x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/10/2008
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    solenóide para partida/desligamento elétrico elétrico no OM314




    Olá pessoal

    Alguém já fez ou sabe me informar se dá para fazer alguma adaptação/modificação para tornar o "afogador" do OM314 "elétrico" para fazer o motor parar assim que a parte elétrica é desligada (como em qualquer veículo Diesel mais moderno)? Creio que seria uma segurança a mais poder impedir a partida da Band (que originalmente pega mesmo sem bateria...). Faz alguns anos alguém postou que tinha feito isto, mas não achei mais detalhes.

    Estou reformando minha Band 90 (comigo desde 1995!) e bonita do jeito que vai ficar a segurança vai ter que ser redobrada hehehe...

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144
    Acho que até dá para colocar, mas não sei se desligaria o motor imediatamente após o desligamento da chave(solenóide).
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #3
    Usuário Avatar de Diogo_Vargas
    Entrada
    28/03/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    37
    Posts
    419
    Agradecimentos: 4
    Acho que não é uma boa idéia, toda vez que desligar por uma solenoide terminará com óleo diesel dentro da BI e na hora que for ligar terá que presurizar tudo de novo...
    Acho interessante uma solenidade ligada ao alarme ou corta corrente (botaozinho) e continuar com seu estrangulador para desligar e regular a lenta.
    Esses carros novos deve ter um esquema na solenoide para não secar o sistema...
    Abraço.
    BandRED - Curta - 91 - OM364 - 4 marchas - Instagram @cusco2005
    https://www.youtube.com/user/cusco2002

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Nas bombas rotativas a válvula solenoide estrangula a passagem do diesel num canal bem estreito imediatamente antes da alimentação do pistão de bombeamento para os bicos. Por isso a bomba continua cheia de combustível, mas não chega diesel nos bicos.
    Numa bomba em linha não deve ter uma maneira fácil de fazer isso, porque existem 4 pistões de bombeamento.
    Eu já vi em grupos geradores um sistema de solenoide que desliga o motor puxando a cremalheira de aceleração, tal como faz o cabo de aço do afogador da Band. Mas não ajuda nada no quesito segurança, porque é um solenoide grandão visível e facilmente desmontável.
    Para evitar roubo é mais viável um corta-combustível tradicional escondido na linha que vem do tanque.

  • #5
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Walter ,numa bomba em linha como é a Bosch ,se tu cortar alimentação na entrada dela ,corta quase imediato desde que a linha não seja abastecida pelo retorno.Coloquei na minha a válvula de retorno com regulagem.Bomba em linha como é o caso da Bosch pode ser realimentada pelo retorno.Motor falha mas vai longe,se tu restringir entrada de diesel direto na entrada não roda 1 km.Fiz vários testes pois trabalhei com mecânica diesel pesada, hoje minha toy tem uma válvula NF na entrada da bomba e outra que na devia expor abertarmente.
    Toda Toyota ,sem ser o 14 Bb pega no "tranco" independente se tiver energia ou não ,Correto ?
    Tu podes colocar uma válvula integrada à pressão de óleo ,entendeu ?Quando pressão de óleo do motor subir irá acionar esta válvula cortando combustível se, falei ,se tentarem roubar teu carro não terá combustível para funcionar,um sistema simples de implantar.
    Nao vou explicar maiores detalhes ,mas minha toy ,à não ser que coloquem na prancha,NAO levam ela.
    Walter,Hemer,e demais que gostam de ajudar os amigos toyoteiros
    Abs
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Sérgio, entendi o princípio de funcionamento das válvulas. Não tinha levado em consideração a possibilidade do retorno alimentar a bomba, mas isso também é fácil de resolver.

    Outra possibilidade interessante de impedir a partida do motor é tapando a admissão (após a turbina, se tiver).
    Assim, mesmo que houver uma pequena quantidade de combustível dentro da bomba o motor não pega por falta de ar.
    Nós estamos considerando a segurança contra roubo, mas me ocorreu que o criador do tópico possa estar se referindo à segurança do carro estar estacionado engatado numa ladeira, descer sozinho e pegar no tranco, seja por ineficiência do freio de mão, seja por levar um empurrão de outro carro. Nesse caso, haverá perigo mesmo que o motor funcione apenas por alguns segundos com o resto de diesel após a válvula.

    O tamponamento da admissão poderia ser feito com aquelas válvulas borboleta de freio-motor utilizadas no escapamento dos caminhões pesados.
    Seria interessante alguém fazer um teste prático com os motores 314 e 364 tentando dar partida com uma borracha de câmara de ar vedando provisoriamente a admissão.
    Semanas atrás resolvi fazer um teste com scanner no meu Troller para medir os parâmetros eletrônicos no momento da partida (tempo de injeção, pressão no rail...) e para isso tive que encontrar uma forma do motor não pegar durante o arranque. O tamponamento da admissão deu certo. Foram umas 10 tentativas de partida e nada. Acredito que nos motores MB também aconteça o mesmo.



    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Walter ,numa bomba em linha como é a Bosch ,se tu cortar alimentação na entrada dela ,corta quase imediato desde que a linha não seja abastecida pelo retorno.Coloquei na minha a válvula de retorno com regulagem.Bomba em linha como é o caso da Bosch pode ser realimentada pelo retorno.Motor falha mas vai longe,se tu restringir entrada de diesel direto na entrada não roda 1 km.Fiz vários testes pois trabalhei com mecânica diesel pesada, hoje minha toy tem uma válvula NF na entrada da bomba e outra que na devia expor abertarmente.
    Toda Toyota ,sem ser o 14 Bb pega no "tranco" independente se tiver energia ou não ,Correto ?
    Tu podes colocar uma válvula integrada à pressão de óleo ,entendeu ?Quando pressão de óleo do motor subir irá acionar esta válvula cortando combustível se, falei ,se tentarem roubar teu carro não terá combustível para funcionar,um sistema simples de implantar.
    Nao vou explicar maiores detalhes ,mas minha toy ,à não ser que coloquem na prancha,NAO levam ela.
    Walter,Hemer,e demais que gostam de ajudar os amigos toyoteiros
    Abs

  • #7
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Sérgio, entendi o princípio de funcionamento das válvulas. Não tinha levado em consideração a possibilidade do retorno alimentar a bomba, mas isso também é fácil de resolver.

    Outra possibilidade interessante de impedir a partida do motor é tapando a admissão (após a turbina, se tiver).
    Assim, mesmo que houver uma pequena quantidade de combustível dentro da bomba o motor não pega por falta de ar.
    Nós estamos considerando a segurança contra roubo, mas me ocorreu que o criador do tópico possa estar se referindo à segurança do carro estar estacionado engatado numa ladeira, descer sozinho e pegar no tranco, seja por ineficiência do freio de mão, seja por levar um empurrão de outro carro. Nesse caso, haverá perigo mesmo que o motor funcione apenas por alguns segundos com o resto de diesel após a válvula.

    O tamponamento da admissão poderia ser feito com aquelas válvulas borboleta de freio-motor utilizadas no escapamento dos caminhões pesados.
    Seria interessante alguém fazer um teste prático com os motores 314 e 364 tentando dar partida com uma borracha de câmara de ar vedando provisoriamente a admissão.
    Semanas atrás resolvi fazer um teste com scanner no meu Troller para medir os parâmetros eletrônicos no momento da partida (tempo de injeção, pressão no rail...) e para isso tive que encontrar uma forma do motor não pegar durante o arranque. O tamponamento da admissão deu certo. Foram umas 10 tentativas de partida e nada. Acredito que nos motores MB também aconteça o mesmo.
    Colocando este tipo de válvula restringirá a admissão .No motor Detroit existe uma tampa antes do blower para o caso de disparo do motor ,acionada manualmente no interior quando é veicular.Fica aberta totalmente.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O 14B tem borboleta na admissão, cuja abertura acompanha o acelerador.
    A minha eu desativei e deixei 100% aberto depois que turbinei o motor.
    Em breve farei umas experiências com ela e posto aqui os resultados.

  • #9
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O 14B tem borboleta na admissão, cuja abertura acompanha o acelerador.
    A minha eu desativei e deixei 100% aberto depois que turbinei o motor.
    Em breve farei umas experiências com ela e posto aqui os resultados.
    Penso em colocar solenoide no cabo que corta a bomba para evitar o pegar no tranco .Motores estacionários geralmente usam interligados com sistema ; queda da pressão de óleo ou aumento da temperatura ,automaticamente solenoide corta a bomba evitando danos maiores.
    Difícil é achar uma solenoide que resista bastante tempo acionada.Se fosse 24 volts é fácil mas 12 sei lá,o negócio é pesquisar.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Acho de dá pra fazer ao contrário. Solenoide ligado = marcha lenta ; solenoide em repouso = motor estrangulado
    Teria que bolar um mecanismo em substituição ao botão do painel. O cabo ficaria retido por molas na posição de estrangulado. Ao energizar o solenoide ele puxa o cabo até um batente que o mantém na posição de pequena abertura (marcha lenta).
    Perde-se a regulagem interna da marcha lenta, mas em compensação passa a ligar e desligar na chave, sem o risco de pegar no tranco espontaneamente.

    ...agora, filosofando mecanicamente, me ocorreu uma ideia ainda melhor. Criar um mecanismo de trava no botão para mante-lo pressionado. Tipo aqueles botões de pânico de equipamento industrial que você aperta e ele fica travado até que seja girado para voltar à posição original... Se a intenção for evitar roubo, essa trava poderia ter algum segredo, tipo uma pequena ferramenta feita exclusivamente para destravar...
    Em se tratando de gambiarra a imaginação voa alto...



    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Penso em colocar solenoide no cabo que corta a bomba para evitar o pegar no tranco .Motores estacionários geralmente usam interligados com sistema ; queda da pressão de óleo ou aumento da temperatura ,automaticamente solenoide corta a bomba evitando danos maiores.
    Difícil é achar uma solenoide que resista bastante tempo acionada.Se fosse 24 volts é fácil mas 12 sei lá,o negócio é pesquisar.

  • #11
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Acho de dá pra fazer ao contrário. Solenoide ligado = marcha lenta ; solenoide em repouso = motor estrangulado
    Teria que bolar um mecanismo em substituição ao botão do painel. O cabo ficaria retido por molas na posição de estrangulado. Ao energizar o solenoide ele puxa o cabo até um batente que o mantém na posição de pequena abertura (marcha lenta).
    Perde-se a regulagem interna da marcha lenta, mas em compensação passa a ligar e desligar na chave, sem o risco de pegar no tranco espontaneamente.

    ...agora, filosofando mecanicamente, me ocorreu uma ideia ainda melhor. Criar um mecanismo de trava no botão para mante-lo pressionado. Tipo aqueles botões de pânico de equipamento industrial que você aperta e ele fica travado até que seja girado para voltar à posição original... Se a intenção for evitar roubo, essa trava poderia ter algum segredo, tipo uma pequena ferramenta feita exclusivamente para destravar...
    Em se tratando de gambiarra a imaginação voa alto...
    Este sistema que está bolando servirá somente para não pegar no tranco pois se premir acelerador ,isto nos motores MB ,funcionamento será normal só não terá marcha lenta .
    Tai ,mais uma idéia aqui na cachola ,como minha toy tem freio à ar e tenho um pequeno cilindro pneumático,vou coloca-lo bloqueando o acelerador . O problema vai ser se esgotar todo ar do tanque,ai danou tudo !Nao vai ter ar para liberar cilindro.
    Vai ter que ser elétrico mesmo.
    Vamos pensando
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    24/10/2008
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Caramba, quanta ideia boa de gente que sabe do que está falando apareceu por aqui, obrigado mesmo pessoal!

    Quanto ao motivo do post, pensei tanto na questão de segurança contra gatunos quanto na segurança física no caso de algo empurrar a Band e ela acabar pegando no tranco... Imagina uma Band engatada na primeira ou segunda com "vida própria" o estrago que faz...

    A minha primeira ideia foi idêntica a do Walter da Camper, somente ter um solenóide que sem energia aperta o afogador até o final e quando energizado puxa o cabo do afogador para a posição normal de repouso (ou seja, na realidade o contrário do que ocorre naturalmente). Assim o afogador ficaria "apertado" o tempo todo a não ser que algo energize o solenóide (e se o acionamento deste solenóide ficar escondido gatuno não consegue ligar Band nem que a vaca tussa...). O solenóide eu até poderia fazer e colocar sozinho (é a minha praia, tô fazendo doutorado em dispositivos eletromagnéticos ). Mas como não entendo lhufas de bomba injetora, fico me perguntando se não tem nada lá dentro que pode estragar ou trancar se o afogador ficar acionado direto por semanas a fio... Alguém saberia dizer?

    Cortar o combustível na saída do tanque (como fazem sistemas comerciais anti-roubo para diesel) é bem efetivo, mas se falhar ou for esquecido fechado pode causar vácuo na linha de alimentação e acabar formando bolhas que vão exigir um banho de diesel para por o motor pra funcionar de novo (e aposto que mais cedo ou mais tarde eu ia esquecer de liberar o sistema...). Por isto não sou muito fã da ideia, mas se não der de outro jeito é o que vou fazer...

    A ideia de fechar a admissão de ar é interessante, mas par não restringir fluxo de ar exige uma borboleta de grandes dimensões em uma região que trepida pra burro. Ou seja, na prática uma tranqueira grande a mais para disputar espaço e dar problema por conta de vibração...

    Acho que se não desse galho pra bomba, a ideia do "afogador permanentemente socado se o solenóide não for energizado" a melhor delas. Mas claro, só se isto realmente não oferecer risco para a bomba.

    Um abraço e vamos pensando, quem sabe aparecem mais ideias!
    Ranger CD 2000 4x4, Ranger XLT 4x4 2012, Bandeirante 89/90

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Partida simples para gaiola , como fazer o esquema elétrico ?
      Por chuck no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 27
      Última resposta: 21/04/2021, 20:15
    2. Auto-elétrico para uma XJ
      Por rija no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/12/2011, 18:13
    3. Guincho Elétrico Warn Contatora X Solenóide
      Por guto_udesc no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/11/2011, 23:12
    4. Esquema elétrico do Motor de Arranque / Partida
      Por TIA0 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/03/2010, 13:23
    5. Uma luz para o meu vidro elétrico
      Por MARKIN25 no fórum Ford
      Respostas: 9
      Última resposta: 10/08/2008, 19:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade