água quente, de 45C prá cima, bastaria então comparar a temperatura do termômetro com o que está marcando no painel... Se estiver marcando a mesma coisa o problema pode ser na válvula termostática, se o termômetro estiver em 70C e no painel estiver marcando na temperatura que sempre marca (por volta do 1o. traço conforme foi dito) então vc tem que se conformar que o marcador marca errado mas que está ok. O problema em marcar errado pode ser no próprio termômetro/mostrador no painel como no regulador de voltagem já que nos painéis das band modernas o termômetro trabalha com alimentação de 5V enqto que da bateria vem 12V.
    Segue a foto de um termômtro mecânico p/ as Band com painel antigo e o local do sensor no motor.
    Espero ter ajudado

    [ ]´s

    Marco Antonio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Temperatura normal do motor om314/608?-band-012-small-.jpg   Temperatura normal do motor om314/608?-band-006-small-.jpg  

  • #18
    Colega conforme explicado pelo amigo The Dog, parece que minha informação está errada, mas tudo bem, pelo menos aprendemos mais com a explicação bem elaborada de nosso colega. Valeu!

  • #19
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pilz Ver Post
    (...) temperatura de funcionamento do motor(...)
    Pilz,

    Além do Manual do Propietário que o Gildo enviou, veja o manual do motor em http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/ .


    []´s

    Aurélio
    sspfoa

  • #20
    Usuário
    Entrada
    04/01/2007
    Idade
    40
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    om364

    A minha band ano 93, motor om 364, fica com a temperatura entre 60º e 70º, nesse pouco tempo q tenho ela (uns 10 meses) nao apresentou problemas algum devido a essa temperatura, e já peguei estrada várias vezes com ela, incluindo serra.

  • #21
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Pessoal:
    To com o mesmo problema do Pilz...
    Só que a minha band é OM-364.
    O marcador original nao sai de 50 graus (primeira marca do relogio do painel).

    O que fiz:
    - Aterrei o fio que sai do bulbo no bloco e vi que o relógio estava funcionando bem.
    - Troquei o sensor da temperatura e o relogio nem se mexeu.
    - Instalei um termometro mecanico da cronomac que era da rural e nem se mexeu também.
    - Hoje com o termometro da cronomac instalado, rodei uns 25 kms, e depois ao chegar no destino olhei o marcador e nem tinha mexido. O que fiz? peguei um termometro de mercurio até 100 graus, abri o radiador e mergulhei ele la dentro. resultado: 53 graus!!!

    - O procedimento que medir a temperatura da agua no radiador é adequada? acredito que sim... porém... vai q nao deveria né?
    - É possivel um motor trabalhar nessa faixa de temperatura????
    - Ja adianto que a band era do Espirito Santo e talvez ela nao tenha a valvula termostatica (nao abri para ver...)

    sera problema da valvula??

    abracos
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #22
    Usuário
    Entrada
    04/05/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    69
    Posts
    28
    Agradecimento: 1
    André:

    Numa msg anterior, informei problemas com aquecimento na band.
    Não cheguei a medir a temperatura no radiador, mas queimou a junta do motor (OM 314). Não sei se do 364 é o mesmo local de medição da temperatura.
    O problema no meu caso foi justamente a válvula termostática que travou fechada, não retornando a água quente do motor para o radiador.
    Então, não havia dissipação do calor no radiador.
    O termostato do meu motor é no bloco, e não no radiador. Não sei como é no 364, mas se o termostato for no radiador, pode ser justamente a válvula travada.
    Por outro lado, se for também no bloco, é muito possível que esteja sem a válvula. tenho amigos que andam sem a válvula, já que por aqui não há muita queda da temperatura ambiente. Parece que muita gente retira a válvula. Como aí em PAlegre há temperaturas muito baixas, coném dar uma olhada, que vai fazer falta a válvula, se estiver sem. Acredito que a verificação no 364 seja simples como no 314.
    []'s

  • #23
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Flavioc Ver Post
    André:
    O termostato do meu motor é no bloco, e não no radiador. Não sei como é no 364, mas se o termostato for no radiador, pode ser justamente a válvula travada.
    No 364 é tb no bloco, fica perto da valvula termostatica. Eu penso se teve um trabalho todo de engenharia é pq essa valvula tem motivo para existir e vou trocar a valvula e ver a que temperatura o motor vai..

    Pelo que vi, basta retirar 2 ou 3 parafusos que solta a valvula.
    []'s[/QUOTE]

    sds
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #24
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Pessoal:
    To com o mesmo problema do Pilz...
    Só que a minha band é OM-364.
    O marcador original nao sai de 50 graus (primeira marca do relogio do painel).

    O que fiz:
    - Aterrei o fio que sai do bulbo no bloco e vi que o relógio estava funcionando bem.
    - Troquei o sensor da temperatura e o relogio nem se mexeu.
    - Instalei um termometro mecanico da cronomac que era da rural e nem se mexeu também.
    - Hoje com o termometro da cronomac instalado, rodei uns 25 kms, e depois ao chegar no destino olhei o marcador e nem tinha mexido. O que fiz? peguei um termometro de mercurio até 100 graus, abri o radiador e mergulhei ele la dentro. resultado: 53 graus!!!

    - O procedimento que medir a temperatura da agua no radiador é adequada? acredito que sim... porém... vai q nao deveria né?
    - É possivel um motor trabalhar nessa faixa de temperatura????
    - Ja adianto que a band era do Espirito Santo e talvez ela nao tenha a valvula termostatica (nao abri para ver...)

    sera problema da valvula??

    abracos
    andre
    André
    Esse motor teu deve estar sem a válvula termostática, o que , principalmente em lugares muito frio , como POA, é super prejudicial ao motor, provoca desgaste acentuado dos cilindros, além de queima imcompleta, o que é ruim para a natureza e para o bolso.
    Como teu motor é original de um caminhão de 7 ton. na Band com seus 1.8 ton , trabalha folgadamente, nem esquenta.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade