x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 13

Hybrid View

  • #1

    Question TURBINA x VIDA ÚTIL DO MOTOR




    Oi Galera!

    Acredito q muitos têm essa dúvida, ou não Ouvi vários mecânicos dizerem q TURBINA diminui a VIDA ÚTIL DO MOTOR, é verdade? Mesmo no motor preparado?
    Aguardo respostas dos colegas entendidos no assunto

    Byby

    Bebetobandeira.

  • #2
    No motor ciclo diesel, muitas vezes a turbina até aumenta a vida útil, pois com um maior torque disponível em rotações mais baixas, você acaba acelerando menos e mantendo uma rotação mais baixa, já que não precisará reduzir marchas em qualquer subidinha.
    Uma das formas de avaliar o desgaste do motor, é através das "horas de uso" (igual aos trataores), que é calculada através das RPM do virabrequim (100.000 RPM = 1 hr, se eu não me engano), sendo assim, um motor turbinado fará o mesmo trajeto com uma soma total de RPM menor que outro motor identico, porém turbinado.
    Porém, existe o outro lado da moeda, um motor comprimido, gera maior potência e torque, e isto (principalmente o torque) irá gerar maior força sobre o conjunto, as peças que mais sofrem com isto são as bielas.
    No geral, acredito que um motor turbinado de maneira correta, utilizando pressões menores que 1 kgf/cm2, deverá apresentar uma durabilidade muito próxima de um aspirado.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #3
    Banido
    Entrada
    27/11/2008
    Posts
    228
    Agradecimentos: 0
    Outro quesito MUITO importante é a lubrificação, passar a usar óleos semi sintéticos e 100% sintéticos, minerais só de extrema qualidade e troca a cada 5.000km

    Obs: óleo para motor diesel, não quer diser q seja óleo de caminhão, pickup não é caminhão é pickup (light truck) ou caminhão leve.

  • #4

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    No motor ciclo diesel, muitas vezes a turbina até aumenta a vida útil, pois com um maior torque disponível em rotações mais baixas, você acaba acelerando menos e mantendo uma rotação mais baixa, já que não precisará reduzir marchas em qualquer subidinha.
    Uma das formas de avaliar o desgaste do motor, é através das "horas de uso" (igual aos trataores), que é calculada através das RPM do virabrequim (100.000 RPM = 1 hr, se eu não me engano), sendo assim, um motor turbinado fará o mesmo trajeto com uma soma total de RPM menor que outro motor identico, porém turbinado.
    Porém, existe o outro lado da moeda, um motor comprimido, gera maior potência e torque, e isto (principalmente o torque) irá gerar maior força sobre o conjunto, as peças que mais sofrem com isto são as bielas.
    No geral, acredito que um motor turbinado de maneira correta, utilizando pressões menores que 1 kgf/cm2, deverá apresentar uma durabilidade muito próxima de um aspirado.
    Abraço.


    Caro DIESEL,

    E c eu Turbinar o motor "só por fora" o q ocorre? O correto é "Turbinar tb por dentro" como dizem?

    Byby

  • #5
    se turbo reduzisse a vida útil dos motores não estaria se tornando uma séria opção para conter a poluição através do downsizing... vale observar que um serviço de instalação do turbo feito sem critério vai moer o motor por dentro, tem que ajustar injeção, ignição (não aplicável em motores a diesel), coletores de admissão e escape, dutos do cabeçote e eventualmente até o comando de válvulas para trabalhar com o novo fluxo do motor e aumento da compressão... um amigo meu que tem um gol gt 1.8 com preparação aspirada vai até trocar o motor para poder turbinar sem problemas em função da taxa de compressão absurda que atualmente usa...

  • #6
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    se turbo reduzisse a vida útil dos motores não estaria se tornando uma séria opção para conter a poluição através do downsizing... vale observar que um serviço de instalação do turbo feito sem critério vai moer o motor por dentro, tem que ajustar injeção, ignição (não aplicável em motores a diesel), coletores de admissão e escape, dutos do cabeçote e eventualmente até o comando de válvulas para trabalhar com o novo fluxo do motor e aumento da compressão... um amigo meu que tem um gol gt 1.8 com preparação aspirada vai até trocar o motor para poder turbinar sem problemas em função da taxa de compressão absurda que atualmente usa...

    Amigo!

    Mas só precisa mexer nisso pra c Turbinar adequadamente

    Byby

    Bebetobandeira.

  • #7
    Citação Postado originalmente por bebetobandeira Ver Post
    Amigo!

    Mas só precisa mexer nisso pra c Turbinar adequadamente

    Byby

    Bebetobandeira.
    não né... se quiser cair matando mesmo é bom usar pistões e bielas forjadas, sem falar nas molas e balanceiros de válvulas, bomba de óleo, radiador e o diabo... lembra daquele gol 1.0 turbo? as válvulas, não lembro se de admissão ou de escape, têm um reservatório de sódio líquido para refrigerar, como no novo corvette zr1 supercharger...

  • #8
    bebeto,

    você tem de saber qual a utilização que este motor terá...é pra praticar indoor, trilhas, apenas uso em cidade, vai andar muito nas estradas, etc...tudo vai depender da utilização...o turbo pode dimnuir ou até melhorar a vida útil do motor, tudo vai depender da sua utilização.

    Abrs,

    Sérjão



    Citação Postado originalmente por bebetobandeira Ver Post
    Caro DIESEL,

    E c eu Turbinar o motor "só por fora" o q ocorre? O correto é "Turbinar tb por dentro" como dizem?

    Byby

  • #9
    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    bebeto,

    você tem de saber qual a utilização que este motor terá...é pra praticar indoor, trilhas, apenas uso em cidade, vai andar muito nas estradas, etc...tudo vai depender da utilização...o turbo pode dimnuir ou até melhorar a vida útil do motor, tudo vai depender da sua utilização.

    Abrs,

    Sérjão

    Ok Serjão, vou utilizar mais em expedições e viagens em estradas mesmo, mas pegarei algumas trilhas, claro

    Byby.

    Bebetobandeira

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade