x
Convex Datacenter
Página 1 de 19 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 217
  • #1

    Faça Você Mesmo!! ( Helice 10 Pás Toyota Bandeirantes )




    Bom Pessoal estou criando um topico de ajuda aos interessados nessa modificação, fiz a alteração da helice seguindo algumas dicas dadas em topicos do colega Francisco Bicalho, achei que faltava mais informações disponiveis para todos, estou postando esse Faça Você Mesmo com a idéia de iniciar uma serie de topicos e Faq´s que possam ser feitos por todos, claro contando com o moderador para corrigir possiveis erros.

    Bom Começando então

    Essa adaptação jah foi testada e aprovada por alguns colegas e agora por mim,
    trata-se de alterar a helice original de 5 e 6 pás, por uma do motor 366 de 10 pás, ficou exelente aqui, com o detalhe do barulho em alta rotação classicos de motores 6 cilindros, que particularmente achei muito bonito.


    Primeiro compre uma helice, Varia o preço de lugar para lugar Helice de poliuretano 10 pás do motor om-366:



    Ela vem com tamanho maior que a original necessita eliminar um pedaço em cada pá, eu retirei 4,5 cm, que jah coube bem no espaço do radiador e suportes, livrei cerca de 2 cm de qualquer coisa q pudesse pegar:



    Dei os Devidos Acabamentos:





    Pronta ela ficou assim, cortada exatamente igual, medição feita com paquimetro, Alguns podem perguntar sobre balanceamento!! Por ser de plastico e leve, os cortes feitos com tamanhos idênticos, não houve alteração, conversei com um engenheiro mecanico que me informou ser despresivel tal consideração, levando em conta a vibração do motor, peso da peça, e a força centrifuga, e centripeda da helice, Confirmando nossas idéias novamente.



    A instalação é simples, consiste em retirar a antiga e colocar a nova, tem que levar em conta se o motor jah possui o espaçador da polia, no meu caso, já existia, por ser o motor om-364 infelizmente não sei dizer se os motores mais antigos possuem, é um tarugo de ferro que vai entre a polia e a helice, possui os 6 furos para passagem dos parafusos, até a fixação.



    Bom finalizando a instalação tive que colocar algumas arruelas para dar a mesma espessura da antiga helice, utilizei 3 arruelas em cada parafuso, em todos os 6 que fixam, totalizando 18 arruelas, isto é importante, pois se os parafusos passarem ficarão pegando por trás da fixação, prendendo no motor, e não irá girar a polia, trancando a helice.



    Gostei muito do resultado, a ventilação é absurdamente maior, o barulho é lindo, e o preço indiscutivel, quem executar coloque aí suas observações, e os que tiverem problema tambem informe pra todos ficarem sabendo!

    Agradecimentos, ao colega Francisco Bicalho, Ao amigo Willian Silva que ajudou na instalçao, nas latinhas, e no churrasco, e aos demais que citaram essa adaptação em outros topicos.

    Abrçs....

    Vlw
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Opa.
    Show de bola, Luiz André.
    Posso divulgar?
    Abs
    Aurélio

  • #3
    claro, á vontade

  • #4
    Usuário Avatar de Glauco mendes
    Entrada
    12/01/2008
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,724
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luiz André Ver Post
    claro, á vontade
    Xárope o serviço , me tira umas duvidas Luiz, quanto ficou o custo, a fixação junto da polia é semelhante a original , referente as arruelas se colocar parafusos menores ñ necessita?

    Abs....
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #5
    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Xárope o serviço , me tira umas duvidas Luiz, quanto ficou o custo, a fixação junto da polia é semelhante a original , referente as arruelas se colocar parafusos menores ñ necessita?

    Abs....
    O custo ficou em 55 reais q é o valor da helice aqui de boa qualidade, as arruelas eu jah tinha, a furação é identica a original, entra bem justa, a questão dos parafusos é optativa, eu não tinha como cortalos, ou menores no momento, jah que tinha as arruelas optei por colocar, e por ficar mais facil pra mim!!

  • #6
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    X2 ...

    Apesar de não gostar de hélice de plástico no off-road e de ver várias vezes algumas quebrando e dando prejuizo ao transpor areas com agua em nível razoavel ... Coloquei e fiz o mesmo trabalho na minha band com OM 364. Realmente, falando de ventilação, não há o q comparar ....Minha band agora para chegar na marcação dos 50º, demora... e qdo chega, não passa dali... Esta helice, no meu caso, acaba refrigerando até o intercooler.. ahuahuahau ... Mas vamos ver ate qdo ela dura... Já tive o radiador torturado por helice... e nao eh nada legal.. ahuahuahau

    Na minha opinião para ficar 100%, a helice deveria ser de aluminio....

    Parabens pela iniciativa do topico !! Show de bola e tb estou contribuindo com uma foto do serviço ...

    Abs...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -helice.jpg  
    Felippe (Bob Filho)

  • #7
    Citação Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    X2 ...

    Apesar de não gostar de hélice de plástico no off-road e de ver várias vezes algumas quebrando e dando prejuizo ao transpor areas com agua em nível razoavel ... Coloquei e fiz o mesmo trabalho na minha band com OM 364. Realmente, falando de ventilação, não há o q comparar ....Minha band agora para chegar na marcação dos 50º, demora... e qdo chega, não passa dali... Esta helice, no meu caso, acaba refrigerando até o intercooler.. ahuahuahau ... Mas vamos ver ate qdo ela dura... Já tive o radiador torturado por helice... e nao eh nada legal.. ahuahuahau

    Na minha opinião para ficar 100%, a helice deveria ser de aluminio....

    Parabens pela iniciativa do topico !! Show de bola e tb estou contribuindo com uma foto do serviço ...

    Abs...
    Uma dica pra vc Fe, aqui no pantanal sempre que atravessamos qual quer area alagada, que alcance o nivel do radiador soltamos a correia, justamente pra não ter problema com quebra da helice, ou torção, a propria agua, refrigera o radiador, e ao sair reapertamos e seguimos viagem!!

  • #8
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luiz André Ver Post
    Uma dica pra vc Fe, aqui no pantanal sempre que atravessamos qual quer area alagada, que alcance o nivel do radiador soltamos a correia, justamente pra não ter problema com quebra da helice, ou torção, a propria agua, refrigera o radiador, e ao sair reapertamos e seguimos viagem!!

    Opa Luiz,

    Dica aceita e já conhecida, inclusive faz parte das técnicas off-road que damos em cursos. Mas o que quis dizer, que não precisa ser alagado de rio, enchente, etc... Basta um atoleiro que tenha água ou lama um pouco mais alto, ou que o impacto do veículo acabe jogando para a hélice... Isso, dependendo a força, já é o bastante para quebrar hélice de plástico. Tudo bem q depende muito do tipo, qualidade, rotação, etc ... Mas acontece tb e não precisa entrar com tudo !

    Na minha, tirei certa de 2cm. Na loja que comprei, tinha uma "já cortada", não lembro qual motor, mas ficava do mesmo tamanho(por isso q mencionei "já cortada"), mas era + cara. Acabei comprando a maior e eu msm cortei ... economizei R$ 20,00.

    Vlw,

    Abs,
    Felippe (Bob Filho)

  • #9
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pela iniciativa Luiz André!

    A minha Band tb usa uma hélice destas...mas ainda não foi testada pois a danada está parada a mais de 1 ano no estaleiro...assim que rodar posto minhas impressões aqui!

    Abrs
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #10
    Luiz André,

    Parabéns pelo material, se me permitir, me envie seu e-mail para divulgar e dar o respectivo crédito ao material

    Abrass

  • #11
    Bacana!

    Sabe se serve no 14b também?

    Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #12
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Xárope o serviço , me tira umas duvidas Luiz, quanto ficou o custo, a fixação junto da polia é semelhante a original , referente as arruelas se colocar parafusos menores ñ necessita?

    Abs....
    luiz, poderia citar onde é possivel comprar essa helice?

    ...e se tem como comprar pela internet, com entrega via correios?
    abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade