x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: Band ou Fusca

  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/02/2019
    Local
    Pradópolis/SP
    Idade
    54
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Band ou Fusca




    Boa tarde a todos!
    Sou novato em Bands (ainda negociando a minha primeira).
    Leio muita coisa aqui no fórum sobre o desempenho das Band em estradas e sobre os recursos para melhoria, sendo que a maioria acaba recomendando o turbo.
    Estou fechando numa Band 14B (5 marchas), mas nunca dirigi uma em estrada.
    Para efeito de comparação, gostaria de saber se existe alguém que pode me dizer o seguinte:
    Ando com meu Fuscão 1500 ano 73 para todo canto.
    Como fica a performance do 14B comparada ao fusca, principalmente em subidas?
    Se forem iguais, pra mim já tá bão!
    "Ando devagar porque já tive pressa..."

    E desculpem a pergunta de leigo...rsrsrs

  • #2
    cara, ja rodei de band 14b original a amerca do sul inteira, subi os andes inumeras vezes, uma band 14b original vc consegue andar tranquilo a 100 km/h, o turbo so faz um pouco de falta em ultrapassagens.. eu particularmente prefiro o veiculo o mais original possivel... nesses 50 e poucos mil kilometros que rodei pelos andes de band 14b ano 2000 nunca tive nenhum problema....
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/02/2019
    Local
    Pradópolis/SP
    Idade
    54
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Então, sou meio da linha original também.
    Respeito o gosto de todos, entretanto...
    Obrigado pela informação.

  • #4
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12
    Colega, boa sorte na negociação e de antemão seja bem vindo à família toyoteira.
    Não dá pra comparar, a Band é forte pra burro, quase um trator, mesmo o Fusca que, por ter tração traseira vai a muitos dos lugares que a Band vai, não se compara em força, robustez, comportamento fora da estrada, economia e velocidade. Mesmo a Band não sendo um veículo pra velocidade, é muito melhor pra estrada que o Fusca.
    Sendo 14B então que tem 5 marchas, vc tem reunido o tradicional torque com a melhor adequação à estrada.
    Se me permite um conselho, o 14B não tem nada (ou quase nada para os mais exigentes) a melhorar, dentro dos parâmetros de um jipe. A princípio não faça nenhuma alteração mecânica nela durante 1 ano, sinta, fique íntimo do que é ter uma Band, ser um toyoteiro. Estude sobre as diversas motorizações e melhorias feitas pela montadora ao longo dos anos de fabricação, se atenha à manutenção básica e correção de algum problema que possa ter (afinal é um veículo usado) e só depois pense em adaptações e/ou melhorias e/ou acessórios.
    Vc vai ouvir muita coisa e se der uma de piolho estará ferrado kkkkk.
    Tenho 2 Bands 14B, ambas originais (nem bancos mudei) que me atendem perfeitamente e maravilhosamente, tanto na lida do sítio como pra viagens.
    Sou administradora de um grupo de Band no Whatsapp. Se quiser posso te adicionar. Lá a galera é super e vc poderá obter várias dicas e tirar todas as suas duvidas.
    Boa sorte!!!!
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/02/2019
    Local
    Pradópolis/SP
    Idade
    54
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Ouvi tudo o que precisava!
    Muito obrigado pelas informações.
    Mudanças, a princípio, só na estética (um farol de milha, um suporte para estepe, essas coisas...)
    Um forte abraço!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    31/01/2011
    Local
    BOA VISTA/RR
    Idade
    41
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Que bom que um outro amigo tambem tenha um fusca e uma band, em viagem quando vou só com a esposa vou no fusca, quando vai a familia + malas vou de band, a minha é CD motor 14B, mais a band é anos luz melhor que o fusca em estrada de terra, o fusca vai, chega, mais em local de dificil acesso estraga muita coisa. Em 2016 fiz Manaus x Porto velho no meu fusquinha, passei 5 dias pra percorrer 700 e poucos Km, foi ótima a aventura mais hoje eu nao deixo de ir de band pra ir de fusca.
    vejam algumas fotos do fusquinha ae
    Band ou Fusca-20160329_173255.jpg Band ou Fusca-20160331_103958.jpgBand ou Fusca-20190324_113858.jpg

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/02/2019
    Local
    Pradópolis/SP
    Idade
    54
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ricferreira Ver Post
    Que bom que um outro amigo tambem tenha um fusca e uma band, em viagem quando vou só com a esposa vou no fusca, quando vai a familia + malas vou de band, a minha é CD motor 14B, mais a band é anos luz melhor que o fusca em estrada de terra, o fusca vai, chega, mais em local de dificil acesso estraga muita coisa. Em 2016 fiz Manaus x Porto velho no meu fusquinha, passei 5 dias pra percorrer 700 e poucos Km, foi ótima a aventura mais hoje eu nao deixo de ir de band pra ir de fusca.
    vejam algumas fotos do fusquinha ae
    Band ou Fusca-20160329_173255.jpg Band ou Fusca-20160331_103958.jpgBand ou Fusca-20190324_113858.jpg
    Bela aventura!
    A Band vai melhor, mas o fusca também chega...

  • #8
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Uma vez presenciei uma acalorada discussão entre alguns motociclistas. Metade estavam montados em BMW e a outra metade em Harley-Davidson. O primeiro grupo defendia com unhas e dentes a transmissão por eixo cardã e o segundo grupo o uso da corrente. Não chegaram a conclusão alguma, discutiram muito e depois foram todos passear, comer e tomar cerveja! Ahahahahahah!

    Eu tenho um VW BAJA 1600, um Buggy-Gaiola VW 1600 e um JIPÃO TOYOTA 1983, curto, capota de lona, câmbio 4 M sincronizado e motor Mercedes-Benz OM-314. Rodo com os três e cada um tem suas características e especificidades. Conforme o propósito um terá melhor ou pior desempenho que os demais. Todo ano faço um passeio pela Serra da Canastra, em média 5 a 6 dias e já levei o JIPÃO (era outro 1978, mas muito bem montado), o BAJA e o Buggy-Gaiola. Todos os três se saíram muito bem nas estradas mal conservadas da Canastra. Em linhas gerais posso dizer:
    1- O BAJA foi montado usando-se um Fusca 1969 (50 anos!!!!). Tem cinco lugares, motor VW 1600, carburador único H31 Pic-t, ignição eletrônica, coroa/pinhão 33x8 e freios a disco na dianteira. Tem vão livre de 16 cm e pneus Cinturato Pirelli aro 15. Está mais preparado para pista e chega rápido a 100 Km/h. Acima de 110 Km/h começa a ficar desagradável de pilotar. Consegue rebocar até 500 Kg, mas chora um pouco. Enfrenta terra e barro com valentia, mas o Buggy e o JIPÃO o superam. Tem a vantagem de nos abrigar muito bem na chuva. Ano passado fiz Amparo-Petrópolis (600 Km) duas vezes e sem problemas. Poderia ser preparado para barro, principalmente se fosse usada suspensão IRS na traseira, mangas de eixo sobrepostas na dianteira e pneus para parro. Pode-se chegar a vão livre de até 40 cm. Mas assim preparado o desempenho na pista é bem menor.

    2- O Buggy-Gaiola foi montado em 2012 e remontado em 2018. Tem motor VW 1600 novo, carburador único H30 Pic, ignição eletrônica, câmbio de 4 M e coroa/pinhão 35x8. Esta relação o deixa com mais torque, porém menos veloz que o BAJA. Só cabem duas pessoas e é todo aberto. Poeira e chuva tem trânsito livre. Pesa só 450 Kg e com este motor e esta transmissão mais curta quase sobre em paredes! Vence terra e barro com muita valentia. Na Canastra foi o que me liberou mais adrenalina e enfrentou bem as piores estradas, mas eu e minha mulher ficamos ora cobertos de pó ora de barro, até a alma. Por ser muito leve não tem aderência para rebocar quase nada. É uma ótima diversão, mas como carro tem status de motocicleta trail.

    3- JIPÃO TOYOTA é o off-road por excelência, com tração 4x2, 4x4 e reduzida. O motor diesel Mercedes-Benz esbanja torque já em baixa rotação. Se as molas estiverem bem preparadas carrega uma tonelada e pode rebocar até um ônibus, sem passageiros ou um caminhão sem carga. É o jipe mais forte que já conheci. Imbatível. Pesa 2 toneladas se for capota de aço, mas o meu tem capota de lona e é pelo menos 250 Kg mais leve.

    Meus carros são todos de baixo custo e os VW têm manutenção fácil e barata. Muita coisa eu mesmo faço. O JIPÃO TOYOTA tem manutenção mais difícil, pois as peças são caras e é preciso encontrar bons mecânicos para não acontecer besteiras ou gambiarras. Cada um tem vantagens e desvantagens. A escolha dependerá do uso que se deseja fazer.

    Band ou Fusca-arrival-onca2-2-.jpg
    Meu JIPÃO atual. Comprei há um mês e está na oficina fazendo revisão e alguns melhoramentos.

    Band ou Fusca-jipao-frente.jpg Band ou Fusca-jipao-lat.jpg
    Meu antigo JIPÃO

    Band ou Fusca-baja-cart-2016-13-.jpg
    BAJA puxando uma carreta Karmann-Ghia.

    Band ou Fusca-new-paint-28.jpg Band ou Fusca-new-paint-24.jpg Band ou Fusca-baja-2016-aa.jpg
    BAJA preparado mais para pista, mas consegue rodar na terra e no barro com alguma limitação. Veículo de baixo custo, manutenção fácil e barata. Pode ser bem preparado para barro modificando-se a suspensão dianteira, traseira e pneus.

    Band ou Fusca-baja-gaiola-abr-2018-3b-.jpg
    BAJA é um Fuska modificado. O chassis não tem alteração e a distância entre-eixos se mantem em 2,40 metros.
    O Buggy-Gaiola é montado num chassis de Brasília encurtado 25 cm e usando mecânica clássica do Fusca. A distância entre-eixos ficou em 2,15 metros. Isto aumenta a capacidade de manobra, porém diminui a estabilidade na reta, em velocidades altas. Como tem transmissão mais reduzida que a do BAJA a velocidade usual é de 80 Km/h no asfalto e este efeito colateral é pouco expressivo.

    Band ou Fusca-rail-buggy-oct-2018-1-.jpg Band ou Fusca-rail-buggy-oct-2018-3-.jpg Band ou Fusca-rail-buggy-oct-2018-4-.jpg Band ou Fusca-rail-buggy-oct-2018-13-.jpg

    Buggy-Gaiola é veículo off-road para quem deseja muita adrenalina. Enfrenta trilhas com barro, poeira, descidas e subidas íngremes e com muita agilidade e valentia. Mas tem pouca capacidade para tracionar uma carreta ou um veículo em dificuldades. Como é todo aberto tem ar condicionado ecológico e tem status de moto trail na chuva, no barro e na poeira. Manutenção fácil e barata.

    Band ou Fusca-hilux-tow-rail-buggy-1-.jpg
    Com o Baja pode-se encarar os 500 Km de Amparo à Canastra (Vargem Bonita), mas com o Buggy-Gaiola é preferível rebocar com caminhonete ou JIPÃO. O Buggy-Gaiola tem inúmeras maneiras de montar, podendo ficar mais apropriado para trilhas pesadas, muito barro ou areia. Tudo dependerá da suspensão, vão livre e pneus (barro ou areia). Mas quando mais agressivo para barro menos apto para pista.

    Fuscas x Jipes é uma discussão bizantina. Cada um é mais ou menos apto para determinada situação. Mas todos concordam que são veículos excelentes.
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #9
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Veículos bem preparados para off-road:

    Band ou Fusca-baja-cross-aa-3b-.jpg Band ou Fusca-baja-cross-aa-8b-.jpg Band ou Fusca-baja-cross-bb-13.jpg Band ou Fusca-baja-cross-bb-14.jpgBand ou Fusca-manga-eixo-sobreposta-11.jpg Band ou Fusca-suspensao-irs-01.jpg Band ou Fusca-suspensao-irs-vw-1-.jpg
    VW BAJAS com suspensão traseira IRS, homocinéticas em vez de semi-eixos, vão livre elevado e pneus para barro. Motorização e transmissão priorizando a força em detrimento da velocidade. Estes Fuskas assim preparados se saem muito bem até em trilhas difíceis, com muita lama e obstáculos. Manutenção fácil e barata. Capacidade de carga e tração pequenas.


    Band ou Fusca-jeep-willys-cara-de-cavalo-102.jpg
    Um Jipe Willys cara-de-cavalo bem preparado para off-road. Apesar de ter um motor menos forte que o Mercedes-Benz ou 14-B usado nos Bandeirantes a sua tração garante bom desempenho. É bom lembrar que é o "pai dos jipes".

    Band ou Fusca-buggy-gaiola-mud-1.jpg Band ou Fusca-buggy-gaiola-mud-3.jpg Band ou Fusca-buggy-gaiola-mud-4.jpg Band ou Fusca-gaiola-vw-elevada-1-.jpg Band ou Fusca-gaiola-vw-elevada-4-.jpg
    VW Buggy-Gaiolas configurados para terra, barro e terrenos difíceis, inclusive áreas semi-áridas e desertos. Têm até uso militar. A mecânica é basicamente a do Fuska com algumas modificações, adaptações e melhoramentos. São veículos de manutenção fácil e barata além de serem extremamente ágeis e valentes. Estas Gaiolas no asfalto têm desempenho sofrível, principalmente com pneus agressivos e vão livre tão alto.

    Band ou Fusca-toyota-bandeirante-jipe-capota-de-aco-chassi-curto_e217df524b1.jpg Band ou Fusca-toyota-bandeirante-jipe-capota-de-aco-chassi-curto_e217df57c1e.jpg Band ou Fusca-band-cross-1-.jpg Band ou Fusca-band-cross-2-.jpg
    Estes Bandeirantes estão muito bem preparados para trilhas pesadas. Sem dúvida é o jipe mais forte e robusto já fabricado no Brasil. Os motores Mercedes-Benz esbanjam torque, mas a velocidade fica em segundo plano. O uso de turbina os deixam mais ágeis e permitem ultrapassagens mais seguras. O motor 14-B tem um pouco menos torque em baixa rotação e muito mais agilidade, mas sem comprometer o desempenho do Bandeirante. Um off-road "par excellence". Imbatível.

    Estes off-roads são ótimos, cada um com vantagens e desvantagens. A situação, o terreno, a disponibilidade financeira e o gosto de cada um irá determinar a escolha daquele que melhor poderá se adequar aos seus desejos e necessidades.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Band ou Fusca-buggy-gaiola-mud-2.jpg   Band ou Fusca-chenowth_advanced_light_strike_vehicle.jpg   Band ou Fusca-toyota-bandeirante-jipe-capota-de-aco-chassi-curto_e217df504e7.jpg  
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #10
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Durante a Segunda Guerra Mundial a VW fabricou um jipe militar anfíbio, com tração 4x2, 4x4 e reduzida. O veículo fez muito sucesso na frente russa, pois as estradas eram quase todas de terra e péssimas. Era o Schwimmwagen. Fizeram também alguns poucos Fuskas (tipo Pé-de-boi) com a tração do anfíbio. Era o Kommandeurwagen. Com o fim do conflito a VW não se interessou em fabricar uma versão civil de um Fuska 4x4. Especula-se que as montadoras aliadas teriam forçado esta decisão. Será?

    Band ou Fusca-schwimmwagen-01.jpg Band ou Fusca-deutsch-schwimmwagen-vw-205.jpg Band ou Fusca-schw-gearbox-4x2-234m.jpg Band ou Fusca-schw-gearbox-4x4-1m-rdz.jpg Band ou Fusca-kommandeurwagen-vw-4x4-101-b.jpg
    O Schwimmwagen e o raro Kommandeurwagen tinham tração 4x2, 4x4 e reduzida.


    Band ou Fusca-kubelwagen-103.jpg
    O Kubelwagen era um Fuska com carroceria militar, tipo jipe. A mecânica era a mesma do Fuska da época e a tração 4x2.

    Será que um jipe VW com tração 4x2, 4x4 e reduzida teria feito sucesso?
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #11
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por OmarNJ Ver Post
    Boa tarde a todos!
    Sou novato em Bands (ainda negociando a minha primeira).
    Leio muita coisa aqui no fórum sobre o desempenho das Band em estradas e sobre os recursos para melhoria, sendo que a maioria acaba recomendando o turbo.
    Estou fechando numa Band 14B (5 marchas), mas nunca dirigi uma em estrada.
    Para efeito de comparação, gostaria de saber se existe alguém que pode me dizer o seguinte:
    Ando com meu Fuscão 1500 ano 73 para todo canto.
    Como fica a performance do 14B comparada ao fusca, principalmente em subidas?
    Se forem iguais, pra mim já tá bão!
    "Ando devagar porque já tive pressa..."

    E desculpem a pergunta de leigo...rsrsrs

    Tenho dois fuscas um 1500 (1973) e um 1600-dupla carburação (1996)
    Na subida em rodovias asfaltadas o 14B e o 1500 são mais ou menos iguais.
    Já o 1600 anda mais que o 14B na subida.
    Alguem comentou e faço o mesmo : trechos pequenos, se sozinho vou de fusca.
    Com família não uso os fuscas.
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #12
    Usuário
    Entrada
    13/02/2019
    Local
    Pradópolis/SP
    Idade
    54
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Era essa a informação que queria.
    Por mim, tá tudo de boas... Não me incomodo com essa perda de velocidade em subida. Aliás, ando a 90km/h o tempo todo.
    Estamos quase iguais.
    Tenho um fusca 1500 (73) verde hippie e uma variant 1600, dupla, (71), azul pavão.
    A variant, embora mais pesada, anda mais...
    Além da cilindrada a mais, a dupla carburação ajuda..

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 12
      Última resposta: 19/07/2018, 12:22
    2. Qual a preferencia pessoal de vocês, band curta ou band longa?
      Por Heitor Barth no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 4
      Última resposta: 25/12/2016, 17:54
    3. TROCO band, jipe longo por band pick-up cab. dupla
      Por DeMelo no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 8
      Última resposta: 22/08/2014, 12:57
    4. Fusca baja MOTOR AP 2.0 x CAIXA DE FUSCA 1300
      Por MatheusBAJA no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 25
      Última resposta: 17/12/2012, 08:54
    5. COMPRO TRINCO DO VIDRO TRASEIRO DA BAND, BAGAGEIRO P/ BAND
      Por Danielmassari no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/03/2006, 20:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade