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Hybrid View

  • #1

    Óleo para Bandeirante!!!




    OI...
    Tava lendo o tópico de um colega nosso sobre o óleo de diferencial para a hilux... e como adquiri uma bandeirante ano 93 mês passado, quero trocar todos os fluidos possíveis, até mesmo pq ela tah chegando nos 100 mil km..
    então veio aquela dúvida, qual o óleo usar nos diferencias traseiro e dianteiro para a bandeirante, e quais os fluidos de freio e embreagem tbm??? e no câmbio, precisa fazer algo???
    Agradeço a quem em ajudar!!!

  • #2
    Usuário Avatar de Marvila
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    Rafael,

    eu recomendo o Texaco Ursa Tdx para o motor da sua Band. Para diferenciais, câmbio e redução o Texaco Multigear EP 90, aditivado com Molikote - veja na bisnaga a quantidade recomendada. Não esqueça de trocar o filtro de óleo toda vez que trocar o óleo do motor. Fiquei atento com o filtro de ar e diesel.
    A cada 10 mil km daria a dica de colocar um frasco de Tunap 332 no tanque de diesel. Após consumir todo o diesel troque o filtro de diesel. Este produto é excelente para manter limpo o sistema de injeção.
    Procure usar sempre diesel filtrado ou centrifugado - aditivado ou comum. Ao ligar sua Band mantenha pressionada a embreagem, mesmo estando em neutro/ponto morto.
    Fique atento com a limpeza do sistema de arrefecimento, evitando deixar frentista "completar" a água do reservatório - use sempre liquido de arrefercimento próprio, à base de Monoestileglicol. Para assegurar longevidade ao seu motor MB OM-364 evite ultrapassar os 3.000 rpm e não alongue marchas.
    No mais, curta sua Band.
    Abs

    Marvila
    Mitsubishi L200 GL 2000
    Toyota SW4 2.8L 1993 - original

  • #3
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    e quais os fluidos de freio
    Complementando, óleo DOT 3...

  • #4

    Lubrificantes

    Marvila.

    Olhando a resposta dada ao amigo Rafaelgdl sobre lubrificantes, pergunto posso usar os mesmos para minha Band com motor 314.
    Obrigado e um abraço.

    Márcio.

  • #5
    Rafael

    Qquer óleo de fabricantes conhecidos são bons, os próprios para veículos turbo são pouca coisa mais caros mas são tbém pouco melhores, o importante é obedecer a troca a cada 5000km, eu gosto de comprar a "bombona" de 20L , dá prá 2 trocas e o óleo sai por 6 pilas o litro, procure comprar direto de um distribuidor de óleo que é mais barato que nos postos e lojas.
    O óleo dos diferenciais e caixa de câmbio é o óleo 90 comum, pode ser o EP, tbém troque a cada 5000km que no final vai economizar grana na manutenção desses componentes, a dica é ligar a roda livre e rodar uns km prá afinar e facilitar a troca do óleo do dif. dianteiro.
    Procure sempre manter a marca dos óleos ao trocar.
    A questão de aditivos é algo bastante pessoal, um aditivo pode ser bom para um motor novo mas pode fazer mal para um motor mais rodado, nem sempre o mais caro é o melhor, se não tiver certeza não use.

    Abração

    Marco Antonio
    Curitiba

  • #6
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    marcio,
    tranquilamente. O Texaco Ursa Tdx premium também é excelente (é o que eu uso). Fiz referência ao Molikote (www.lumobras.com.br) como aditivo dos lubrificantes do câmbio, t-case e diferenciais por experiência própria. Para ter idéia, nunca tive "pinga-pinga" na garagem .
    Quanto ao óleo do motor eu não costumo aditivar. Agora, o Tunap 332, no diesel, acho uma boa .
    Abs
    Marvila
    Ranger Limited 2.8 04/04

  • #7
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    E para o OM314 (608), quais vocês recomendam ?

    Também nunca tive pinga pinga na garagem, nem quando tive o Willys, esse negócio que todo Willys pinga é negócio de dono descuidado.

  • #8
    Usuário Avatar de Jun Okada
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    Marvila, Cristiano,
    Seguindo a recomendação, usei Ursa TDX para meu motor 314 turbinado e rodei dentro da cidade e em 1500 km não precisei ainda completar o nível, o que não acontecia com Rimula.
    Vou dar uma geral no câmbio, embreagem e diferencial na próxima semana e não vou esquecer do Molikote. Vou trocar tb o filtro de combustível após uso de Tunap 332. Difícil foi achar o produto aqui em Cuiabá.
    Valeu!

  • #9
    Use os que estão especificados no manual.

  • #10
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    Troca de óleo / motor - câmbio - diferencial.

    Boa as dicas dos colegas. A linha Texaco é excelente. Quanto ao Molikote - bissulfeto de molibidênio - é legal, mas lembro que, esse "aditivo" é sólido - você não vê a olho nú, porém as partículas ficam em suspensão. Com o tempo, pode haver depósito, o que não é bom. Tenho ouvido falar bem do Militec. Veja o que copiei do site deles:

    Militec-1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Chegando a esses locais, Militec-1 sai completamente do lubrificante, e as moléculas de Militec-1 fixam-se na superfície metálica (*adsorção). Isso ocorre entre 38°C e 66°C, dependendo das condições de atrito e carga.
    O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica(não a endurece) - tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa. Além do aumento da resistência da superfície metálica, Militec-1 reduz drasticamente o atrito e o arrasto parasítico entre os metais.

    Militec-1 é diferente

    As partidas a frio são responsáveis por 80% do desgaste total dos motores, pois durante essas partidas ocorre o contato de metal com metal devido a ausência momentânea de lubrificação. Mas aplicando-se Militec-1, ocorrerá o contato de Militec-1 com Militec-1, protegendo a superfície metálica e evitando esse desgaste significativo.

    Não sei se é só propaganda ou se o produto é bom mesmo. Alguém tem que testar. E, é lógico, passar adiante a informação.

    O mais importante de tudo = faça manutença preventiva! Troque o óleo entre 3.000 e 5.000 km. Cambio e diferencial a cada 40.000 km. Nada de usar óleo sintético para prolongar o período de troca. Isso só estraga o seu motor/cambio.

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