
Postado originalmente por
DieselPower
No motor ciclo diesel, muitas vezes a turbina até aumenta a vida útil, pois com um maior torque disponível em rotações mais baixas, você acaba acelerando menos e mantendo uma rotação mais baixa, já que não precisará reduzir marchas em qualquer subidinha.
Uma das formas de avaliar o desgaste do motor, é através das "horas de uso" (igual aos trataores), que é calculada através das RPM do virabrequim (100.000 RPM = 1 hr, se eu não me engano), sendo assim, um motor turbinado fará o mesmo trajeto com uma soma total de RPM menor que outro motor identico, porém turbinado.
Porém, existe o outro lado da moeda, um motor comprimido, gera maior potência e torque, e isto (principalmente o torque) irá gerar maior força sobre o conjunto, as peças que mais sofrem com isto são as bielas.
No geral, acredito que um motor turbinado de maneira correta, utilizando pressões menores que 1 kgf/cm2, deverá apresentar uma durabilidade muito próxima de um aspirado.
Abraço.