x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    11/06/2019
    Local
    imperatriz/MA
    Idade
    40
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Perguntas 14BT Australianas




    Ola’, Diretamente da Australia. Me chamo Kit Perry , moro em Norte Queensland , Australia .Sou dono de uma escola de lingua inglesa e perguntei para um dos meus alunos brasileiros , que traduzice esta carta `a qual os envio.
    Eu, comprei uma Toyota bandeirante bem similarcom o modelo brasileiro com algumas modificações. Gostaria de saber se alguemtem ou indicaria lugares onde possaentrar um reparo para o motor 14bt bomba de injecao , descobri que o dono anterior do carrotentou tunar o carro mais acabou superaquecendo o cabecote do motor , e estoucom dificuldades pra encontrar peças praesse especifico motor.
    Ele o vendeu com outro cabeçote porque achou que a cabeçaoriginal estava rachada. No entanto, depois de puxar a cabeça e tê-laremanufaturada e colocá-la de volta com uma nova junta da cabeça, o problema desuperaquecimento continuou (não acho que a cabeça original tenha sido rachada).Então mudei a bomba de água, a embreagem do ventilador, o termostato, as mangueirasdo sistema de arrefecimento, o radiador limpo, a descarga do radiador,inspecionei o radiador de óleo, e ainda estava superaquecendo
    Ele estava empurrando todo o refrigerante para fora doreservatório de refrigerante após cerca de 20 minutos e então as temperaturassubiram rapidamente. No entanto, depois de ler um dos meus manuais de reparo,as duas possibilidades finais eram uma rachadura no bloco (improvável) ou umabomba injetora retardada. Eu tive um olhar mecânico no tempo da bomba e o reduziu de 1,8mm para TDC de 1mm, mas essaescolha de tempo é um palpite, já que não sabemos o ajuste adequado sem omanual.
    No momento parou de empurrar o refrigerante para fora doreservatório completamente, sem borbulhas no reservatório, tem melhor potência e não está superaquecendo(por agora). Agora, isso é bom, mas eu gostaria de reconfigurar como deveriaser, incluindo reduzir o boost - o dono anterior aumentou o boost para 15-20PSIcom um atuador de turbo fixo, reduzindo o combustível e obviamente acertando otiming da bomba de injeção . Eu já calibrei os injetores para que não hajaproblemas.
    Realmente preciso descobrir a regulagem e o tempo certo dabomba injetora.
    Então, como a Banderainte 14Bs / 14BTs são maiscomuns no Brasil, eu pensei que talvez alguém tenha um manual de reparo quepoderia me ajudar? Caso contrário, se alguém souber o ajuste do Top Dead Center(TDC) para uma Bomba de Combustível 14BT que também seria muito útil (eu achoque deveria ser diferente do 14B que é de 1.31-1.37mm no TDC).

    Muito obrigado.

    Anexo 566888
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    Hi Perry, how are you ?

    If you still need for help, let me know: felippe.tounda@gmail.com

    See you.
    Felippe (Bob Filho)

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Segue minha experiência pessoal sobre o ponto de injeção (sincronismo) do 14B turbinado.
    Comprei o motor sem saber o histórico de manutenção e durante uma manutenção preventiva, mandei o bombista ajustar conforme o manual do fabricante e o funcionamento ficou irregular, com muita fumaça branca e funcionamento muito silencioso (parecia um motor Otto). Típicos sintomas de ponto muito atrasado.
    O resultado satisfatório somente foi obtido com uma regulagem "de ouvido", avançando o ponto até obter um bom funcionamento do motor.
    Isso ocorreu porque o motor já havia sido alterado em suas características originais. Estava com uma junta de cabeçote com espessura fora daquelas que são padronizadas pelo fabricante. Suspeitamos que o cabeçote ou o bloco tenham sido modificados, o que alterou a taxa de compressão.
    Com a taxa de compressão alterada, o motor já não aceita o ponto estabelecido no projeto, devido aos seguintes fatos:
    Quando se eleva a taxa de compressão, aumenta-se a temperatura do ar na fase de compressão e isso acelera o início da queima do diesel injetado, de modo que o ponto deve ser atrasado para compensar o processo químico que ficou mais rápido.
    Quando se reduz a compressão, ocorre o inverso, e o motor vai "pedir" um adiantamento do ponto de injeção para ter um funcionamento normal.
    Conclusão: O motor que tem suas características de projeto alteradas, deve ter um ajuste de ponto específico para ele, até obter o melhor resultado. Não adianta insistir no ajuste do ponto segundo a especificação do manual, a menos que se proceda ao restabelecimento de todos os outros parâmetros de projeto.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    11/06/2019
    Local
    imperatriz/MA
    Idade
    40
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Segue minha experiência pessoal sobre o ponto de injeção (sincronismo) do 14B turbinado.
    Comprei o motor sem saber o histórico de manutenção e durante uma manutenção preventiva, mandei o bombista ajustar conforme o manual do fabricante e o funcionamento ficou irregular, com muita fumaça branca e funcionamento muito silencioso (parecia um motor Otto). Típicos sintomas de ponto muito atrasado.
    O resultado satisfatório somente foi obtido com uma regulagem "de ouvido", avançando o ponto até obter um bom funcionamento do motor.
    Isso ocorreu porque o motor já havia sido alterado em suas características originais. Estava com uma junta de cabeçote com espessura fora daquelas que são padronizadas pelo fabricante. Suspeitamos que o cabeçote ou o bloco tenham sido modificados, o que alterou a taxa de compressão.
    Com a taxa de compressão alterada, o motor já não aceita o ponto estabelecido no projeto, devido aos seguintes fatos:
    Quando se eleva a taxa de compressão, aumenta-se a temperatura do ar na fase de compressão e isso acelera o início da queima do diesel injetado, de modo que o ponto deve ser atrasado para compensar o processo químico que ficou mais rápido.
    Quando se reduz a compressão, ocorre o inverso, e o motor vai "pedir" um adiantamento do ponto de injeção para ter um funcionamento normal.
    Conclusão: O motor que tem suas características de projeto alteradas, deve ter um ajuste de ponto específico para ele, até obter o melhor resultado. Não adianta insistir no ajuste do ponto segundo a especificação do manual, a menos que se proceda ao restabelecimento de todos os outros parâmetros de projeto.
    Obrigado por sua resposta. Reduzi o aumento de 15-20psi para 7-8psi com um novo gate de atuador. Também reduzi o combustível em uma volta e meia e defini o tempo da bomba de injeção para 1,25 após o PMS. Sem fumaça e parece estar correndo bem em torno da cidade (76-80 graus Celsius) e na estrada, mas ainda está ficando escalada montanhas mais quentes (chegou até 90 em uma subida bastante íngreme e longa) e está empurrando um pouco de refrigerante para fora (não tanto quanto antes).
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    11/06/2019
    Local
    imperatriz/MA
    Idade
    40
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Email sent to Felippe.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    11/06/2019
    Local
    imperatriz/MA
    Idade
    40
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Eu removi o dispositivo automático do começo frio (ACSD) e este fêz exame de meu sincronismo para trás mais mais. 50 após TDC, que causou muito fumo branco no começo acima (retardado demasiado distante). Ao ajustar ' por orelha ' estou ouvindo apenas para bater no motor? Além disso, que tipo de impulso você está correndo porque eu não tenho certeza quanto a dar.

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Mr. Perry, write your question in english please. The translator software have not precision in technical words.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    11/06/2019
    Local
    imperatriz/MA
    Idade
    40
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Sorry Walter... I had a Brazilian student helping with the first question and Google with the replies. I have adjusted the Injection Pump Timing back to .9 after TDC and I have no coolant being pushed or bubbling, which is good. Do you have any recommendations for how much boost (PSI) most 14BTs in Brasil run? I still need to play with fuelling, and I feel that some more fine tuning of the pump is required, but I will just work slowly through this.

    Thanks Walter.

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    In Brazil Toyota has equipped his vehicles only with the naturally aspirated 14B engine version.
    Some owners have added a turbine by yourself.
    I have used 1 BAR (14,5 PSI) as the maximun boost pressure in a basic type turbine (without waste-gate valve system).
    The most common cause of bubbling in the coolant liquid is a fail in the head gasket.
    Whem the head gasket is damaged the pressure in combustion chamber leaks for the cooling circuit. That result in a increase of the cooling circuit pressure and cause bubbling in the coolant.
    High boost pressures ou advanced pump timming can make this sympton hard.
    Be watchfull about the bubbles and good luck.

    Sorry about my bad english.




    Citação Postado originalmente por Kit Perry Ver Post
    Sorry Walter... I had a Brazilian student helping with the first question and Google with the replies. I have adjusted the Injection Pump Timing back to .9 after TDC and I have no coolant being pushed or bubbling, which is good. Do you have any recommendations for how much boost (PSI) most 14BTs in Brasil run? I still need to play with fuelling, and I feel that some more fine tuning of the pump is required, but I will just work slowly through this.

    Thanks Walter.

  • #10
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Kit Perry Ver Post
    Email sent to Felippe.
    Hey brow, I didn't receive your email... Probably went to spam box and I cleaned. Sorry for that.
    Felippe (Bob Filho)

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    In Brazil Toyota has equipped his vehicles only with the naturally aspirated 14B engine version.
    Some owners have added a turbine by yourself.
    I have used 1 BAR (14,5 PSI) as the maximun boost pressure in a basic type turbine (without waste-gate valve system).
    The most common cause of bubbling in the coolant liquid is a fail in the head gasket.
    Whem the head gasket is damaged the pressure in combustion chamber leaks for the cooling circuit. That result in a increase of the cooling circuit pressure and cause bubbling in the coolant.
    High boost pressures ou advanced pump timming can make this sympton hard.
    Be watchfull about the bubbles and good luck.

    Sorry about my bad english.
    Hello Kit, I studied English a few years ago, but I'm a little rusty so I will answer in portuguese.
    I agree with Walter's opinion because I had this same problem on my turbocharged 14B.
    The best head gasket brand for 14B engine is AJUSA. AJUSA WEB CATALOG


    Passei por esse problema que relatei nesse tópico aqui: https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...uecimento.html

    Depois de muito sofrimento descobri que eram as juntas de aço (MLS) que não vedavam daí o motor superaquecia em poucos minutos porque a compressão passava para algum duto de arrefecimento.
    Testei várias marcas de juntas, Sabó, Nakamoto, Frontier e a única que resolveu foi a da marca AJUSA. Creio que o problema do nosso amigo australiano seja junta de má qualidade.

    Já se passaram 4 anos e nunca mais tive problema. Não coloquei a termostática de volta, e estou usando hélice com polia viscosa.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade