x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46
  • #1
    Usuário Avatar de jsuttili
    Entrada
    16/07/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    41
    Posts
    402
    Agradecimentos: 4

    Utilização do compressores dos motores OM para gerar ar comprimido.




    Boa noite senhores....

    Reparei que o assunto da utilização do compressor dos motores OM 314s e OM 364 esta distribuído em alguns tópicos distintos.

    E hoje, o Eduardo.. (um conhecido do Facebook) me pediu se eu tinha um "receita" de como utilizar este compressor para gerar Ar e não só para fazer vácuo......

    A finalidade é gerar ar comprimido e armazenar num cilindro, onde este poderia ser utilizado para diversos fins, tais como: buzinas de ar, acionamento de bloqueios de diferencial, utilização de pistola de ar comprimido, encher pneus, utilizar freios a ar, etc........

    Então vai lá as perguntas:

    1 - É Possível utilizar o compressor do motor para gerar ar e armazenar num cilindro?

    2 - Alguém tem uma receita de bolo de como fazer esta adaptação......?

    3- Quais os problemas,,, as limitações,,, outras soluções....

    Obrigado pessoal.....
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
    Frontier MWM 2.8 2004 4x4 SE

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/06/2012
    Local
    ARACRUZ/ES
    Idade
    43
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Valeu Juliano, estou em busca dessa receita de bolo, quero fazer essa adaptação na minha band.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    23/06/2012
    Local
    ARACRUZ/ES
    Idade
    43
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Juliano consegui essa resposta que o Marcos achou no grupo toyoteiros que foi postado por algum membro.

    Leia o texto abaixo:



    "Os componentes básicos que você precisa são: - Hidroar do 608A vantagem desse hidroar, apesar de mais defasado, é que mesmo sem ar você não perde o freio completamente, fico mais duro simplesmente. Você ainda aproveita o cilindro mestre original da Toyota. Eu conheço um Toyoteiro que botou o mais moderno, com 4 cuicas por roda adaptados de outro caminhão, mas com o objetivo de fazer um bloqueio de diferencial individual por roda quando acionasse. Você tem que remover o hidrovacuo original e colocar o hidroar no lugar, para que não precise refurar, eu fiz uma flange com a furação do hidroar e aproveitei os furos originais no parede corta fogo. - Regulador de pressão do 608Peça importantíssima, ela que percebe quando o cilindro está com sua capacidade máxima e começa a liberar o excesso (famoso assopro de caminhão), porque o motor sempre está gerando ar ininterruptamente. Entra a mangueira do compressor (motor) e sai outra para o cilindro. - Cilindro de arIsso vai do gosto do cliente e do espaço que tenha debaixo do jeep, quando eu comprei o meu kit o cara tinha acabado de tirar de uma Toyota, então veio completo, só tive que trocar alguns reparos. O meu cilindro é pequeno, poderia ser 1/3 maior sem problemas, mas é mais que suficiente para os freios, soprar ar e encher pneus, que no caso dos meus 33" eu tenho que fazer com o veículo funcionando, porque o ar acaba rapidinho, mas no outro carro de passeio que tenho o cilindro enche os quatro pneus sem problemas. Se você é um cara bastante versátil e quer pintar sua casa usando a sua Toyota, pode optar por um cilindro maior, porque para esses serviços utiliza muita pressão, mas tem que instalar um filtro para drenar a água. O cilindro veio separado, então eu tive que adaptar um dreno, porque ele acumula muita umidade do ambiente, tendo a necessidade de ser drenado constantemente (caminhoneiros sabem bem o que é isso). Eu mandei cortar umas chapas de aço e soldar no cilindro, não tem perigo que a parede é muito grossa, daí prendi com dois parafusos no assoalho do jeep, com uma arruela grande do outro lado para distribuir a pressão/peso. - MangueirasA única mangueira mais complicada é da saída do compressor do motor, ela tem que ser lonada com aço (~1.5m) porque o ar sai muito quente naquele momento, se colocar mangueira comum vai estourar, se colocar de cobre vai rachar por causa da trepidação, as demais são uma comum de plástico bem duro, compra em excesso e vai cortando na instalação. Tem uns niples (acho que é esse o nome) que você comprar para fazer as emendas. - Compressor do motorO compressor (toyotas mais antigas não possuem esse compressor) originalmente puxa ar do hidrovacuo (obviamente para gerar o vacuo), e sopra no carter, então você conectaria o lado que puxa o ar no seu filtro de ar (depois do elemento), e o lado que sopra você conectaria no regulador de pressão. No final é só providenciar uma tampão para a entrada que ficou aberta no carter. - Relógio de pressãoVocê tem duas opção de relógio, simples ou composto, o simples mostra simplesmente a quantidade de pressão (bar) que há no cilindro, há um outro do caminhão VW (não lembro qual agora), que além da pressão do cilindro você tem a quantidade de pressão utilizada no momento em que pisa no freio, isso é bom para ter uma média de quanto de pressão precisa para frear, assim que se demorar mais pode haver algum problema, como pastilhas, discos e etc. Para instalar-los é mais fácil, no Hidroar há uma saída para essas coisas, você compra uma mangueirinha (niples juntos) e leva até o relógio. Eu tenho freio a disco nas 4 rodas juntamente com o hidroar, imagina a beleza que ficou o freio."

  • #4
    Usuário Avatar de jsuttili
    Entrada
    16/07/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    41
    Posts
    402
    Agradecimentos: 4
    Bom.. pelo q eu entendi..... utiliza-se o sistema de freio original da band, só substituindo o hidrovacuo pelo hidroar, utiliza-se o mesmo cilindro de freio.... o que me agradou....

    Conhecia apenas a adaptação de instalar as cuícas de freio... muito interessante este sistema..... e pra variar.. já mexeu as bichas pra adaptar... heheeheh
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
    Frontier MWM 2.8 2004 4x4 SE

  • #5
    juliano,
    procure por freio a ar na band,
    acho que consegui explicar bem naquele topico,
    tenho na band 81 a muito tempo.

  • #6
    Usuário Avatar de jsuttili
    Entrada
    16/07/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    41
    Posts
    402
    Agradecimentos: 4
    Felix. já tinha lido bastante estes tópicos...... a minha pergunta é se tem como instalar o sisstema sem a cuíca... instalar o hidroar e o cilindro de freio junto........quase sem modificação...... só trocar o hidrovacuo pelo hidroar......
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
    Frontier MWM 2.8 2004 4x4 SE

  • #7
    juliano,
    sistema sem a cuica,nao conheço,pode ate dar certo,a finalidade da cuica é dar pressao no sistema traseiro,no meu caso so uso cuica no sistema traseiro,uma cuica alimenta o sistema traseiro,na frente nao tem cuica,
    acredito que devido ao circuito ser mais longo a utilzação da cuica se faz necessaria,nos caminhoes tambem é assim,cuica normalmente so na traseira.
    hidroar,(eu conheço como valvula pedal)junto com o cilindro de freio,quase sem modificação,nao da,é necessario um reservatorio de ar para alimentar o sistema,e para ter um reservatorio de ar,precisa de um compressor,tendo um compressor precisa das mangueiras/valvula de descarga,etc..uma coisa leva a outra,
    nem tente trocar o hidrovacuo pela valvula pedal,sem os outros componentes
    nao tem muito o que inventar neste sistema,que pode melhorar alguma coisa pode sim,mas o basico nao tem jeito,compressor/valvula pedal/reservatorio de ar/valvula de descarga e mangueiras apropriadas,sem isso nem começa a mexer.
    boa sorte na empreitada

  • #8
    juliano,
    hoje eu colocaria freio a disco nas 4 rodas e assunto encerrado.
    freio a ar é util,sim da um charme na band,funciona bem ,diria que o melhor freio que ja vi,freia mais que a band 14b,mas o custo fica alto,eu gastaria em outras coisas,tipo ar/direção ou outro up.
    agora se ja fez varias coisas na band e quer ter um jato de ar/buzinas digamos interessantes na band,encher pneus dos amigos nas trilhas,limpar filtro de ar e outras coisas com o ar comprimido ai vale a pena.

  • #9
    Usuário Avatar de jsuttili
    Entrada
    16/07/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    41
    Posts
    402
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por felix Ver Post
    juliano,
    hoje eu colocaria freio a disco nas 4 rodas e assunto encerrado.
    freio a ar é util,sim da um charme na band,funciona bem ,diria que o melhor freio que ja vi,freia mais que a band 14b,mas o custo fica alto,eu gastaria em outras coisas,tipo ar/direção ou outro up.
    agora se ja fez varias coisas na band e quer ter um jato de ar/buzinas digamos interessantes na band,encher pneus dos amigos nas trilhas,limpar filtro de ar e outras coisas com o ar comprimido ai vale a pena.
    Blz Felix..... na realidade não tenho a intenção de colocar freio a ar (já tenho a disco).... eu só queria aproveitar o compressor pra fazer ar e poder fazer estas coisas q vc relato..( buzina.. encher pneus,, etc)...
    A dúvida surgiu mais por curiosidade e que seria interessante ter ar comprimido no jipe.....
    Quando falei de quase sem modificação, a intenção era só trocar o hidrovacuo pelo hidroar (ou válvula pedal) e o resto continuar igual, sem instalar cuica.. é claro que pra isso iria instalar o cilindro, as válvulas de alivio e mangueiras....
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
    Frontier MWM 2.8 2004 4x4 SE

  • #10
    Usuário Avatar de Glauco mendes
    Entrada
    12/01/2008
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,724
    Agradecimento: 1
    o Processo é mais simples do que parece, o compressor já para isso como na band eles ñ tinham utilidade colocaram o lado que gera ar para dentro do cárter, um lado vácuo e outro ar, basta sacar o cano que vai para o cárter, colocar ali na saída uma serpentina que é usada nos caminhões MB de cobre devido ao ar sair quente, depois da serpentina vai instalado a válvula de regulagem de pressão ai sim se usa tecalon para levar o ar até o reservatório que tenha válvula de escape, depois disso as derivações é por conta de cada um.
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    o Processo é mais simples do que parece, o compressor já para isso como na band eles ñ tinham utilidade colocaram o lado que gera ar para dentro do cárter, um lado vácuo e outro ar, basta sacar o cano que vai para o cárter, colocar ali na saída uma serpentina que é usada nos caminhões MB de cobre devido ao ar sair quente, depois da serpentina vai instalado a válvula de regulagem de pressão ai sim se usa tecalon para levar o ar até o reservatório que tenha válvula de escape, depois disso as derivações é por conta de cada um.
    Tu só esqueceu de mencionar que para sair ar comprimido do compressor, tu tem que deixar entrar ar pela entrada, mas nas bands isso é usado p criar o vácuo do freio. Eu já testei, sem abrir essa entrada, quase não sair ar na parte q vai p carter.
    Eu tinha pensado em por uma válvula na mangueira do HV e quando quisesse encher o tanque de ar, abriria a mesma e ficava só uns minutos sem freio, mas se for p usar o compressor direto, aí tem q trocar o cilindro do freio e outras modificações.....
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #12
    Usuário Avatar de jsuttili
    Entrada
    16/07/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    41
    Posts
    402
    Agradecimentos: 4
    Alguém já fez isso... só o cilindro conectado no compressor (pela serpentina) e uma válvula para abrir a entrada de ar....... será que funciona????
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
    Frontier MWM 2.8 2004 4x4 SE

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Mini compressores de ar
      Por ramalho-vitoria no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 286
      Última resposta: 31/05/2022, 16:35
    2. Ar comprimido- Alguem tem instalado??
      Por awfvargas no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/08/2012, 14:04
    3. ARB Air Locker + Compressores
      Por JR4x4 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 07/09/2009, 20:07
    4. motor movido a ar comprimido
      Por davidss6 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 05/12/2007, 22:26
    5. VEÍCULO MOVIDO A AR COMPRIMIDO
      Por JoaoAlberto no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 19/05/2006, 11:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade