Meu contagiros, desses originais VDO para motor M-B de 3.500 RPM, começou a dar um defeito intermitente, o ponteiro cai para zero, depois dá uns pulos para 2000 RPM, estabelece uma marcação correta, cai de novo, pula, enfim pirou na batatinha.
Eu desconfio que seja um problema elétrico, algum fio solto, mas se alguém souber me dar qualquer luzsinha no assunto, fico, como sempre, agradicido.
O meu é da HORASA, e há um tempo fazia a mesma coisa, e era o fio "quebrado" por dentro do plástico, logo que sai do terminal W do alternador, na dobra. Acho que foi um pouco pelo calor do escapamento, que passa a uns 5cm da traseira do alternador.
Francisco pode ser problema com fiação ou tambem no alternador , no meu caso tive o mesmo defeito e era o alternador ! foi feito a troca dos diodos do alternador e ficou blzz .
E aí Chico, o meu estava assim e o fio estava com mau contato no terminal atrás do alternador, ou troca o terminal por outro, eu dei uma apertada no terminal olhal e ficou novo de novo... hehehe...
Mas acredito, como o sergio falou que o problema deve ser o calor da surdina na bunda do alternador.
RAPEIZE como eu esperava a solução viria do conhecimento de vocês. Vou tentar solucionar o pobrema de baixo para cima, ou seja, primeiro a dica do Diogo -"uma apertada no terminal olhal e ficou novo de novo" é bem o meu sonho de consumo para a solução, de qualquer problema na minha vida (como seria bom se fosse tudo assim...). Se não der certo parto corajosamente para a dica do Rodrigo, trocando os diodos do alternador (mas sem confundir diodo com Diogo!) se nada disso der certo avanço com a cara e a coragem para a dica do Sergio investigando se o fio quebrou dentro do plástico logo que sai do terminal W do alternador, na dobra!
E se nada disso der certo apareço por aqui novamente choramingando pitangas, fruta aliás que me agrada deveras.
Mas se alguma solução fununciar na certa dou notícias...
Amigos, depois de tentar apertar os fios na saída do alternador e do contagiros, percebi que quando o ponteiro cai, também cai o ponteiro do amperímetro de 14 para 12, ou seja, meu alternador está dando pau, e a bateria não pega carga nessa hora. Vou levar no meu eletricista de confiança, e dar uma geral, trocar diodos, regulador de voltagem, rolamento, e de quebra aproveito e troco as 3 correias, e o esquema fica zerado.
Mais uma vez, obrigado pelas dicas, abraços a todos e um bom fim de semana,
chico