x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1

    CAIXA 5 MARCHAS - Orientação




    Senhores,

    Estou com uma caixa de 5 marchas nas mãos para instalar na minha Band que tem uma 4 marchas sincronizada. Preciso que alguem que já tenha feito esta alteração me diga se realmente vale a pena, se de fato tem diferená no desempenho na estrada. Estou pagando R$4000,00. Meu motor é o MB 608.
    Por vafor me ajudem RAPIDO.
    Sds,

    Jaime

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/09/2006
    Idade
    73
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Olá
    Acho q vale a pena sim
    Fiz a adataçao na minha band 92 equipada c/ om364 do 709. Como vj muito, o mo vivia "esguelado" o tempo todo. A veloc final não muda muito, mas é um prazer muito grande ver o motor baixar a rotação na 5ta e deslizar pela pista. Um aspecto interessante do desempenho é vir em 5ta marcha e passar para 4ta, ganhando força nas subidas e ultrapassagens e voltar para 5ta, ganhando veloc. É outro carro que vc tem na mão. Nas outras marchas não muda muito, pois é uma mesma cx com mais uma carreta que vc só usa em velocs mais altas. Acho que valeu a pena, apesar das adaptações que são um preço que temos a pagar. Fui à Ushuaia (Terra do Fogo) (27.000 km de NT-RGN até lá e volta) e não teve problema. Tudo azul com a 5ta.
    Um abraço
    Robertão

  • #3
    Roberto,

    Excelente, o que quero mesmo é rodar em baixa rotação. Aumentar a velocidade final não é absolutamente minha preocupação na Band. Mais uma pergunta : o mecanico me disse que é so tirar uma caixa e colocar a outra. É fato ou tem mais alguma adaptação a ser feita? Minha caixa atual é sincronizada com a transmissão lateral e não central com nas antigas caixas secas.
    Sds,

    Jaime

  • #4
    Opa

    Eu ACHO que vai ter me aumentar o tamanho da tampa da caixa que fica no assoalho, talvez mude um pouco a posição das alavancas, tbém talvez tenha que alterar alguma coisa no tamanho dos cardãs diant. e traseiro.
    Depois que fizer a troca posta prá nós o que foi necessário fazer, por favor.

    [ ]´s

    Marco Antonio
    Curitiba

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Vai precisar encurtar o cardâ trazeiro.

    Outro detalhe importante, tem dois modelos desse cambio, um que saiu nas bands 94 com motor Mercedes 364 e logo depois em 95 saiu outro nos 14B. A diferença está na estria do eixo piloto. Atenção antes de comprar.

    []'s de quem já comprou várias por 1500 real

  • #6
    Usuário
    Entrada
    08/09/2006
    Idade
    73
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Olá Jaime, Elmer e Dog
    Todas as considerações dos amigos Elmer e Dog são reais. Qdo falei das adaptações, me referia aos ajustes a serem feitos externa e internamente.
    Local das alavancas:
    No meu caso, mo OM 364 e Band 92 longa, foi necessário recortar a cobertura e ajustar o local das alavancas (um lanterneiro faz isso fácil).
    Tamanho dos cardãs:
    A outra modificação foi no tamanho dos cardãs: aumenta o dianteiro em aproximadamente 10 cm e encurta o trazeiro na mesma medida (uma retífica pode fazer isso com critério e ainda faz o balanceamento).
    Acoplamento mo e cx:
    No caso do acoplamento entre motor e cx, que é o mais importante, a coisa tem que ser feita com mais cuidado, pq as estrias são diferentes nos dois modelos. Assim, segundo o mecânico que fez ( Sr. Pereira, Mecânica Iguaperiba, Rua Iguaperiba, Penha/ RJ, próximo à AV. Brasil)(se quiser um diagnóstico do seu caso e preço, mando mais detalhes do endereço), pode-se adotar 2 linhas de ação: troca-se o eixo primário da caixa de 5 (mais caro) ou faz-se um ajuste sem trocá-lo. Fica aí uma dúvida que tenho, quanto ao espaço para usar o conjunto de disco colar e platô originais para a cx de 5, pq usei o disco antigo, que estava novo, mudando só o miolo deste. Quem puder dar mais detalhes, agradeço.
    Como vê as adaptações não são triviais, mas como toyoteiros, somos ousados e por isso acho que vale a pena tentar.
    Um abraço a todos. Fico à disposição.
    Robertão

  • #7
    É, complicou,

    O mecanico que se prontificou a fazer a troca mostra que realmente não entende nada de Band. Ele afirmou que é só tirar uma e colocar a outra. Vou ter que reavaliar.
    Sds,

    Jaime

  • #8
    Liga para o Sr, Aita Tel. (21) 22703252

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/09/2006
    Idade
    44
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Cambio Seco --> Sincronizado

    Pessoal tenho uma band Jipe com motor 364 porem cambio seco de 04 marchas. Gostaria de colocar um cambio sincronizado. Acho melhor um de 05 marchas. Seria muito complicado? Como a minha a 1º marcha ja é reduzida teria que colocar uma caixa de reducao? Qto aprox ficaria esta adaptacao? Alguem poderia me ajudar?

  • #10
    Junior,

    Caso eu troque a minha caixa e voce tiver interesse podemos negociar a minha caixa 4 marchas sincronizada completa.
    Sds,

    Jaime

  • #11
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Semana passada troquei a minha de 4 por uma de 5. As trocas sao mais macias. Realmente, os cardãs tem que ser modificados, como o colega citou, a tampa tambem te que ser remodelada. Ficou rodando mais macia na estrada. Valeu a pena, gastei uns 4000,00.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade