x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 62
  • #1
    Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    31
    Posts
    253
    Agradecimentos: 15

    Manutenção e revisão nos munhões e cubos - Passo a passo com fotos




    Boa tarde galera!

    Depois de ter péssimas experiências com mexânicos e com a necessidade de conhecer melhor a band para sempre ter como se virar nas viagens que faço por aí, resolvi aproveitar o retorno da viagem da patagônia, onde peguei muita terra, lama, água e etc, pra fazer em casa a revisão dos meus munhões e cubos.

    Quando digo péssimas, são péssimas mesmo:

    -dsc_0617.jpg
    Essa foi na oficina 'referência' em caixas e eixos. Esqueceram uma satélite velha dentro do diferencial. Me acidentei quando o conjunto travou.

    -img-20160304-wa0016.jpg
    Esse rolamento, por incrível que parece, é um koyo com menos de 10mil km. Provavelmente ajuste incorreto na pré-carga.

    Então peguei os manuais, pedi ajuda aos amigos dos grupos do zapzap e mesmo sem algumas ferramentas específicas, botei a mão na massa, ou melhor, na graxa.

    Quando voltei da patagônia, já estava ouvindo o cubo esquerdo zunindo, além de graxa 'líquida' vazando pelos dois munhões.
    Além disso, também vi que o radiador estava vazando pela solda da caixa, em cima. Então tmbém fiz a revisão do radiador, levei pra varetar e re-soldar e troquei também as correias, mas essa infelizmente não registrei.. porém não tem dificuldades.

    Mas bem, vamos lá.

    Quais ferramentas são necessárias?

    Chaves e soquetes sextavados(se tiver estriado, compre um sextavado, é melhor, ele não roça a cabeça dos parafusos) 19mm, 17mm, 13mm, 12mm, 11mm, 10mm.
    Marreta, talhadeira.
    Spray desengripante.
    Graxa base de lítio.
    Panos para limpeza.
    Escova de aço.
    Querosene ou outro solvente pra limpeza.
    Balança, daquele modelo de feira, que pendura a sacola.

    SE TIVER, é bom: torquímetro, prensa hidráulica, saca rolamentos, chave 54mm para a porca do cubo.

    Podem estranhar as fotos, que estão ruins e a desmontagem é do lado esquerdo e a montagem é a do lado direito, acontece que só tive ideia de registrar depois que comecei.. então.. heheh mas não vai ter prejuízo.

    1º Quebre o torque dos parafusos da roda e levante o carro no macaco, e apoie o eixo com algo apropriado, como aqueles tripés de aço, nunca deixe o carro suspenso apenas pelo macaco. Retire a roda.
    -1.jpg

    2º Solte as porcas que prendem a Roda Livre. No meu caso, eram porcas de 13mm e um de 12mm. Cuidado com as arruelas, guarde-as.

    -2.jpg

    3º Retire a Roda Livre. Aqui já dá pra ter ideia do que iremos encontrar pela frente.

    -5.jpg -4.jpg

    4º Limpe o acoplamento da Roda Livre que fica no semieixo e retire a anel-trava.

    Para retirar o anel, dá pra usar uma chave de fenda. Se tiver um alicate para anéis, melhor.

    -7.jpg

    5º Retire o acoplamento da Roda Livre. As estrias podem estar justas, pode dar uma forçada de leve por trás, ou uma leve pancadinha. CUIDADO PARA NÃO AMASSAR AS ESTRIAS!!

    -8.jpg-10.jpg

    6º Tire o excesso de graxa velha para poder enxergar as porcas do cubo. Tire a porca externa(contraporca) com ajuda da marreta e talhadeira, ou com o soquete 54mm.

    -9.jpg -11.jpg

    7º Desamasse as orelhas da arruela trava, ou aranha, e retire-a.

    -12.jpg

    8º Retire a porca interna da mesma forma que a externa(contraporca) e a arruela de encosto.

    -13.jpg -22.jpg

    9º Trave o disco de freio e retire o alargador de roda, caso você tenha. Aqui o uso de chave 19mm sextavada faz diferença, porque o torque geralmente é alto e o estriado costuma roçar a cabeça das porcas.

    Retire também a pinça de freio, soltando dois parafusos 19mm que ficam atrás dele, e o disco de freio.

    -6.jpg

    10º Retire o cubo com cuidado, pois o rolamento externo vai sair e pode cair no chão(se for reaproveitar). Retire o rolamento externo(pequeno).

    -24.jpg

    11º Retire o retentor do cubo e retire o rolamento interno(grande). Pode-se usar uma chave de fenda pra forçar o retentor pra fora, faça uma alavanca por dentro dele.

    -25.jpg

    12º Verifique o estado dos rolamentos e do cubo, limpe-os com solvente. No meu caso, todos estavam travados com terra e com as pistas arranhadas e corroídas.

    -23.jpg -26.jpg -26.jpg
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    31
    Posts
    253
    Agradecimentos: 15
    13º Limpe o cubo e retire de dentro do cubo as pistas dos dois rolamentos, caso vá trocá-los.

    Para isso, localize por trás de cada pista, dois entalhes onde há espaço para encaixar a talhadeira. Bata de modo alternado em cada entalhe, até ela sair. Repita para a outra pista.

    -27.jpg

    14º Retire os parafusos que travam a manga de eixo, suporte da pinça de freio e o guarda-pó. Salvo engano, é 17mm.

    -28.jpg

    15º Soltando os parafusos, separe a manga de eixo do suporte da pinça, pode estar agarrado, dê uma leve batidinha por trás para soltar.

    Agora temos acesso ao munhão e a homocinética. Dá pra perceber que o que era graxa virou lama, né?

    -29.jpg

    16º Solte o braço do munhão do terminal de direção na barra. Para isso, use um extrator apropriado, ou então afrouxe a porca que prende o terminal, de forma que proteja a rosca, faça uma alavanca de baixo para cima e dê umas marretadas no encaixe do terminal. Ele irá soltar.

    -32.jpg

    17º Solte os parafusos que prendem as vedações do munhão, atrás. São parafusos 10mm.

    -34.jpg

    18º Solte as porcas que prendem o 'toquinho' debaixo do munhão. São 4 porcas 19mm com arruelas. Caso ele saia fácil, já guarde os calços antigos e o retire. Caso tenha dificuldades, vá batendo nas laterais dele. No meu caso, tive que fazer uma alavanca para tirá-lo do lugar.

    -33.jpg

    19º Solte as porcas que prendem o braço do munhão, tire as arruelas de pressão. Bata na lateral do braço para que as arruelas cônicas se soltem. Tire-as também.

    Solte o braço do munhão da mesma forma que o toquinho. O munhão estará livre para sair da bolota do eixo.

    -36.jpg

    20º Tire a homocinética, alinhando as partes planas dela com a da bolota do eixo. Verifique se a homocinética tem alguma esfera quebrada ou algo com problema.

    -38.jpg

    21º Limpe e verifique os rolamentos do munhão. Verifique também as pistas quanto a brinelamento.

    -37.jpg

    22º Se for trocar os rolamentos do munhão, retire também as pistas dos mesmos. O esquema é o mesmo do cubo, bata por trás da pista e ela sairá.

    23º Retire o retentor interno do eixo e limpe todo o conjunto. Também retire as vedações do munhão, jogando fora o feltro e a borracha, guardando as de metal, caso estejam boas.

    -41.jpg

    24º Limpe todas as peças com querosene, retire os prisioneiros do munhão, escove os parafusos com a escova de aço e organize.

    -40.jpg


    Compre rolamentos novos se for necessário. Não vale a pena reutilizar retentores e nem preciso falar de juntas.. Geralmente é vendido um kit para reparo do munhão, que vem com as vedações do munhão, mais os calços e as juntas de todo o conjunto. É necessário porém comprar os retentores.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -31.jpg  

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Adolf, eu faço seguidamente a manutenção dos cubos de rodas, dianteiros e traseiros, sendo que os traseiros são flutuantes e até é parecido com o dianteiro. Não uso alargador de rodas. Melhor fazer em casa do que pagar e sair um serviço mal feito.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Uma dica que aprendi de outro trilheiro de F75 que usa eixos de bands. Na dianteira eu não tiro todos aqueles parafusos da manga de eixo, o que eu faço é o seguinte: tiro o braço de direção na parte de cima, (04 parafusos), depois tiro aqueles parafusos do feltro de vedação no outro lado do munhão e "desnuco" o munhão para baixo, resultado: sai o munhão inteiro junto com a manga de eixo, sobrando só a carcaça do diferencial e o semi eixo. E depois de tirado o munhão, dá p ter acesso aos dois rolamentos do munhão, pelo lado oposto da manga de eixo. Poupa de tirar a manga de eixo e aqueles 04 parafusos (polcas 19mm) guias do munhão na parte de baixo, é muito mais rápido.

    Eu uso aquelas porcas de engenharia p travar o cubo de roda, eliminando as duas polcas e aquela estrela que vai no meio, que é um saco ficar dobrando aquelas chapinhas no meio da graxa e depois endireitando quando tem que tirar. A porca de engenharia é travada com dois parafusos alem de 4mm, bem mais prático tb.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #5
    Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    62
    Posts
    404
    Agradecimentos: 0
    Prezado Guilherme,

    Permita-me a introdução, também tenho o mesmo princípio.
    Lembro-me que fiz a troca do eixo traseiro da minha Band para flutuante e aproveitei instalei freio a disco na traseira e alterei a relação para 12x35, isso tudo em casa mesmo, sem ajuda de ninguém, exceto do pessoal daqui.
    Agora estou com o projeto para melhorar a dirigibilidade, vou trocar a DH para a Hilux, buscando de vez, eliminar a "maldita" folga. Já comprei a DH da Hilux e o High Steer, vou comprar as peças faltantes e depois inicio o trabalho. Tenho amigo que faz a solda com qualidade necessária, o que irá facilitar meu trabalho.
    Fiz a transpantaneira recente e vi a necessidade disso, pois a Bandida a 100Km/h fica muito insegura.
    Bem, vou acompanhando este seu tópico, afinal vou desmontar a frente para a troca da DH e vou aproveitar fazer esta manutenção.
    Só para animá-lo, já rodei 20mil KM sem qualquer problema nos eixos. Freio funcionando perfeitamente.

    Abç e boa sorte.
    4X4 Brasil
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

  • #6
    Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    62
    Posts
    404
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Uma dica que aprendi de outro trilheiro de F75 que usa eixos de bands. Na dianteira eu não tiro todos aqueles parafusos da manga de eixo, o que eu faço é o seguinte: tiro o braço de direção na parte de cima, (04 parafusos), depois tiro aqueles parafusos do feltro de vedação no outro lado do munhão e "desnuco" o munhão para baixo, resultado: sai o munhão inteiro junto com a manga de eixo, sobrando só a carcaça do diferencial e o semi eixo. E depois de tirado o munhão, dá p ter acesso aos dois rolamentos do munhão, pelo lado oposto da manga de eixo. Poupa de tirar a manga de eixo e aqueles 04 parafusos (polcas 19mm) guias do munhão na parte de baixo, é muito mais rápido.

    Eu uso aquelas porcas de engenharia p travar o cubo de roda, eliminando as duas polcas e aquela estrela que vai no meio, que é um saco ficar dobrando aquelas chapinhas no meio da graxa e depois endireitando quando tem que tirar. A porca de engenharia é travada com dois parafusos alem de 4mm, bem mais prático tb.
    Sérgio,

    Para facilitar o entendimento de um leigo, qual a sequência(vide fotos do Guilherme) evitaria?
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

  • #7
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Citação Postado originalmente por João Eduardo Ver Post
    Sérgio,

    Para facilitar o entendimento de um leigo, qual a sequência(vide fotos do Guilherme) evitaria?
    João, fazendo o que mencionei evita de tirar todos os parafusos da manga de eixo, além do que, se for para retirar a manga de eixo, para ter acesso aos rolamentos do munhão, terá que retirar os parafusos dos guias do munhão, sendo que, "desnucando" o munhão, dá para ter acesso a esses rolamentos sem ter que retirar a manga de eixo.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/01/2014
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    45
    Posts
    550
    Agradecimentos: 9
    Moçada tudo bem, vocês sabem informar qual a pré-carga aplicada nos rolamentos dos cubos de roda da band ou torque que é usado nas porcas do mesmo (primeira imagem)?
    -09140003_911.jpg

    Qual o valor aplicado nessa calibragem dos cubo de roda da band (segunda imagem)?

    -14032009017.jpg
    Pergunto porque já procurei no manual mas, ele śo específica os valores da pré-carga dos rolamentos do munhão e o valor em quilos do mesmo.
    OBS: as imagens são das peças do Willys.
    A turma do Willys criou um tópico a respeito desse assunto mas, como são carros diferentes acredito que não dá para usar os mesmos valores de torques e calibragem.
    "Saudações a quem tem coragem
    Aos que tão aqui pra qualquer viagem..."


  • #9
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Olha Rodrigo, também não achei nada a respeito. Quando faço a manutenção nos cubos de rodas, coloco a graxa nova e vou encostando a porca e girando o cubo, parando de apertar quando este gira minimamente pesado. Mas antes de travar a porca, tento mexer no cubo para cima e para baixo, p ver se ainda não está com folga, pois o cubo até pode girar mais pesado, mas as vezes é pela graxa nova, fria e retentores.
    Quando gira minimamente pesado e não tem folga, travo as porcas. Na outra band e nessa que tenho agora, nunca tive problemas com rolamentos de cubos enforcados ou com folga.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #10
    Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    31
    Posts
    253
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Uma dica que aprendi de outro trilheiro de F75 que usa eixos de bands. Na dianteira eu não tiro todos aqueles parafusos da manga de eixo, o que eu faço é o seguinte: tiro o braço de direção na parte de cima, (04 parafusos), depois tiro aqueles parafusos do feltro de vedação no outro lado do munhão e "desnuco" o munhão para baixo, resultado: sai o munhão inteiro junto com a manga de eixo, sobrando só a carcaça do diferencial e o semi eixo. E depois de tirado o munhão, dá p ter acesso aos dois rolamentos do munhão, pelo lado oposto da manga de eixo. Poupa de tirar a manga de eixo e aqueles 04 parafusos (polcas 19mm) guias do munhão na parte de baixo, é muito mais rápido.

    Eu uso aquelas porcas de engenharia p travar o cubo de roda, eliminando as duas polcas e aquela estrela que vai no meio, que é um saco ficar dobrando aquelas chapinhas no meio da graxa e depois endireitando quando tem que tirar. A porca de engenharia é travada com dois parafusos alem de 4mm, bem mais prático tb.
    Realmente, é uma opção mais rápida, porém no meu caso, precisava desmontar porque tava tudo muito sujo.. o único inconveniente é que fica ruim trocar o retentor do suporte da pinça de freio.

    Estou pra comprar as porcas de engenharia também.. tu teve algum problema com elas? afrouxaram? abraço!

  • #11
    Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    31
    Posts
    253
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Rodrigo-ce Ver Post
    Moçada tudo bem, vocês sabem informar qual a pré-carga aplicada nos rolamentos dos cubos de roda da band ou torque que é usado nas porcas do mesmo (primeira imagem)?
    -09140003_911.jpg

    Qual o valor aplicado nessa calibragem dos cubo de roda da band (segunda imagem)?

    -14032009017.jpg
    Pergunto porque já procurei no manual mas, ele śo específica os valores da pré-carga dos rolamentos do munhão e o valor em quilos do mesmo.
    OBS: as imagens são das peças do Willys.
    A turma do Willys criou um tópico a respeito desse assunto mas, como são carros diferentes acredito que não dá para usar os mesmos valores de torques e calibragem.
    Rodrigo, eu já ia continuar o tópico mostrando a remontagem e as pré cargas necessárias, mas já te adianto que a pré carga que consta no manual de reparações do 14B, menciona 1,8-2,3 kgf nos rolamentos do munhão e de 2,8-5,7 kgf nos rolamentos do cubo.

    Lembrando sempre de fazer a pré carga movimentando o rolamento pra a pista não cavar.

    Abraços

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Citação Postado originalmente por GuilhermeAdolf Ver Post
    Realmente, é uma opção mais rápida, porém no meu caso, precisava desmontar porque tava tudo muito sujo.. o único inconveniente é que fica ruim trocar o retentor do suporte da pinça de freio.

    Estou pra comprar as porcas de engenharia também.. tu teve algum problema com elas? afrouxaram? abraço!
    Não tive problemas com as porcas de engenharia, pois apertando aqueles dois parafusos chaves alem, ela fica muito firme, mas tb não é um sistema infalível.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabine de Fibra Pra Minha Band longa. Construção passo a passo.
      Por Arnoldo Junior no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 692
      Última resposta: 08/05/2023, 16:27
    2. Respostas: 14
      Última resposta: 19/09/2016, 09:51
    3. [Passo-a-Passo]Adaptaçao Cambio Clark 240f - Motor Opala 4cc
      Por Caieta no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 30
      Última resposta: 02/07/2015, 18:03
    4. Fotos adaptação da suspensão IRS na gaiola "passo a passo"
      Por alecalil no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 4
      Última resposta: 03/12/2014, 17:46
    5. Refazendo Uma F-75 Passo A Passo ,fotos
      Por Amauri Marques Farias no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5
      Última resposta: 21/05/2007, 12:26

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade